Ai Caramba! um antimanual para a gestão do patrimônio arqueológico

 Dra. Mara, formada na UFPel e pesquisadora associada do LÂMINA, curadora do Museu de Arqueologia e Etnologia da UFBA.  Dra. Silvia, Conservadora-Restauradora Arqueológica. Dra. Meliam, curadora do Museu da Amazônia. Dr. Grégoire, professor pesquisador do curso de Arqueologia e Conservação de Arte Rupestre da UFPI. Dra Grasiela, Superintendência do IPHAN do RS.

Dra. Cristiana, Curadora do Museu Paraense Emilio Goeldi. Dr. Jaime, Coordenador Geral do LÂMINA. Dra. Maria Luiza, museóloga do Museu da Amazônia. Dra.  Michelle, geóloga, Doutoranda em Ciências da Computação na UFF

Publicado em Notícias | Comentários desativados em Ai Caramba! um antimanual para a gestão do patrimônio arqueológico

Grupo de Debates 3 – tema central: Dinâmicas de Preservação

A grande diversidade de atividades e ações possíveis para preservar o patrimônio arqueológico e as limitações dos documentos normativos que não conseguem abarcar as especificidades e particularidades de cada instituição, projeto, sítio, coleção e/ou acervo arqueológico, levaram ao GD3 á  ideia de iniciar a construção de um “antimanual” com a incorporação de critérios claros que orientem o amplo espectro das dinâmicas de preservação.

Assim, o produto  “Ai Caramba! um antimanual para a gestão do patrimônio arqueológico”  é aqui compartilhado como nosso produto em construção. Foi desenvolvido utilizando o editor de prototipagem de projetos de design Figma, que pode ser acessado no link abaixo. Indicamos nesta versão que seu acesso seja feito apenas pelo computador/notebook:

 

https://url.gratis/e8U48a

 

Publicado em Notícias | Comentários desativados em Grupo de Debates 3 – tema central: Dinâmicas de Preservação

IV Fórum Acervos Arqueológicos – Mais informações em: https://acervosarqueologicos.wordpress.com/

Publicado em Notícias | Comentários desativados em IV Fórum Acervos Arqueológicos – Mais informações em: https://acervosarqueologicos.wordpress.com/

PRESERVAÇÃO DO PATRIMÔNIO ARQUEOLÓGICO SUBAQUÁTICO

No mês de Junho passado iniciamos o Primeiro Curso de Preservação do Patrimônio Arqueológico Subaquático 

Por causa da pandemia, este ano estamos ditando, na Plataforma digital, uma disciplina optativa para o Curso de Arqueologia da Universidade Federal de Pelotas. A mesma, denominada Preservação do Patrimônio Cultural Subaquático tem como objetivo principal capacitar aos futuros arqueólogos, museólogos e conservadores-restauradores na conservação de sítios e materiais arqueológicos de origem submerso. O curso, concentrado em 12 aulas, encontra-se estruturado em 5 Módulos:

“O PATRIMÔNIO CULTURAL SUBAQUÁTICO”
“A PROTEÇÃO IN SITU DE SÍTIOS ARQUEOLÓGICOS SUBAQUÁTICOS”
“A CONSERVAÇÃO DOS MATERIAIS DE ORIGEM SUBAQUÁTICA”
“O LABORATÓRIO DE CONSERVAÇÃO DE MATERIAIS SUBAQUÁTICOS”, e
“A MUSEALIZAÇÃO DO PATRIMÔNIO ARQUEOLÓGICO SUBAQUÁTICO”

Por causa da procura externa deste tipo de curso, estamos planificando oferecer um segundo curso, em data ainda não definida, para interessados de outras instituições do Brasil e do Exterior.

 

Publicado em Cursos | Comentários desativados em PRESERVAÇÃO DO PATRIMÔNIO ARQUEOLÓGICO SUBAQUÁTICO

A arqueóloga Letícia Dutra coordenadora da triagem do acervo do Museu Nacional do Rio de Janeiro visita as dependencias do LÂMINA


No dia 7 de novembro a Arqueóloga visita as instalações do LÂMINA e dialoga com os pesquisadores do laboratório sobre o resgate dos materiais arqueológicos depois do incendio do Museu Nacional.  Enorme esfuerzo que demanda muita dedicação e paciência de uma equipe muito capacitada. Parabéns !! 

