Visita acadêmica
A visita acadêmica realizada pelos alunos do curso de Licenciatura em Química da Universidade Federal de Pelotas (UFPel) nas dependências da Associação Escola Louis Braille foi um momento importante para o enriquecimento da formação acadêmica dos estudantes. Além disso, essa iniciativa contribui para a inclusão e a valorização da diversidade na educação.
Acompanhados pela professora Bruna Fary e pelo coordenador do curso, professor Bruno Pastoriza, os alunos puderam conhecer a rotina da escola, as atividades dos alunos, pacientes e profissionais da instituição e ainda participaram de uma apresentação da professora Ângela Soares, do Departamento de Atendimento Educacional Especializado (AEE) da Escola Louis Braille.
A atividade contou também com a participação da mestranda Eduarda Vieira de Souza e da graduanda Fernanda Jardim, que fazem parte do projeto acadêmico “Por uma docência inclusiva”. O objetivo principal da visita foi a elaboração de um produto final com caráter inclusivo na disciplina de Instrumentação para o Ensino de Química.
A importância desse tipo de ação está na valorização da diversidade e na promoção de uma educação inclusiva. É essencial que os futuros educadores tenham contato com diferentes realidades, para que possam desenvolver competências que os permitam atuar de forma adequada em situações que envolvam alunos com necessidades especiais.
Além disso, a visitação em escolas que atendem a alunos com deficiência visual, como é o caso da Associação Escola Louis Braille, possibilita aos futuros educadores a compreensão da importância de se pensar em soluções que levem em consideração as limitações desses alunos, visando sempre a promoção da inclusão e a garantia de uma educação de qualidade para todos.