Novos desafios para nossa colaboradora Taciane S. Souza

A nossa colaboradora Taciane Silveira Souza tomou posse em novembro do ano passado, no cargo de Conservadora Restauradora no Centro Nacional de Arqueologia (CNA) em Brasília. Ela é formada na UFPel em Conservação e Restauro de Bens Culturais Móveis e com mestrado em Antropologia ênfase em Arqueologia. Taciane têm capacitação na área da conservação preventiva e curativa de materiais arqueológicos e têm contribuído em diversos projetos do LÂMINA nessa área.

Toda a equipe do Laboratório deseja o maior dos êxitos a Taciane neste novo desafio!

Publicado em Notícias | Comentários desativados em Novos desafios para nossa colaboradora Taciane S. Souza

Palestra da Dra. María Farías: “La Socialización del Patrimonio en el Museo Arqueológico prof. António Taddei (Canelones, Uruguay)”

No dia de 30 de março teremos a palestra intitulada: La Socialización del Patrimonio en el Museo Arqueológico prof. António Taddei (Canelones, Uruguay)”.

A arqueóloga Drª María Farías foi docente do Curso de Arqueologia da FURG durante 12 anos e atualmente é Diretora do Museu de Arqueologia da cidade de Canelones (Uruguai). Licenciada em Ciências Antropológicas na especialidade de Pré-história, é referência na área de tecnologia lítica. E é com muito orgulho que o LÂMINA vai ser prestigiado com a sua apresentação sobre as distintas estratégias de extroversão do patrimônio arqueológico existente no referido Museu. Convidamos a todos para esta atividade que vai ser desenvolvida nesta quinta feira (30.03.2023) nas instalações do LÂMINA das 14 às 15:30h.

Publicado em Notícias | Comentários desativados em Palestra da Dra. María Farías: “La Socialización del Patrimonio en el Museo Arqueológico prof. António Taddei (Canelones, Uruguay)”

ARQUEOLOGÍA DE CAMPO DE BATALLA: Del Sítio al Museo (investigación, Conservación, Museografia)

Na sexta-feira 5 de agosto teremos a visita do pesquisador Diego Lascano no LÂMINA. Ele é o responsável do Projeto Campos de Honor de Colonia del Sacramento (Uruguai), entidade reconhecida internacionalmente, dedicada à pesquisa em Arqueologia de Campo de Batalha. Diego e a sua equipe publicaram diversos trabalhos sobre o tema, resultante das pesquisas em campos de batalha no Uruguai, no Chile e no Paraguai; alguns dos quais estarão em exposição no LÂMINA na próxima semana.
Na referida data, às 14 horas, teremos no local uma conferência do Diego intitulada: ARQUEOLOGÍA DE CAMPO DE BATALLA: Del Sítio al Museo (investigación, Conservación, Museografia).

A inscrição será feita através do e-mail mujica.jaime@gmail.com e se realizará a entrega de atestado de participação. Aguardamos sua presença!

Plano de la Batalla de Catalan dada en 4 de Enero de 1817 en el sitio llamado Catalan
Descripción: Este mapa manuscrito pintado a mano representa la Batalla del Catalán, 4 de enero de 1817, en la que el Ejército portugués, que operaba desde el sur de Brasil, derrotó a las fuerzas lideradas por José Gervasio Artigas, el líder en la lucha por la independencia uruguaya. Portugal fue tácitamente aliada al gobierno en Buenos Aires, que estaba tratando de mantener su control sobre la provincia oriental de Argentina que se convertiría en el país independiente de Uruguay.
Fecha de creación: Siglo XIX
Descripción física: 1 mapa manuscrito, 41 x 58 centímetros

Por motivos de segurança teremos um número máximo de participantes, e será exigida a utilização de máscara e a apresentação do comprobante de vacinação.

Publicado em Notícias | Comentários desativados em ARQUEOLOGÍA DE CAMPO DE BATALLA: Del Sítio al Museo (investigación, Conservación, Museografia)

Ai Caramba! um antimanual para a gestão do patrimônio arqueológico

 Dra. Mara, formada na UFPel e pesquisadora associada do LÂMINA, curadora do Museu de Arqueologia e Etnologia da UFBA.  Dra. Silvia, Conservadora-Restauradora Arqueológica. Dra. Meliam, curadora do Museu da Amazônia. Dr. Grégoire, professor pesquisador do curso de Arqueologia e Conservação de Arte Rupestre da UFPI. Dra Grasiela, Superintendência do IPHAN do RS.

Dra. Cristiana, Curadora do Museu Paraense Emilio Goeldi. Dr. Jaime, Coordenador Geral do LÂMINA. Dra. Maria Luiza, museóloga do Museu da Amazônia. Dra.  Michelle, geóloga, Doutoranda em Ciências da Computação na UFF

Publicado em Notícias | Comentários desativados em Ai Caramba! um antimanual para a gestão do patrimônio arqueológico

Grupo de Debates 3 – tema central: Dinâmicas de Preservação

A grande diversidade de atividades e ações possíveis para preservar o patrimônio arqueológico e as limitações dos documentos normativos que não conseguem abarcar as especificidades e particularidades de cada instituição, projeto, sítio, coleção e/ou acervo arqueológico, levaram ao GD3 á  ideia de iniciar a construção de um “antimanual” com a incorporação de critérios claros que orientem o amplo espectro das dinâmicas de preservação.

