Visita acadêmica
🏫 A visita acadêmica realizada pelos alunos do curso de Licenciatura em Química da Universidade Federal de Pelotas (UFPel) nas dependências da Associação Escola Louis Braille foi um momento importante para o enriquecimento da formação acadêmica dos estudantes. Além disso, essa iniciativa contribui para a inclusão e a valorização da diversidade na educação. 🌟
Acompanhados pela professora Bruna Fary e pelo coordenador do curso, professor Bruno Pastoriza, os alunos puderam conhecer a rotina da escola, as atividades dos alunos, pacientes e profissionais da instituição e ainda participaram de uma apresentação da professora Ângela Soares, do Departamento de Atendimento Educacional Especializado (AEE) da Escola Louis Braille. 👩🏫
A atividade contou também com a participação da mestranda Eduarda Vieira de Souza e da graduanda Fernanda Jardim, que fazem parte do projeto acadêmico “Por uma docência inclusiva”. O objetivo principal da visita foi a elaboração de um produto final com caráter inclusivo na disciplina de Instrumentação para o Ensino de Química. 💡
A importância desse tipo de ação está na valorização da diversidade e na promoção de uma educação inclusiva. É essencial que os futuros educadores tenham contato com diferentes realidades, para que possam desenvolver competências que os permitam atuar de forma adequada em situações que envolvam alunos com necessidades especiais. 🤝
Além disso, a visitação em escolas que atendem a alunos com deficiência visual, como é o caso da Associação Escola Louis Braille, possibilita aos futuros educadores a compreensão da importância de se pensar em soluções que levem em consideração as limitações desses alunos, visando sempre a promoção da inclusão e a garantia de uma educação de qualidade para todos. 🧑🦯