O que é?
O diagrama de Mudge é uma ferramenta que possibilita comparar os atributos e estabelecer uma ordem de importância entre eles. Este artigo foi fundamentado em: Mudge (1968), bem como Schuster, Schuster e Oliveira (2015).

As letras representam os atributos que são obtidos a partir das necessidades dos usuários. Nesse exemplo, foram criados os seguintes atributos: durabilidade, segurança, inclusivo, colorido e didático.
Os atributos são comparados par a par e é atribuído um código com valores que podem variar, por exemplo, entre 1 (pouco importante), 3 (mais importante) e 5 (muito mais importante).
As células da matriz são preenchidas com as comparações entre os atributos. As últimas colunas da matriz mostram a soma e o peso relativo de cada atributo (Schuster, Schuster e Oliveira, 2015).
Dessa forma, é possível obter uma lista de atributos priorizados conforme a sua relevância para o usuário. Nesse exemplo, os atributos mais importantes são:
- Inclusivo
- Didático
- Segurança
- Durabilidade
- Colorido
Passo a passo
Passo 1
Compare os atributos para a par para avaliar a sua importância. Por exemplo, ao comparar os atributos A (Durabilidade) e B (Segurança), o que é mais importante para o seu público-alvo? Nesse exemplo, foi definido que a segurança é mais importante do que a durabilidade.
Preencha a célula da tabela com a letra correspondente ao atributo mais importante. Nesse caso, a célula foi preenchida com a letra B (Segurança).

Passo 2
Utilize a escala de pontuação para avaliar o quanto um atributo é mais importante do que o outro. A pontuação pode ser vista na legenda a seguir.
No exemplo, a comparação entre A e B resultou no código B3, ou seja, B é mais importante do que A. A segurança é mais importante do que a durabilidade.

Passo 3
Preencha todas as células da tabela sempre comparando os atributos par a par.

Passo 4
Selecione uma coluna e uma linha com a mesma letra. Por exemplo, selecione a coluna C e a linha C (marcados em amarelo).

Passo 5
Selecione somente os valores marcados com a letra C. No exemplo, temos: C5, C3, C5, C3.

Passo 6
Some os valores ao lado da letra C: 5 +3 + 5 + 3 = 16.

Passo 7
Some todos os valores da coluna “Total”. No exemplo, o valor final foi 40.

Passo 8
Divida o valor de cada atributo pelo total e multiplique por 100 para encontrar o seu peso. Por exemplo, o atributo C corresponde ao valor 16: então 16/40 x 100 = 40%.
Nesse exemplo, o atributo mais importante foi inclusivo (40%), seguido por didático (25%), segurança (22,5%), durabilidade (12,5%) e colorido (0%).

Referências
MUDGE, Arthur E. The Numerical Evaluation of Functional Relationships. Value Engineering, [s. l.], v. 1, n. 3, p. 169–175, 1968.
SCHUSTER, Cristiano Henrique; SCHUSTER, Jean Jonathan; OLIVEIRA, Alexandre Silva de. Aplicação do diagrama de Mudge e QFD utilizando como exemplo a hierarquização dos requisitos para um carro voador. GEPROS. Gestão da Produção, Operações e Sistemas, [s. l.], n. 1, Ano 10, p. 197–213, 2015. Disponível em: https://doi.org/10.15675/gepros.v10i1.1197.
Créditos
Imagens feitas no Figjam: https://www.figma.com/
Implementação: https://wp.ufpel.edu.br/