Equipe de arqueólogos da UFPel visita o Forte de Santa Tecla

Na manhã de domingo, a área do sítio Histórico do Forte Santa Tecla recebeu a visita da equipe técnica de arqueólogos da Universidade Federal de Pelotas (UFPel).
A prefeitura de Bagé, conforme a arquiteta responsável pelo projeto arquitetônico do Parque Forte Santa Tecla, Joelma Silveira, com o apoio do Instituto do Patrimônio Histórico e Artístico Nacional (Iphan), busca um acordo de cooperação técnico-científico com a universidade, que é referência em análises e escavações em campos de batalha. Isso para um plano de escavação de curto, médio e longo prazo no local.  “As fundações do Forte Santa Tecla são tombadas pelo Iphan”, explica a profissional.
Logo após a visita técnica, comenta a arquiteta, a equipe almoçou no Regimento Forte Santa Tecla a convite do coronel Rafael Cunha. “À tarde, foi realizada outra visita, ao museu Dom Diogo de Souza, para conhecer o espaço e o acervo existente”, comenta. Além disso, a arquiteta relata que o sítio histórico já foi uma estância jesuítica. Segundo Joelma, oito integrantes da universidade estiveram em Bagé, contudo, as equipes de trabalho contam com os alunos dos cursos de Arqueologia e Museologia da instituição.
O forte, explica Joelma, é um sítio arqueológico com grande potencial para o desenvolvimento de pesquisas nas mais diversas áreas. “As escavações arqueológicas vão contar a história de conquista desse território. A área do sítio histórico é de importância binacional. Podem ser desenvolvidos ainda o turismo cultural, arqueológico e rural, em função do entorno onde está inserido”, fala.

Fonte: Folha do Sul

Esta entrada foi publicada em Notícias. Adicione o link permanente aos seus favoritos.