- Ensino-aprendizagem na planta de panificação
RESUMO – A necessidade de profissionais competentes para solucionar problemas relativos à tecnologia de panificação e controle de qualidade, aptos a enfrentarem as exigências do setor, nos entusiasmou a atuar em projeto de ensino e extensão, contribuindo para estudos sistematizados para o desenvolvimento técnico-científico na área. O projeto tem como proposta a formação do conhecimento de discentes, fundamental para suprir carências das disciplinas na área de panificação e incentivar a atuação em ações de extensão.
OBJETIVO GERAL – Atuar nas práticas didático-pedagógicas para o desenvolvimento de metodologias de análise de grãos específicos para a panificação com a atuação do aluno em práticas extensionistas envolvidas com a disciplina de tecnologia de farinhas e panificação.
- Metodologia sensorial inovadora para consumer insight de sabores e texturas de produtos de panificação
RESUMO – O projeto tem a parceria com a empresa Duas Rodas Ltda que se compromete com a contra partida de um bolsista de iniciação científica. E no projeto, com a intenção de reduzir o tempo de análise e custos, se propõe desenvolver uma metodologia ou otimizar uma já existente que permita uma descrição rápida e versátil que quantifique o comportamento do consumidor de produtos para panificação, utilizando o estudo de branding sensorial para o sabor e a textura, como técnica inovadora que será executada na empresa de aromas e ingredientes Duas Rodas. Com vistas a ilustrar as oportunidades, no presente trabalho elegemos identificar formas ágeis de quantificar o comportamento do consumidor para sabores e texturas dos produtos para panificação, com possíveis fronteiras de expansão da valorização de atributos de qualidade. Neste sentido, serão selecionadas e aplicadas metodologias para pesquisas de consumer insight, tanto as tradicionais como as novas existentes na literatura; para confirmação dos níveis de percepções dos consumidores será quantificado instrumentalmente, por cromatografia e texturômetro, as caraterísticas dos produtos da linha de panificação da Duas Rodas; após identificar as metodologias com melhor desempenho para as amostras será avaliado formas de melhoramento e adaptações no sentido de otimizar os procedimentos, e desenvolver uma metodologia sensorial inovadora, através da técnica de avaliação e/ou processo e, ainda formas de tratar os dados com aplicações estatísticas; ao término do estudo de identificação da metodologia inovadora serão promovidos, pelo menos dois treinamentos/cursos em procedimentos sensoriais para difusão de resultados, sendo um na empresa Duas Rodas e outro em instituições de ensino; e para promover ações de transferência de tecnologia, realizar-se-á palestras em seminários/workshop ou eventos da área, publicação em revistas ou congressos e a editoração de um manual/livro, utilizando a formação de recursos humanos através de multiplicadores por meio da interação entre a Universidade/empresa e alunos de graduação e pósgraduação. Atualmente, a aquisição de alimentos que convergem às tendências de sensorialidade e prazer são os elementos decisórios no momento da compra e a indústria precisa estar atenta a estas tendências de mercado. Desta forma, criar uma metodologia prática e mais rápida que as tradicionais, estudando o branding sensorial é uma oportunidade de agregar conhecimento e valor aos produtos da categoria.
OBJETIVOS – Estudar e comparar as tecnologias sensoriais para consumer insight existentes e propor uma metodologia inovadora que possa quantificar a percepção que o consumidor vivencia através de branding sensorial, e assim indicar uma otimização, com um menor investimento e tempo de execução para a empresa que necessita de respostas rápidas e, aumentar as chances de sucesso no mercado para os produtos da linha de panificação.
- Diferenciação da Qualidade de Grãos e de Farinha de trigo em função do Genótipo e do local de cultivo.
RESUMO – vários fatores podem influenciar no conteúdo metabólico dos grãos, e posteriormente na qualidade da farinha de trigo, sendo os mais importantes os fatores genéticos e as condições ambientais. A origem geográfica da planta está diretamente relacionada aos atributos de qualidade do trigo. Estímulos externos, como chuva, temperatura e solo de cultivo, têm grande impacto no metabolismo da planta, influenciando na formação e nos constituintes do grão. Objetiva-se com o projeto avaliar efeitos do local de cultivo sobre atributos de qualidade de grãos e farinhas de trigo. Serão utilizados grãos de trigo, Triticum aestivum L., de treze genótipos: Ametista, BRS 331, BRS Parrudo, CD 1303, FPS Certero, Marfim, ORS Vintecinco, TBIO Iguaçu, TBIO Mestre, TBIO Sintonia, TBIO Sinuelo, TBIO Sossego e TBIO Toruk. Os grãos serão provenientes de parcelas de uma rede experimental conduzida pela área de Pesquisa e Desenvolvimento da Fundação Pró-Sementes, denominada “Ensaio de Cultivares em Rede de Trigo Safra 2017”. Os diferentes genótipos de trigo serão cultivados em quatro munícipios do Estado do Rio Grande do Sul, sendo eles: Cachoeira do Sul, Santo Augusto, São Gabriel e Vacaria.
- Manutenção de Boas Práticas de Fabricação e desenvolvimento de novos produtos a partir do reaproveitamento de pães, na empresa Felmann
- Treinamento e Implementação de Boas Práticas de Fabricação de uma Indústria de Panificação
- EXTRAÇÃO, CARACTERIZAÇÃO E MODIFICAÇÃO DE AMIDO DE CASTANHA (CASTANEA SATIVA MILL.)