O Laboratório de Educação Geográfica e Ambiental (LEGA) é um grande “Guarda Chuva” que ancora vários projetos, nessa pagina vamos apresentar os mesmos, trazendo informações básicas sobre suas áreas, objetivos e coordenadores. Divulgando o trabalhos da equipe de professores, bolsistas e voluntários do laboratório.
Mais informações sobre os projetos:
NESG – Núcleo de Estágio Supervisionado da Geografia – Coordenado pelas Professoras Rosangela Lurdes Spironello e Liz Cristiane Dias;
O projeto visa a troca de informações e de conhecimento entre os alunos em estágio supervisionado, propiciando aos alunos um mapeamento de carências existentes na estrutura das escolas e também nos conteúdos e metodologias utilizados nas disciplinas de Geografia na educação básica, para que os mesmos possam intervir com caráter construtivo.
Sendo assim, tem as seguintes atividades realizadas:
- Realização de encontros regulares na plataforma Webconf, com a discussão de textos que abordam a formação docente, o estágio supervisionado e/ou outras temáticas consideradas relevantes no contexto de formação.
- Trazer convidados para explanar sobre temáticas que dizem respeito a gestão escolar, estágio supervisionado e formação docente, ou outros assuntos considerados pertinentes à formação.
- Orientar as atividades voltadas aos estágios do ensino fundamental e médio, de forma individual ou coletiva;
- Produzir e indicar propostas de elaboração de material didático pedagógico que possa orientar/subsidiar os alunos no período de estágio supervisionado.
Estratégias de Ensino e Aprendizagem no curso de Formação de Professores em Geografia da UFPel Coordenado pela professora Liz Cristiane Dias;
Este projeto de pesquisa está investigando o uso de estratégias de aprendizagem por parte de estudantes do curso de Licenciatura em Geografia da Universidade Federal de Pelotas – UFPel e contribuir de forma propositiva para o desenvolvimento de práticas que incentivam o uso de estratégias de ensino e de aprendizagem.
O plano de trabalho está centrado em eixos de ação que compreendem uso de estratégias de aprendizagem por parte de estudantes do curso de Licenciatura em Geografia da Universidade Federal de Pelotas – UFPel, o mapeamento de carências do curso formador e a proposição de intervenções que contribuam para a melhoria da formação docente, nesta área do conhecimento.
Políticas públicas na formação de professores: análise da contribuição do PIBID para os pressupostos teórico-metodológicos do Ensino de Geografia – Coordenado pelas professoras Liz Cristiane Dias e Rosangela Lurdes Spironello
Este projeto tem como objetivo analisar os impactos dessa política pública educacional – o PIBID nos que diz respeito aos pressupostos teórico-metodológicos do Ensino da Geografia, tendo como parâmetros de análise os trabalhos publicados nos anais do ENPEG – Encontro Nacional de Prática de Ensino em Geografia (edições de 2011, 2013, 2017 e 2019 – que contemplam o lançamento e desenvolvimento dos editais do PIBID para as Ciências Humanas/Geografia). Como objetivos específicos visa-se identificar tendências didático pedagógicas para o ensino de Geografia; avaliar a articulação entre teoria e prática presentes nas propostas apresentadas e mapear as temáticas abordadas e suas relações com as demandas escolares.
O plano de trabalho constitui em construir em conjunto como os participantes do projeto um instrumento de análise para as publicações que terá entre outras sessões as de dados gerais da publicação, objetivos, metodologia, método de coleta de dados, abrangência, contexto, forma de análise dos dados, recursos utilizados, temáticas abordadas, tecnologia gerada, referencial teórico, entre outros que o grupo achar pertinente. Tem-se como meta apresentar respostas sobre os efeitos e impactos do PIBID enquanto política pública para a construção e manutenção do conhecimento geográfico e para a auto regulação da aprendizagem dos envolvidos no Programa de Iniciação à Docência.
GESFOP – Grupo de Pesquisa Espaços Sociais e Formação de Professores – Coordenado pelas professoras Liz Cristiane Dias e Ligia Cardoso Carlos
Constituído por professores e estudantes de graduação e pós-graduação vinculados aos laboratórios de Estudos e Pesquisas da Universidade Federal de Pelotas, o grupo tem como objetivo viabilizar o desenvolvimento de trabalhos integrados, ampliar a interação e parcerias com a comunidade local e regional e construir projetos coletivos de pesquisa, ensino e extensão voltados à formação inicial e continuada de professores, bem como promover a construção do conhecimento Geográfico e suas cartografias em diferentes espaços sociais contribuindo para o desenvolvimento de metodologias e práticas de ensino em Geografia.
