EXPOSIÇÃO ABORDA DIVERSOS ASPECTOS DA CULTURA INDÍGENA

A exposição tem recebido visita de diversas escolas e da comunidade em geral desde o lançamento dia 13 de abril (Foto: Divulgação DP)

Publicado 22 Abr

A I Mostra de Trabalhos Escolares Indígenas da Secretaria de Educação e Desporto (Smed) está aberta a visitação até o dia 24 de abril, no Casarão 2 da Praça Coronel Pedro Osório. Mais do que cocar e oca, os trabalhos expostos incluem maquetes de povoados, artefatos como o filtro dos sonhos, arte com material reciclável que reproduz a pintura corporal de determinadas tribos até o retrato do índio atual. No lançamento houve apresentações teatrais e degustação de culinária típica (pirão de peixe).

A iniciativa da Gerência de Projetos da Smed é divulgar os trabalhos produzidos nas escolas durante o ano todo, comprovando que na rede pública municipal a cultura indígena não é apenas lembrada no dia 19 de abril. A exposição é composta por trabalhos feitos por alunos de 18 escolas de Educação Infantil (Emeis) e de Ensino Fundamental (Emef).

O ensino de história e cultura das populações indígenas está prevista na Lei de Diretrizes e Bases da Educação Nacional (LDB), a partir de 2008. De acordo com a gerente de Projetos da Smed, Fernanda Carneiro, assim como o ensino da história dos negros no Brasil, a cultura do índio também é obrigatória para o Ensino Fundamental. Para formação dos professores nos dois temas, a Smed conta com a colaboração do Laboratório Multidisciplinar de Investigação Arqueológica da Universidade Federal de Pelotas (UFPel). “Nosso desafio é agregar mais escolas no ano que vem para a segunda edição da mostra”, concluiu Fernanda.

Fonte: Diário Popular

Esta entrada foi publicada em Notícias. Adicione o link permanente aos seus favoritos.