Equipe

 

Aline Stawinski

Doutora em Estudos da Linguagem (PPG Letras UFRGS), professora na rede municipal de educação de Porto Alegre e colaboradora do projeto de pesquisa “O rastro do som em Saussure: sob efeito da escuta”.

 

 

 

 

 

 

André Da Silva

Graduado em Filosofia pela UCPel, mestre em Educação pela UFPel e doutorando em Texto, discurso e Relações Sociais (PPG-Letras UFPel). Integrante do projeto de pesquisa “Émile Benveniste e a abertura para uma antropologia histórica da linguagem”.

 

 

 

 

 

 

Angel Hilian

Graduada no curso de Bacharelado em Letras Tradução Inglês – Português pela Universidade Federal de Pelotas (UFPel) e mestranda do Programa de Pós-Graduação em Letras da Universidade Federal de Pelotas (PPGL) na Linha de Texto, Discurso e Relações Sociais. Integrante dos projetos de pesquisa “Émile Benveniste e a abertura para uma antropologia histórica da linguagem” e “A poética da voz: questões de tradução”.

 

 

 

 

 

 

 

Antonella Savia

Licenciada em Letras Português e Espanhol pela UNIPAMPA, mestre em Letras pela UFPel e doutoranda do Programa de Pós-graduação em Letras, linha Texto, discurso e relações sociais (PPGL-UFPel). Integrante dos projetos de pesquisa “Émile Benveniste e a abertura para uma antropologia histórica da linguagem” e “A poética da voz: questões de tradução”.

 

 

 

 

 

 

 

Aroldo Garcia dos Anjos

Professor de alemão e tradutor. Doutorando em Texto, Discurso e Relações Sociais (PPG-Letras UFPel). Graduado em Letras Alemão-Português pela UNISINOS, mestre em Letras pela UFPel.

 

 

 

 

 

 

Augusto Stevanin

Graduado em Letras-português (licenciatura) pela UFRGS, mestrado pela mesma instituição na área de Estudos da Linguagem. Integrante do grupo de pesquisa ‘O rastro do som em Saussure’. Professor na rede estadual do RS. Interessado na relação entre voz alta e função poética da linguagem.

 

 

 

 

 

Bianca Czarnobai De Jorge

Graduada bacharela em Letras pela Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS), mestre em Letras (Estudos da Linguagem) pela mesma universidade e doutoranda em Letras (UFRGS) e em Musicologia pela Université d’Évry/Paris-Sacaly (UEVE/UPSaclay). Integrante dos grupos de pesquisa O rastro do som em Saussure (desde 2013) e do Lingua, Literatura e Arte. Sua pesquisa é voltada para elementos fônico-sonoros em produções de linguagem, no âmbito da tradução (mestrado) e de cantos de trabalho (doutorado).

 

 

 

 

Camila Pilotto Figueiredo

Doutoranda do Programa de Pós-Graduação em Letras pela UFPel. Mestra, Bacharela e Licenciada em Filosofia pela mesma instituição.  Professora no Curso de Licenciatura em Filosofia a Distância da Universidade Federal de Pelotas (UAB). Integrante dos projetos de pesquisa  “Émile Benveniste e a abertura para uma antropologia histórica da linguagem” e “Retorno a Saussure: Releituras”.

 

 

 

 

 

Carolina Alves Peres

Mestranda em Linguagem, Texto e Imagem pelo Programa de Pós-graduação em Letras da Universidade Federal de Pelotas. Graduada em Design Digital pela UFPEL. UI Designer na empresa Prodigious BR (Publicis Groupe) e Designer Digital no IFSul. Integrante do projeto de pesquisa “Émile Benveniste e a abertura para uma antropologia histórica da linguagem”.