Publicado em Notícias | Comentários desativados em A arqueóloga Letícia Dutra coordenadora da triagem do acervo do Museu Nacional do Rio de Janeiro visita as dependencias do LÂMINA

Capacitação de Identificação de Vidros Arqueológicos com Evidencias de Reuso

Durante os días 26 e  27 de março de 2019 tivemos uma capacitação sobre a identificação de vidros arqueológicos com evidencias de reuso, ministrado pelo Arqueólogo Lino Zabala. Discentes dos Cursos de Museologia e de Antropologia da UFPel puderam participar desta excelente oportunidad de conhecer melhor as evidencias do reuso do material vítreo pelas pessoas escravizadas nos locais de charqueadas do Século XIX.

 

Publicado em Notícias | Comentários desativados em Capacitação de Identificação de Vidros Arqueológicos com Evidencias de Reuso

1a. PLENÁRIA 2019

Na próxima TERÇA-FEIRA, dia 30/04/2019, às 14:00 horas, acontecerá a 1ª plenária do 2019 do Laboratório Multidisciplinar de Investigação Arqueológica na sua sede na Rua Santa Tecla, 408.

Com as seguintes Pautas:

1 – Apresentação do Setor de Atividades de Extroversão do laboratório.
2 – Programação das atividades de capacitação interna e externa.
3 – Discussão da nova imagen visual do LÂMINA.
 Todos os interessados são convidados a participar da reunião.

Quem participa ou participou de atividades desenvolvidas no LÂMINA, é ou foi integrante desse laboratório, colaborou com ações ou projetos nele sediados ou por ele apoiados, ESTÁ CONVIDADO para a 1a plenária de 2019.
Quem quiser conhecer melhor o laboratório, tirar dúvidas ou se envolver com projetos desenvolvidos no LÂMINA, TAMBÉM ESTÁ CONVIDADO.
Local: Rua Santa Tecla, 408 (quase esquina com a rua Marechal Floriano).
Horário: TERÇA-FEIRA, 30/04/2019, às 14:00 Horas.

Publicado em Notícias | Comentários desativados em 1a. PLENÁRIA 2019

Novas discentes em Treinamento no LÂMINA


Heloíse, Júlia e Ana Clara trabalhando no registro fotográfico e nos projetos interventivos de artefatos arqueológicos.

Publicado em Notícias | Comentários desativados em Novas discentes em Treinamento no LÂMINA

Discentes apresentam algumas das atividades de extroversão na 4a. Semana Integrada da UFPel 2018

Publicado em Notícias | Comentários desativados em Discentes apresentam algumas das atividades de extroversão na 4a. Semana Integrada da UFPel 2018

Capacitação em Conservação Curativa e Preventiva de Coleções Metálicas Históricas e Arqueológicas

Durante os días 22 e 28 de outubro passado tivemos a oportunidade de brindar uma capacitação em conservação de artefactos metálicos para  a Conservadora Restauradora Vanilde Rohling Ghizoni, atual responsável pela área de conservação do Museu de Antropología e Etnologia da Universidade Federal de Santa Catarina – MArquE/UFSC.

No MArquE encontram-se, além de uma rica coleção de objetos etnográficos e arqueológicos,  a coleção de artefatos metálicos encontrados nas Fortalezas de Florianópolis, vestígios que remetem às diversas épocas de ocupação das mesmas desde os primórdios do século XVIII. Dentre estes materiais encontram-se uma diversidade de moedas, projéteis esféricos de chumbo, fragmentos de armas de fogo e elementos de uso pessoal, entre outros.

Esta atividade forma parte das ações de capacitação externa do LÂMINA e conforma uma das ações preliminares, iniciadas em 2016, prévias ao futuro acordo de cooperação entre o MArquE/UFSC e o LÂMINA.

 

Publicado em Notícias | Comentários desativados em Capacitação em Conservação Curativa e Preventiva de Coleções Metálicas Históricas e Arqueológicas