Início do conteúdo
Projetos de Extensão

Aproveitamento de resíduos sólidos de madeira para produção de artefatos

  • O desenvolvimento do projeto de extensão se embasa na concepção de produtos por meio do aproveitamento dos resíduos sólidos de empresas que beneficiam madeira no município de Pelotas sendo caracterizado pelo desenvolvimento de uma metodologia projetual diferenciada buscando os equipamentos mais adequados para se trabalhar com os variados tipos de resíduos sólidos. Gerando protótipos ou mesmo replicando o conhecimento empírico da comunidade em foco, para produção em escala artesanal de Artefatos em Madeira, tais como: artigos para escritório (porta materiais), souvenir (chaveiros entre outras peças), brinquedos (jogos didáticos e etc), mobiliário e materiais utilitários abrangendo desta forma uma grande diversidade de artefatos possíveis de serem produzidos. Posteriormente, será desenvolvido o processo de qualificação da mão de obra das comunidades atendidas por meio de oficinas com exposição dos artefatos e empregando-se a técnica artesanal para produção dos diferentes artefatos que serão gerados nos laboratórios do curso de Engenharia Industrial Madeireira da Universidade Federal de Pelotas. Os professores e alunos colaboradores participarão ativamente de cada etapa do projeto fomentando o desenvolvimento técnico-científico por meio das relações intrínsecas ao processo de ensino-aprendizagem, tanto da comunidade civil quanto a acadêmica por meio da troca de experiências e conhecimento de ambas as esferas de trabalho. PERÍODO: 2017 – em andamento.
  • Coordenadora: Érika da Silva Ferreira.
  • Integrantes: Leonardo da Silva Oliveira; Cíntia Boldt Souza; Vinícius  Reis Vasques; Andrey Janke dos Santos; Nathalia Farias Gomes; Mariana Figueira Machado.
  • Vídeos produzidos:

 

 

 

Qualificação do Setor de Secagem da Madeira do Rio Grande do Sul

  • Para o uso da madeira, para as mais variadas finalidades, necessariamente, deve-se ter o teor de umidade adequado. Portanto, a secagem é uma etapa obrigatória e fundamental para o beneficiamento da madeira. Entretanto, o processo de secagem é complexo, sendo necessário procedimento específicos para cada tipo de madeira. No setor industrial essa etapa é um dos principais gargalos do setor, onde se demanda altos custos com energia e tempo prolongado para obtenção de peças de madeira de qualidade, livres de defeitos. Neste contexto o presente projeto visa estabelecer uma aproximação entre o Laboratório de Secagem da Madeira do CEng/UFPel com o setor, gerando contribuições, orientações e recomendações técnicas. PERÍODO: 2017 – em andamento.
  • Coordenador: Leonardo da Silva Oliveira.
  • Integrantes: Érika da Silva Ferreira; Merielen de Carvalho Lopes; Arthur Garcia Lucas; Gabriel Antunez Braz; Lucas Oertel da Fonseca ; Thais Vieira Holz.

 

XIII Semana Acadêmica da Engenharia Industrial Madeireira

  • Semana Acadêmica é um evento promovido por uma comissão de alunos do curso de Engenharia Industrial Madeireira, contando com a coordenação de um docente de área especifica do Curso e participação dos demais docentes como colaboradores. A Semana Acadêmica da Engenharia Industrial Madeireira é uma oportunidade acadêmica de integração entre os discentes e a sociedade técnica, pois oportuniza momentos de atualização e discussão sobre temas pertinentes ao setor florestal, da madeira e móveis. PERÍODO: 2018 – 2018.
  • Corrdenadora: Merielen de Carvalho Lopes.
  • Integrantes: Érika da Silva Ferreira; Leonardo da Silva Oliveira; Darci Alberto Gatto; Marcos Theodoro Muller; Rafael Beltrame; Gabriel Valim Cardoso; Kelvin Techera Barbosa; Pedro Henrique de Moraes Kolton; Arthur Garcia Lucas; Ana Carolina Rodrigues Ribeiro; Marco Antonio Muniz Fernandes; Vitoria Correia Mota Canil; Wândria dos Santos Ribeiro.
1 2 3