A Cartografia Escolar e a construção de conceitos geográficos na Educação de Jovens e Adultos (EJA) Coordenado pela professora Rosangela Lurdes Spironello
A intenção deste projeto de pesquisa é de investigar como o ensino de cartografia pode através das diferentes formas de construção e representação do conhecimento geográfico, promovendo a desacomodação e a autonomia do educando, na modalidade de ensino de Educação de Jovens e Adultos (EJA).
Este estudo está sendo realizado em duas escolas públicas da área urbana de Pelotas – RS, com turmas dos 1º anos do ensino médio. A partir das leituras dos documentos oficiais que abordam a cartografia para a EJA e dos projetos políticos pedagógicos das escolas envolvidas, estão sendo realizadas atividades práticas com a observação de aulas e elaboração de mapas mentais, considerando os conteúdos geográficos abordados em sala de aula.
Atlas Geográfico Escolar do município de Pelotas-RS: Uma proposta metodológica para o Ensino de Geografia – Coordenado pela professora Rosangela Lurdes Spironello
Este projeto visa investigar o processo formativo do professor do Ensino Fundamental, que atua na rede pública de ensino, bem como a construção dos saberes geográficos, a partir da mediação com o Atlas escolar municipal de Pelotas-RS.
A metodologia de projeto é integrada pela elaboração de um Atlas Geográfico Escolar sobre o município de Pelotas-RS, composto por capítulos, os quais abordam conteúdos referentes aos aspectos físicos, ambientais, culturais e socioeconômicos, podendo serem trabalhados de forma independente, a partir de uma proposta dinâmica, participativa e interativa com professores, alunos de graduação e pós-graduação, de cursos de Licenciatura em Geografia.
Núcleo de pesquisa em Ensino de Geografia Física: analise do contexto do extremo sul do Rio Grande do Sul Coordenado pela professora Liz Cristiane Dias
Este projeto constitui na formação e consolidação de um núcleo de pesquisa sobre o ensino de Geografia Física e questões socioambientais no extremo Sul do Rio Grande do Sul. A relevância dessa abordagem nasce da constatação de pesquisas anteriores (PIBID – 2011 a 2016), que detectaram que as temáticas mais recorrentes de intervenção sugeridas pelos professores de Geografia nas escolas eram aquelas relacionadas aos aspectos físicos da Geografia, sendo que esses aspectos também foram apontados pelos alunos da educação básica como os mais “chatos” e difíceis.
Com base neste pressuposto, o projeto busca analisar a transposição didática dos conteúdos de Geografia Física desde o conhecimento científico até sua seleção e ensino nas escolas, e desta forma refletir sobre a relutância dos professores em abordar o tema, bem como a dificuldade na aprendizagem significativa dos alunos.
Tecnologias de informação e comunicação na Geografia Escolar: analise da utilização nas redes públicas de ensino de Pelotas/RS – Coordenado pela professora Gabriela Dambros
Este projeto busca analisar a inserção e utilização de TIC no ensino de geografia na educação básica nas redes públicas no município de Pelotas/RS, propondo identificar e problematizar as práticas pedagógicas de geografia mediadas por tecnologias que tem sido desenvolvida na educação básica.
Como plano de trabalho o projeto busca realizar uma revisão bibliográfica e documental, a efetivação da pesquisa demanda de trabalho de campo utilizando de questionários e/ou entrevistas semiestruturadas com professores de Geografia a fim de apreender quais e como as TIC permeiam as práticas pedagógicas em seu cotidiano escolar. Ao fim irá ser proposta ações que contribuam para a formação continuada dos professores de Geografia, no que se refere a utilização das TIC.
Iniciação à Pesquisa Científica – Coordenado pelo professor Cesar Augusto Ferrari Martinez
O projeto consiste em disponibilizar de forma digital sequências de videoaulas que auxilie e dê suporte aos estudantes interessados na construção de projetos de pesquisa e nas atividades necessárias ao desenvolvimento de uma carreira acadêmica. Destina-se tanto a estudantes iniciantes, alunos de graduação, que buscam aprimoramento de seus conhecimentos para desenvolver projetos de iniciação científica ou trabalhos de conclusão de curso, como para estudantes já graduados que demonstram interesse na carreira acadêmica através da busca por programas de pós-graduação.
Está organizado em três eixos temáticos, a saber: (1) Iniciação ao Projeto de Pesquisa, (2) Aspectos da carreira acadêmica e (3) Abordagens metodológicas. Cada um dos temas foi gravado ao longo de 2020, estando disponível para acesso a qualquer tempo e por estudantes de qualquer área do conhecimento.
A primeira playlist já foi divulgada em caráter piloto no link: https://www.youtube.com/watch?v=sNc58zkvRHc&list=PLCT6GmaiN4nr1CQms4jaLBhYDoBraE115