Início do conteúdo
Projetos de Extensão

Proposta de layout para uma Serraria de pequeno porte na região de Pelotas-RS

  • As serrarias da região de Pelotas tem como característica principal serem de origem familiar e processarem madeiras de reflorestamento (pinus e eucalipto). O nível tecnológico destas empresas é baixo, onde os maquinários não são automatizados e a manutenção é feita de forma inadequada gerando peças de qualidade inferior a ideal. Outra característica que deve ser salientada é a mão de obra barata e sem especialização, onde é marcante o uso do conhecimento empírico dos funcionários. Com a definição de um novo layout da serraria pode-se otimizar de forma considerável a distribuição dos equipamentos de acordo com as dimensões das toras que são processadas, facilitando assim o fluxo operacional da empresa. Desta forma, o Programa de Iniciação Científica e Tecnológica para Micro e Pequenas Empresas – Bitec veio como um auxílio fundamental para a implementação de melhorias nessas empresas criando um vínculo do empresário com a universidade por meio da concessão de bolsa ao discente que desenvolve o estágio. Da mesma maneira os alunos do curso de Engenharia Industrial Madeireira irão se beneficiar diretamente da possibilidade de entrar em contato direto com essa realidade local e exercer sua função de solucionar problemas do cotidiano da empresa SERRARIA E MADEIREIRA GOTUZZO LTDA localizada na região de Pelotas-RS. PERÍODO: 2009 – 2009.
  • Coordenadora: Érika da Silva Ferreira.
  • Integrantes: Ariane Angelita Pacheco Piccini.

 

Monitoramento do teor de umidade de diferentes espécies e sua influência na eficiência em tempo e qualidade do produto final numa empresa de esquadrias de madeira na região de Pelotas-RS

  • Este projeto tem como objetivo realizar o monitoramento do teor de umidade de diferentes espécies florestais nativas utilizadas na fabricação de esquadrias de madeira visando correlacionar eficiência de produção em tempo e qualidade do produto final na empresa Esquadrias Dallmann por meio da concessão de bolsa ao discente pelo Programa de Iniciação Científica e Tecnológica para Micro e Pequenas Empresas ? BITEC. Como objetivos específicos: ?Determinar o teor de umidade das tábuas de madeira no pátio de matéria-prima e na fase final de produção da esquadria; ?Determinar a eficiência do beneficiamento das peças de madeira através da determinação do tempo de processamento gasto por equipamento; ?Avaliar a qualidade do produto final obtido através da observação de defeitos nas peças de madeira; ?Correlacionar o teor de umidade com o tempo de processamento dos equipamentos. PERÍODO: 2009 – 2009.
  • Coordenadora: Érika da Silva Ferreira.
  • Integrantes: Michael Pinto Garcia.
1 2 3