14-05-2012

Pesquisadora uruguaia visita Laboratório de Investigação Arqueológica da UFPel

A Dra. Alicia Lusiardo e o Dr. Eduardo Dornelles -Pesquisador Associado do LÂMINA

O Laboratório Multidisciplinar de Investigação Arqueológica (Lâmina) recebeu no último sábado(12) a visita da pesquisadora do Grupo de Investigación en Arqueología Forense del Uruguay (GIAF), Alicia Lusiardo, vinculada à Universidad de la República, no Uruguai. O GIAF se constituiu em junho de 2005, através de um convênio entre a Presidência da República e a Universidad de La República.

O principal objetivo da equipe – formada por docentes, ex-alunos e alunos avançados do Curso de Ciências Antropológicas, do Departamento de Arqueologia da Facultad de Humanidades y Ciencias de la Educación – consiste em pesquisar o destino dos corpos das pessoas detidas desaparecidas na última ditadura cívico-militar (1973-1984. Seu trabalho remete à busca, recuperação e identificação de enterramentos clandestinos e de potenciais locais de remoção de corpos.

Alicia Lusiardo é arqueóloga especializada em Antropologia Forense na University of Florida (USA) e, junto com o arqueólogo José María Lopez Mass e mais dez pesquisadores, conformam a seleta equipe do GIAF. O objetivo da visita da pesquisadora foi conhecer as instalações do Lâmina, visando a participação de docentes e alunos de ambas as instituições em atividade conjuntas relacionadas com a busca e a preservação dos restos humanos.

Lusiardo destacou a integração efetiva no Lâmina das atividades desenvolvidas por museólogos, arqueólogos e conservadores, como um importante diferencial frente a muitas instituições regionais. Posteriormente, foram realizadas visitas a um sítio arqueológico na Lagoa dos Patos e a locais históricos na cidade, com a finalidade de conhecer a situação do patrimônio arqueológico no município de Pelotas.

A pesquisadora conversou com o professor dr. José Eduardo Dornelles, do Curso de Biologia, acerca da formatação de futuros minicursos de especialização na área da osteologia comparada, para alunos do Mestrado em Antropologia e Arqueologia da UFPel.

A colaboração da pesquisadora com o Lâmina e com o Mestrado será um aporte muito importante para a nossa instituição, possibilitando também a participação de discentes dos Cursos de Conservação e Restauro, Arqueologia e Museologia em projetos de resgate arqueológico e de preservação no Uruguai.

Redator: Assessoria de Imprensa Fonte: Jornal Tradição Regional

Esta entrada foi publicada em Notícias. Adicione o link permanente aos seus favoritos.