LABxD é um Laboratório de Design de Interação, vinculado aos cursos de Design Digital e Gráfico da UFPel.

Promovemos diversas ações com ênfase em Design de Interação Digital.

Visamos proporcionar o desenvolvimento e a qualificação de alunos, professores, pesquisadores e profissionais interessados em design digital. Promovendo um espaço colaborativo de discussão e construção do conhecimento, que fomenta a interdisciplinaridade entre diferentes áreas do conhecimento (artes, design, comunicação, informática, computação etc.), assim como a intersecção entre a universidade, a indústria e o mercado de trabalho.

Procuramos amplificar nos alunos suas habilidades e seus conhecimentos adquiridos durante as disciplinas curriculares, propiciando o desenvolvimento da autonomia e da integração de saberes, de modo que façam escolhas assertivas e conscientes em suas carreiras.

Slide
Proporcionar o desenvolvimento e a qualificação

Visamos proporcionar o desenvolvimento e a qualificação de alunos, professores, pesquisadores e profissionais do design.

Slide
Eventos

Campanha para atualização das fotos dos servidores da UFPel, que aconteceu durante a semana do SIIEPE, de 20 a 24 de novembro de 2023.

Fotografia da campanha servidor de cara nova
Slide
Projetos

A estudante Karen Pötter, integrante do LABxD, realizou o redesign da área livre do sistema do Cobalto.

Imagem do redesign do Cobalto
previous arrow
next arrow

Quem somos

Somos uma equipe de co-criação multidisciplinar que se desenvolve e se qualifica num processo de colaboração. Atualmente, contamos com a colaboração direta de: docentes, discentes dos cursos de design gráfico e digital e técnicos analistas de TI / web developers.

Slide
Ícone de design de interação
Design de interação

O design de interação trata do desenvolvimento de produtos interativos que os usuários possam utilizar de maneira fácil, eficiente e agradável (Rogers; Sharp; Preece, 2013).

ROGERS, Yvonne; SHARP, Helen; PREECE, Jennifer. Design de interação: além da interação humano-computador. Tradução: Isabela Gasparini. 3. ed. Porto Alegre: Bookman, 2013.
Ícone de design de interface
Design de Interface (UI)

Preocupa-se em entender como os elementos visuais serão exibidos na tela a fim de criar interfaces amigáveis, fáceis de usar e que ajudem o usuário a navegar de forma fluida (Santos, 2019).

SANTOS, Bruno. Projetando interfaces do usuário: Aprenda o processo de criação de interfaces com foco em UX. [S. l.]: Edição do autor, 2019.
Ícone de experiência de usuário
Experiência de Usuário (UX)

É o estudo do comportamento do usuário ao interagir com um produto ou serviço. O UX designer deve assegurar que as necessidades do cliente final sejam atendidas durante a interação com um produto ou serviço (Santos, 2019).

SANTOS, Bruno. Projetando interfaces do usuário: Aprenda o processo de criação de interfaces com foco em UX. [S. l.]: Edição do autor, 2019.
Slide
Ícone de arquitetura da informação
Arquitetura de Informação

A arquitetura da informação é uma ciência que visa organizar a informação para ajudar as pessoas a realizarem uma tarefa ou encontrarem o que procuram de uma forma intuitiva e rápida (Tamosauskas, 2020).

TAMOSAUSKAS, Thiago Garcia. Arquitetura da Informação e UX: Como o design da experiência do usuário pode salvar as pessoas da overdose de informação. [S. l.]: Edição do autor, 2020.
Ícone de design de interface
Acessibilidade

Refere-se ao desenvolvimento de produtos interativos que sejam acessíveis ao maior número de pessoas, independente da sua deficiência, seja ela de médio ou longo prazo de natureza física, mental, intelectual ou sensorial (Gov.br, [s. d.]; Rogers; Sharp; Preece, 2013).

GOV.BR. Saúde da Pessoa com Deficiência. Disponível em: https://encurtador.com.br/pYHyd. Acesso em: 10 maio 2024.
ROGERS, Yvonne; SHARP, Helen; PREECE, Jennifer. Design de interação: além da interação humano-computador. Tradução: Isabela Gasparini. 3. ed. Porto Alegre: Bookman, 2013.
Ícone de usabilidade
Usabilidade

Conforme a ISO 9241:11 (ABNT, 2002), a usabilidade determina o grau de eficiência, eficácia e satisfação com que um usuário específico usa um produto específico para alcançar um objetivo específico em um contexto específico de uso.

ABNT, Associação Brasileira de Normas Técnicas. NBR 9241-11: Requisitos Ergonômicos para Trabalho de Escritórios com Computadores. Rio de Janeiro: ABNT, 2002.
Slide
Ícone de prototipação
Prototipação

Os protótipos servem para testar a funcionalidade de todo ou parte de uma aplicação/site com os usuários. Eles podem ser feitos com ferramentas analógicas, como quadro branco e papel. Ou digitalmente com o uso de ferramentas baseadas em softwares (Unger; Chandler, 2009).

UNGER, Russ; CHANDLER, Carolyn. O guia para projetar UX: A experiência do usuário (UX) para projetistas de conteúdo digital, aplicações e web sites. Rio de Janeiro: Alta Books, 2009.
Ícone de metodologias projetuais
Metodologias Projetuais

As metodologias projetuais ajudam a orientar um projeto. Alguns métodos que aplicamos no LABxD são: Agile, Scrum, Design Thinking e Design Sprint. Também utilizamos a metodologia de projeto proposta por Garrett (2011), a qual possibilita desenvolver projetos focados na experiência do usuário.

GARRETT, Jesse James. The Elements of User Experience: User-Centered Design for the Web and Beyond. 2. ed. Berkeley: New Riders, 2011.
Ícone d tecnologias da informação
Tecnologias da Informação

Atualmente, presenciamos uma evolução exponencial das tecnologias da informação – que têm um impacto na vida das pessoas e nas corporações. Entre essas novas tecnologias podemos citar: Internet das Coisas, Big Data, Data Science, Inteligência Artificial, entre outras (Sanchez, 2020).

SANCHEZ, Wagner. Tecnologia da informação. São Paulo: Editora Senac São Paulo, 2020.
previous arrow
next arrow

Veja mais ações do LABxD →