Roteiro – Pertencimentos

Roteiro de sociodrama

Local: Jardim da Infância Guayi Mirim (Pelotas/RS)
Público: pais, mães e professoras
Data: 15/03/2025, 9h
Tema: Pertencimento

Momento 1) Recepção e apresentação do grupo – pátio
Diretora e egos auxiliares recebem participantes, se apresentam, conversam. Momento de ir se conhecendo.

Momento 2) Aquecimento – sala
Fazer círculo
Diretora faz uma breve fala sobre o que iremos fazer.
Exercícios:
Alongamento (música calma, instrumental) (+- 3-4min)
caminhada (ideias de música: get lucky – pharrell – instrumental;) (+-4min)
– ocupar espaços, observar detalhes.
– aumentar o ritmo (+- 2min)
– cumprimentar com o pé direito (+- 1min)
– cumprimentar com o cotovelo (+- 1 min)
Estátua – caminhar olhando para os olhos do outro; quando a música parar, a gente faz estátua: pra quem tu estás olhando? manter o olhar, mesmo que a pessoa esteja olhando em outra direção. Quando volta a música, volta a andar. (música animada ) (+- 4 min)
Dinâmica do espelho em duplas (+- 4min) (comfortably numb – pink floyd – instrumental)
Jogo da venda: dividir em 3 grupos com 4 pessoas em cada (não me deixe só – vanessa da mata – cantada)
João bobo: trios (música de circo)
voltar a andar, ver onde corpo pede pra alongar, tomar água
convidar para ir para o pátio

Momento 3) imersão na cena e dramatização:
– acomodar-se nos pallets (em círculo), como ficar mais confortável, fechar os olhos
– Leitura do livro infantil Monstro Rosa, de Olga de Dios – deixar a imagem do livro próximo de cada um
– Evocação da cena: lembrança de um momento em que se sentiu pertencente.
– Dar um tempo para pensarem na cena e orientar aqueles que já pensaram na cena se levantem e formem duplas.
– Orientar dupla a dupla que compartilharem as cenas rememoradas e, após, criar uma nova cena, com elementos de amabas
– juntar as duplas em quartetos e fazer o mesmo processo. Explicar aos quartetos que a cena criada será dramatizada, para que possam pensar em como isso será feito, personagens, músicas de trilha sonora, etc.
– Dar um tempo para se preparem para a dramatização.
– Cada grupo apresenta sua cena.

Momento 4) Compartilhamento.