Início do conteúdo
    Notícias
  • CURSO DE NEUROCIÊNCIA APLICADA A TESTES SENSORIAIS COM ALIMENTOS

    A utilização de escalas e métodos tradicionais avaliativos para mensurar o impacto da experiência sensorial dos consumidores são muito limitados. Processos automáticos e inconscientes normalmente estão fora do ‘radar’ dos instrumentos de avaliação. A neurociência permite não só medir esta percepção, mas decupar ao longo do tempo as respostas emocionais bem como a intensidade destes fenômenos.
    Objetivo: Oferecer os conhecimentos fundamentais de como os estímulos sensoriais, em particular os gustativos e olfativos, modulam o sistema cognitivo e os impactos que estas respostas possuem na preferência por produtos.Conteúdo programático:
    • A neurociência em uma nova perspectiva para avaliação sensorial.
    • Emoção x sentimento – o que e como medir?
    • Medidas do sistema nervoso central- como a mente interpreta os produtos.
    • Medidas do sistema nervoso periférico- como o corpo interpreta os produtos.
    • Neurociência: uma forma mais robusta de comprovação de claims.
    • Simulação de coleta de dados em neurolab.
    • Utilização de novos equipamentos durante o curso

    O curso será realizado presencialmente na cidade de Pelotas, dia 27 de agosto de 2022 no auditório da reitoria (4º andar) da Universidade Federal de Pelotas localizado na rua Gomes Carneiro 1, Centro – Pelotas, RS – Brasil

    As inscrições podem ser realizadas através do site: https://www.even3.com.br/neuroealimentos/

    Realização: Núcleo de Estudos em Neurociência do Consumidor (@nenc.br), Laboratório de Análise Sensorial – UFPel (@lab.sensorial) e Associação Brasileira de Ciências Sensoriais e do Consumidor (@abcscoficial).
  • Palestra – Vida Útil sensorial de Alimentos

    Estão abertas as inscrições para a palestra online: Vida útil sensorial de alimentos com a Dra. Lorena Garitta (ISETA/Argentina)

    Dia 26/08 (10h a 12hs)

    A palestra tratará sobre análise de sobrevivência em vida útil sensorial, abordando delineamentos de vida útil, análises com consumidores específicos e etc.

    As inscrições podem ser realizadas pelo site: http://Even3.com.br/sensorialconsumidores

    Dúvidas e realização: Laboratório de Análise Sensorial @lab.sensorial

     

  • Dia internacional das mulheres e meninas na ciência

     

    O Dia internacional e meninas na ciência, foi instituído em 2015 pela Assembleia das Nações Unidas e passou a integrar o calendário de eventos da Fundação em 2019. E esse dia tem como objetivo de dar visibilidade ao papel e ás contribuições fundamentais das mulheres nas áreas de pesquisa científica e tecnológica.

    Segundo a ONU um em cada três pesquisadores das áreas de ciência e engenharia no mundo é mulher, essa desigualdade está privando o nosso mundo de enormes talentos e de inovação que estão por explorar. Precisamos das perspectivas das mulheres para garantir que a ciência e a tecnologia funcionam para todos.

    E para o dia de hoje a equipe do LabPan deixa um pedido, que todos criem um ambiente onde as mulheres possam realizar o seu verdadeiro potencial e as meninas de hoje se tornem as principais cientistas de amanhã.

     

  • 10 de Fevereiro – Dia mundial das leguminosas

     

    Decretado pela ONU (Organização das Nações Unidas) desde 2018, o Dia Mundial das Leguminosas é celebrado no dia 10 de fevereiro e tem como finalidade, incentivar o consumo dos grãos e alertar a população sobre sua importância em uma alimentação saudável.

    Por serem excelentes fontes de proteínas, ferro e fibras, as leguminosas fazem parte de uma dieta balanceada, sendo uma opção com excelente valor nutritivo para populações com acesso reduzido aos derivados de leite e carne.

    Além disso, os grãos contribuem para uma agricultura sustentável e promovem a biodiversidade do solo, aumentando a produtividade das terras agrícolas devido sua grande concentração de nitrogênio, afastando pragas e doenças das produções.

    O que são leguminosas?

    As leguminosas são frutos e sementes da família das Fabaceae, por serem ricas em proteínas estão presentes na dieta de veganas e vegetarianas.

    Presentes na alimentação base dos brasileiros, leguminosas como feijão, grão de bico, lentilha e amendoim são considerados indispensáveis para compor uma dieta rica em proteínas, fibras e minerais.

    Quais os tipos de leguminosas mais consumidos no Brasil?

    O Brasil é referência na produção de diferentes leguminosas, como a soja, o feijão, o grão-de-bico, e tantos outros grãos consumidos diariamente em diversos países. No entanto, há alguns alimentos que são mais difundidos na cultura alimentar brasileira.

    Feijão

    A clássica mistura de feijão com arroz é um dos pratos mais populares e presentes na alimentação básica dos brasileiros.

    Excelente fonte de proteína vegetal, o consumo do alimento varia de acordo com a região do país, que se divide entre os tipos de feijões disponíveis e sua forma de preparo.

    O feijão carioca – Phaseolus vulgaris – é o mais comum e conta com ampla aceitação nacional. Já o feijão preto, está mais presente nas refeições dos cariocas e sulistas, enquanto o feijão de corda, faz parte do dia a dia dos nordestinos.

    Soja

    A soja é a leguminosa mais produzida no mundo e é utilizada tanto para consumo humano, quanto para consumo animal. Assim como o feijão, é uma das principais fontes de proteína, além de ser rica em fósforo, manganês e cobre.

    Muito presente na alimentação de veganos e vegetarianos, auxilia na prevenção de doenças cardíacas, reduzindo as inflamações nos vasos sanguíneos e aumentando sua elasticidade.

    Lentilha

    Embora seja um alimento altamente nutritivo e com inúmeros benefícios à saúde, o consumo de lentilha pelos brasileiros ainda se limita às ocasiões especiais como o Ano Novo.

    No entanto, introduzi-la na alimentação diária apresenta uma melhora significativa no funcionamento do intestino, fortalecimento dos ossos, diminuição na absorção de gorduras, melhora na imunidade e prevenção de doenças cardíacas.

    Amendoim

    Rico em proteínas e gorduras monoinsaturadas, o amendoim é consumido pelos brasileiros como forma de petisco ou lanche e, apesar de ser um alimento popular, há quem ainda não conheça seus benefícios.

    Além de diminuir as inflamações no corpo, o alimento é uma fonte saudável de energia, auxilia no aumento do colesterol bom, combate o envelhecimento precoce e previne doenças como a anemia e diabetes.

    Referências:

    https://news.un.org/pt/story/2021/02/1741072

    https://alimentesebem.sesisp.org.br/arquivos/noticia/dia-mundial-das-leguminosas

    https://www.fsp.usp.br/sustentarea/2021/02/10/dia-mundial-das-leguminosas-10-de-fevereiro/

    https://alimentacaoemfoco.org.br/como-diferenciar-fome-ou-vontade-de-comer/

    https://institutoagro.com.br/leguminosas/