Teatro e Psicologia Social

O projeto busca dar continuidade a práticas integradas entre o curso de Psicologia, o Centro de Artes e o Mestrado em Artes Visuais da UFPel. Tais práticas foram iniciadas em 2022 pelo Grupo como Dispositivo e podem ser visitadas aqui!
Partindo de uma articulação entre diversas linguagens artísticas (Artes Visuais; Música; Teatro; Cinema) e a Psicologia Social, o projeto busca abrir condições de possibilidade para elaboração, desenvolvimento e divulgação de novas tecnologias sociais. Trata-se de constituir oficinas, ateliers, espaços de criação onde possamos nos colocar (encharcados por uma prática) diante a relação que envolve processos de criação e processos de subjetivação. No primeiro semestre de 2025 oferecemos uma breve formação aos alunos selecionados: um estudo prático sobre aplicações das linguagens cênicas no contexto da psicologia (Psicodrama, Sociodrama, Esquizodrama, etc). A partir de outubro – segundo semestre – abrimos o projeto às instituições parceiras e a comunidade em geral

Oficinas Realizadas com a Comunidade (2025/02)

Faz de conta que somos livres!

Performance com direção de Alice Medeiros e cartografia visual de Pedro Gracioli.

12/12/2025, às 15h, na Sala do Globo – AABB

Performance aberta ao público com vagas limitadas, inscreva-se aqui.

 

Mundo Ao Avesso

Performance com direção de Kalléu Mendes e cartografia visual de Pedro Gracioli.

05/12/2025, às 15h, na Sala do Globo – AABB

Performance aberta ao público com vagas limitadas, inscreva-se aqui.

 

Amor Negado

Performance com direção de Lucas Lima ribeiro Gularte e cartografia visual de Pedro Gracioli.

03/112/2025, às 14h30, no Sindicato da Alimentação

 

Memória Corrente

Performance com direção de Giulia Bergantini Waldemarin e cartografia visual de Pedro Gracioli.

14/11/2025, às 19h00, na Sala do Globo – AABB

 

Saudades

Performance com direção de Gracielle Lettnin Raubach e cartografia visual de Pedro Gracioli.

10/10/2025, às 15h, na sala de dança, Anhanguera.

Narrativas

Roteiro da Performance

LABORATÓRIO: Formação em teatro e psicologia social (2025/01)

  • Primeira oficina 

Foram desenvolvidas diversos exercícios de aquecimento, como por exemplo com o jogo da Bolinha Azul, onde se escolhia uma palavra que desejava para aquele dia e passava a bolinha para o colega. Também fizemos uma reflexão em frente ao espelho, onde o grupo deveria se ver como grupo e não como indivíduos, para lembrarmos que depois de um ano juntos, aquele grupo seria outro grupo, que nos nos ajudaríamos mutuamente a se tornar melhores diretores de grupo. Ao final foi selecionado em grupo os novos extensionistas que iriam participar no grupo.

  • Segunda oficina 

Na segunda sessão foi o primeiro dia dos extensionistas, nesse dia esperamos na entrada do prédio para que ninguém se perdesse, neste dia foi proposto para o grupo que sempre esperaríamos todos chegarem antes de entrar na sala, para sempre entrarmos como grupo. Nos exercícios de aquecimento, brincamos de Pega pega e também as brincadeiras com a bolinha azul. Após os exercícios debatemos o cronograma das próximas sessões. Desde a segunda sessão comecei a ter ideias sobre o meu roteiro, colocando exercícios de mimica no processo de aquecimento.

  • Terceira Oficina 

Nesta sessão percebemos já uma maior integração do grupo, realizamos os exercícios de aquecimento, iniciamos com o jogo do Zap-Zum. Depois fizemos exercícios de confiança, o João bobo entre 3 colegas e também o de voar, se jogar sobre os braços dos colegas. Depois o exercício do Chuveiro, onde todos tocaram em todos, este exercícios acredito ter criado maior intimidade e conexão entre o grupo. No final no momento de compartilhamento fomos estimulados a elogiar um ao outro, perceber o que vimos de evolução nos colegas. Ao final foi sugerido que a foto final fosse escrevendo com o corpo o número 3, pois está era a terceira sessão.

 

  • Quarta Oficina 

 

  • Quinta Oficina 

Começamos com o exercício de andar fora dos padrões, o que foi bastante interessante como foi difícil sair dos padrões de andar, até conseguirmos nos desprender das formas normais de andar. Neste dia tinha planteia composta por objetos e tivemos que escolher um par da plateia para tirar pra dançar, dancei com o bumerangue.

Fomos estimulados a pensar e dar uma personalidade a este bumerangue, seu gostos e desejos, e assim ajuda-lo a dançar conosco. Ao final tínhamos que apresentar uma pequena dramatização e depois dançar com nosso objeto, um exercício de Clown, onde é feita uma triangulação entre a plateia e dois objetos em cena, neste momento foi bem difícil para alguns participantes se colocar no palco sozinhos e apresentar sua dramatização. Alguns participantes se emocionaram e foram acolhidos pelo grupo. No final foi feito um compartilhamento da percepção do desenvolvimento dos colegas

 

  • Sexta Oficina 

A sexta sessão foi uma sessão prática de Psicodrama, a sessão foi dividida em três partes, aquecimento, dramatização e compartilhamento. No aquecimento fizemos o exercícios como o do espelho, depois começamos a entrar na temática da sessão, os nossos sonhos, depois de alguns exercícios onde personalizamos nossos sonhos e pesadelos em participantes do grupo e tentávamos nos aproximar dos sonhos e se distanciar dos pesadelos, após fomos estimulados lembrarmos de nossos sonhos e vagarmos por eles, alguns participantes compartilharam seus sonhos, e um sonho foi escolhido para ser dramatizado. A dramatização gerou forte emoção em muitos participantes mas principalmente na colega que teve seu sonho compartilhado, neste momento foi como se a participante tivesse se despido totalmente para o grupo, mostrando muito das suas dores. Após a dramatização bastante potente e de forte emoção, os colegas sentaram em roda para o momento de compartilhamento. Onde todos se despiram também, compartilhando um pouco de si, do que sentiu em relação a sua história pessoal.

 

  • Sétima Oficina – “Às margens da alegria” Oficina dirigida pela Professor Drª Oriana Hadler
    Registros desse encontro sensível, profundo e criativo! Um momento de celebração da escuta e da arte como caminho de transformação.

 

 

  • Nona Oficina

 

  • Décima Oficina

 

  • Décima Primeira Oficina 

  • Décima Segunda Oficina 

 

  • Décima Quarta Oficina
     
  • Décima Quinta Oficina 

  • Décima Sexta Oficina