 

 

 

 

 

 

 

Carolina da Silveira Riter

Graduada em Fonoaudiologia pela Universidade Federal do Rio Grande do Sul (2019) e especialista em Saúde Coletiva pela Escola de Saúde Pública do Rio Grande do Sul (2022). Atualmente é mestranda em Estudos da Linguagem na UFRGS e colaboradora do grupo de pesquisa “O rastro do som em Saussure: Sob efeito da escuta”.

 

 

 

 

Clara Bonfante de Barros 

 

Graduanda em Letras Português/Francês – Licenciatura pela Universidade Federal de Pelotas (UFPEL). Integrante do projeto de pesquisa “Émile Benveniste e a abertura para uma antropologia histórica da linguagem”.

 

 

 

Daiane de Alvarenga Garcia

Graduada em Letras Português/Espanhol na Universidade Federal do Rio Grade (FURG), mestranda em Linguagem, Texto e Imagem pelo Programa de Pós-graduação em Letras da Universidade Federal de Pelotas. Integrante do projeto de pesquisa “Émile Benveniste e a abertura para uma antropologia histórica da linguagem”.

 

 

 

 

Daiane Neumann

Professora dos cursos de Letras e do Programa de Pós-Graduação em Letras da Universidade Federal de Pelotas. Coordenadora dos projetos de pesquisa: “Émile Benveniste e a abertura para uma antropologia histórica da linguagem”, “A poética da voz: questões de tradução” e “Retorno a Saussure: releituras”.

 

 

 

Diego Grando

Professor colaborador do Programa de Pós-graduação em Letras da PUCRS, bolsista de pós-doutorado (PNPD/Capes). Mestre em Teoria da Literatura – Escrita criativa pela PUCRS e doutor em Estudos da Literatura na UFRGS, na linha de pesquisa Estudos Literários Aplicados: literatura, ensino e escrita criativa. Coordenador dos projetos de pesquisa “Poesia se pratica: mapeamento de materiais de referência em escrita criativa” e “Novos paradigmas para o ensino de poesia: a escrita criativa como método”. É poeta, autor de Desencantado carrossel (2008), 25 Rua do tempo / Palavra Paris (2010), Sétima do singular (2012 e 2017), que recebeu o Prêmio açorianos de literatura (2018) na categoria Poesia faz parte do time fixo do Sarau elétrico, tradicional evento literário da cena cultural de Porto Alegre.

 

 

 

Elisa Devit Ottaran

 

Professora de língua italiana. Graduada em Letras Português e Italiano pela UFRGS. Mestra e doutoranda em Estudos da Linguagem pela UFRGS. Cursos na Università di Milano, Università per Stranieri Dante Alighieri e Università per Stranieri di Siena. Integrante do grupo de pesquisa O Rastro do som em Saussure: sob o efeito da escuta. Pesquisas sobre a linguística saussuriana italiana.

 

 

 

 

 

 

Fabrício de Saibro

Graduado em Psicologia pela Universidade Luterana do Brasil (ULBRA), especialista em Gestão de Redes de Atenção a Saúde – FIOCRUZ/ENSP e Avaliação Psicológica – UNISC, mestre em Estudos da Linguagem pela Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS), Psicólogo da rede municipal de educação de Cruzeiro do Sul/RS. Participante do grupo de pesquisa “O rastro do som em Saussure”.

 

 

 

 

 

Gibran Alves Ayub

Graduando em Licenciatura em Letras – Português, Inglês e suas Literaturas pela Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS). Integrante do grupo de pesquisa “O rastro do som em Saussure: sob o efeito da escuta”

 

 

 

 

 

 

 

 

Jonatas Silva

Graduado em Letras Português e Alemão pela Universidade federal de Pelotas. Integrante do projeto “Émile Benveniste e a abertura para uma antropologia histórica da linguagem” e do projeto “Retorno a Saussure: releituras”.