Assim, o produto  “Ai Caramba! um antimanual para a gestão do patrimônio arqueológico”  é aqui compartilhado como nosso produto em construção. Foi desenvolvido utilizando o editor de prototipagem de projetos de design Figma, que pode ser acessado no link abaixo. Indicamos nesta versão que seu acesso seja feito apenas pelo computador/notebook:

 

https://url.gratis/e8U48a

 

Publicado em Notícias | Comentários desativados em Grupo de Debates 3 – tema central: Dinâmicas de Preservação

IV Fórum Acervos Arqueológicos – Mais informações em: https://acervosarqueologicos.wordpress.com/

Publicado em Notícias | Comentários desativados em IV Fórum Acervos Arqueológicos – Mais informações em: https://acervosarqueologicos.wordpress.com/

PRESERVAÇÃO DO PATRIMÔNIO ARQUEOLÓGICO SUBAQUÁTICO

No mês de Junho passado iniciamos o Primeiro Curso de Preservação do Patrimônio Arqueológico Subaquático 

Por causa da pandemia, este ano estamos ditando, na Plataforma digital, uma disciplina optativa para o Curso de Arqueologia da Universidade Federal de Pelotas. A mesma, denominada Preservação do Patrimônio Cultural Subaquático tem como objetivo principal capacitar aos futuros arqueólogos, museólogos e conservadores-restauradores na conservação de sítios e materiais arqueológicos de origem submerso. O curso, concentrado em 12 aulas, encontra-se estruturado em 5 Módulos:

“O PATRIMÔNIO CULTURAL SUBAQUÁTICO”
“A PROTEÇÃO IN SITU DE SÍTIOS ARQUEOLÓGICOS SUBAQUÁTICOS”
“A CONSERVAÇÃO DOS MATERIAIS DE ORIGEM SUBAQUÁTICA”
“O LABORATÓRIO DE CONSERVAÇÃO DE MATERIAIS SUBAQUÁTICOS”, e
“A MUSEALIZAÇÃO DO PATRIMÔNIO ARQUEOLÓGICO SUBAQUÁTICO”

Por causa da procura externa deste tipo de curso, estamos planificando oferecer um segundo curso, em data ainda não definida, para interessados de outras instituições do Brasil e do Exterior.

 

Publicado em Cursos | Comentários desativados em PRESERVAÇÃO DO PATRIMÔNIO ARQUEOLÓGICO SUBAQUÁTICO

A arqueóloga Letícia Dutra coordenadora da triagem do acervo do Museu Nacional do Rio de Janeiro visita as dependencias do LÂMINA


No dia 7 de novembro a Arqueóloga visita as instalações do LÂMINA e dialoga com os pesquisadores do laboratório sobre o resgate dos materiais arqueológicos depois do incendio do Museu Nacional.  Enorme esfuerzo que demanda muita dedicação e paciência de uma equipe muito capacitada. Parabéns !! 

Publicado em Notícias | Comentários desativados em A arqueóloga Letícia Dutra coordenadora da triagem do acervo do Museu Nacional do Rio de Janeiro visita as dependencias do LÂMINA

Capacitação de Identificação de Vidros Arqueológicos com Evidencias de Reuso

Durante os días 26 e  27 de março de 2019 tivemos uma capacitação sobre a identificação de vidros arqueológicos com evidencias de reuso, ministrado pelo Arqueólogo Lino Zabala. Discentes dos Cursos de Museologia e de Antropologia da UFPel puderam participar desta excelente oportunidad de conhecer melhor as evidencias do reuso do material vítreo pelas pessoas escravizadas nos locais de charqueadas do Século XIX.

 

Publicado em Notícias | Comentários desativados em Capacitação de Identificação de Vidros Arqueológicos com Evidencias de Reuso

1a. PLENÁRIA 2019

Na próxima TERÇA-FEIRA, dia 30/04/2019, às 14:00 horas, acontecerá a 1ª plenária do 2019 do Laboratório Multidisciplinar de Investigação Arqueológica na sua sede na Rua Santa Tecla, 408.

Com as seguintes Pautas:

1 – Apresentação do Setor de Atividades de Extroversão do laboratório.
2 – Programação das atividades de capacitação interna e externa.
3 – Discussão da nova imagen visual do LÂMINA.
 Todos os interessados são convidados a participar da reunião.

Quem participa ou participou de atividades desenvolvidas no LÂMINA, é ou foi integrante desse laboratório, colaborou com ações ou projetos nele sediados ou por ele apoiados, ESTÁ CONVIDADO para a 1a plenária de 2019.
Quem quiser conhecer melhor o laboratório, tirar dúvidas ou se envolver com projetos desenvolvidos no LÂMINA, TAMBÉM ESTÁ CONVIDADO.
Local: Rua Santa Tecla, 408 (quase esquina com a rua Marechal Floriano).
Horário: TERÇA-FEIRA, 30/04/2019, às 14:00 Horas.

Publicado em Notícias | Comentários desativados em 1a. PLENÁRIA 2019