Quando visualizamos um Pokémon na tela do celular e queremos caçá-lo, precisamos, por meio do celular, atirar bolas na sua direção, mas se este Pokémon estiver muito longe tais bolas não irão atingi-lo. Para termos chance de êxito, devemos nos posicionar em um raio entre 35 e 100 passos, dependendo do Pokémon que se deseja caçar.
O Pokémon desloca-se em várias direções. Você terá chance de captura-lo se ele aparecer sobre a circunferência, o que pode ser visto na figura 6, ou no interior da circunferência como na figura 7. Note que o celular é o centro da circunferência.
Uma vez em condições de capturar o Pokémon, você deve clicar sobre o mesmo; a circunferência então desaparece e ele surge na tela, frente a frente com você. Você deve então jogar bolas, tentando acertá-lo. Cada Pokémon tem um poder de luta e cada bola tem um poder de fogo, assim a captura dependerá do poder de fogo das bolas que o jogador está atirando e do poder de luta do Pokémon. Por exemplo, se você está a 35 passos de um Pokémon chamado “Golem”, cuja poder de defesa é de 198, você terá que jogar bolas com poder de fogo maior ou igual a 198 para ter chances de captura-lo com um só arremesso. As bolas possuem poder de fogo que variam entre 1 arremesso até 244 arremessos, dependendo do nível em que o jogador está. Assim, para caçar Pokémons, você deve intercalar suas tentativas de captura com visitas às Pokenstops.