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

Jorama Stein 

Graduada em Letras Português-Inglês pela Universidade do Vale do Rio dos Sinos (UNISINOS), mestra e doutora em Linguística Aplicada pela mesma universidade. Professora do Centro de Letras e Comunicação da Universidade Federal de Pelotas (UFPEL). Dedica-se a estudos que articulam escrita, textos, crítica genética e a teoria geral da linguagem de Émile Benveniste. Integrante do projeto de pesquisa: “Émile Benveniste e a abertura para uma antropologia histórica da linguagem”.

 

 

 

 

 

 

Juciane dos Santos Cavalheiro

Professora do curso de Letras e do Programa de Pós-graduação em Letras e Artes da Universidade do Estado do Amazonas, professora do Programa de Pós-graduação em Letras da Universidade Federal do Acre. Graduação em Letras e Mestrado em Linguística Aplicada pela Unisinos, Doutorado em Linguística pela Universidade Federal da Paraíba. Estágio Pós-doutoral em Literatura pela Universidade de Brasília. Pesquisas sobre a interface literatura e enunciação.

 

 

 

 

 

 

Luiza Milano

Professora dos cursos de graduação em Letras e Fonoaudiologia da Universidade Federal do Rio Grande do Sul e do Pós-Graduação em Letras da mesma universidade. Coordenadora do grupo de pesquisa “O rastro do som em Saussure” e do projeto de extensão “Leitura em Voz Alta”.

 

 

 

 

Luiza Müller da Rosa

Graduanda em Letras Português-Francês pela Universidade Federal de Pelotas (UFPEL).

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

Mateus Rocha

Graduando do curso de Licenciatura em Letras – Português e Francês pela Universidade Federal de Pelotas (UFPel). Integrante dos projetos “Retorno a Saussure: Releituras” e “Émile Benveniste e a abertura para uma antropologia histórica da linguagem”.

 

 

 

 

 

 

 

Mélany Dias

Mestra em Estudos da Linguagem no Programa de Pós-Graduação em Letras da Universidade Federal do Rio Grande do Sul (2020).

 

 

 

 

 

 

Roberta Rodrigues

Doutora em Linguística Aplicada direcionada aos Estudos da Tradução pela UFMG (2010). Integrante do grupo de pesquisa “Linguística, Literatura e Arte” desde março de 2020. Seu principal tema de pesquisa é a “Estilística Tradutória baseada em corpus”.

 

 

 

 

 

 

 

Rosana Oliveira

Mestra em Estudos da Linguagem – PPG Letras UFRGS. Especialista em Clínica Interdisciplinar em Estimulação Precoce – Centro Lydia Coriat. Fonoaudióloga graduada pela UFRGS. Participante do grupo de pesquisa “O Rastro do Som em Saussure”.

 

 

 

 

 

Sabrina Vier

Professora no Curso de Letras – Unisinos. Também atua no Mestrado Profissional em Gestão Educacional e na Especialização em Educação Infantil – Unisinos. Doutora em Linguística Aplicada pela Unisinos.

 

 

 

 

Silvani Botlender Severo

Graduada em Psicologia pela UNISINOS, mestre em psicologia pela PUCRS e doutoranda no PPG Letras, na área de Estudos da Linguagem pela UFRGS. Integrante do grupo de pesquisa do Rastro do Som em Saussure: sob efeitos da escuta, desde agosto de 2019 e participa do projeto de extensão Leitura em Voz Alta, desde março de 2019. Pesquisa a interrelação entre leitura em voz alta, linguística, literatura e poética.

 

 

 

 

 

Tiago Carrer Silva

Graduado em Licenciatura em Letras – Português e Francês pela Universidade Federal do Rio Grande do Sul. Integrante do grupo de pesquisa Rastro do Som em Saussure desde 2020.

 

 

 

 

 

 

 

 

 

Victória Barbosa

Graduada de Licenciatura em Letras – Português e Inglês na Universidade Federal do Rio Grande do Sul e participante do grupo de pesquisa “O Rastro do Som em Saussure: sob efeito da escuta”.