Colóquio Internacional “Continuar Henri Meschonnic” – 1 e 2 de junho de 2022.

Convidamos todas e todos para o Colóquio Internacional “Continuar Henri Meschonnic” que vai acontecer nos dias 1 e 2 de junho, de maneira online, com apoio do Centre de Recherches Latino-Américaines –Archivos (CRLA-Archivos) – Université de Poitiers, do Departamento de Letras Modernas (FFLCH – DLM) e do Departamento de Teoria Literária e Literatura Comparada (FFLCH – DTLLC) – Universidade de São Paulo (USP).

As inscrições vão até o dia 29 de maio pelo e-mail: continuarmeschonnic@gmail.com

Sobre o evento:

Nas últimas décadas, a obra do escritor, ensaísta, poeta e tradutor Henri Meschonnic (1932-2009) tem ganhado cada vez mais espaço no horizonte brasileiro de estudos da linguagem. Entretanto, se seus ensaios sobre teoria literária, poética e tradução se revelam objeto de interesse do público universitário, contrário ao aumento no número de citações à sua obra em livros e artigos, a tradução do pensamento de Meschonnic no Brasil continua limitada. É evidente que a tradução de uma teoria da tradução impõe dificuldades, e uma parte importante de sua obra se confunde com sua atividade e reflexões sobre a tradução. Mas também é importante ter em conta as particularidades da escrita de Meschonnic que se articulam com um pensamento intempestivo. Tais particularidades são certamente uma outra parte do desafio para a sua tradução, bem como para a transferência e a circulação de seu pensamento. Esses fatores juntos parecem-nos criar, ao mesmo tempo que seus ensaios tem sido lidos com entusiasmo, uma ideia de que Meschonnic é um autor “difícil”. E é partindo desse contexto que nosso colóquio busca reunir pesquisadores interessados no poeta-tradutor francês para, por meio de diferentes experiências de leitura, situar a sua atualidade. Trata-se, assim, de uma ocasião para avaliar a sua transferência cultural no Brasil e os possíveis caminhos que permitirão continuar Meschonnic.

Confira abaixo a programação:

Publicado em Eventos.