Saudações Geográficas!
Em tempos de aceleradas mudanças envolvendo a prática pedagógica de professores(as), algumas provocadas pelo contexto da pandemia de COVID-19 e outras em curso antes do período pandêmico, entende-se que o ensino de Geografia não deve distanciar-se de elementos presentes no cotidiano dos alunos(as), como as tecnologias digitais e os jogos.
A evolução dos games e da realidade virtual é expressiva, pois estes elementos avançam significativamente em qualidade gráfica e possibilidades de interação e são acessados por uma parcela dos jovens. Já os jogos analógicos também se fazem presentes na infância e adolescência de muitos alunos da educação básica. Nesse sentido, é possível e necessário que se pense em formas de aproximação dessa realidade com o contexto escolar. Diante disso, é imprescindível investigar o que os(as) docentes de Geografia da educação básica pensam, se e como incorporam os jogos nas suas aulas. Assim, pretende-se nesse projeto propiciar, no contexto da formação de professores, um espaço de pesquisa, diálogo e reflexão sobre ensino de Geografia e o universo lúdico dos jogos.