PROGRAMAÇÃO
CRONOGRAMA:
HORÁRIO |
SEGUNDA-FEIRA 15/05 |
TERÇA-FEIRA 16/05 |
QUARTA-FEIRA 17/05 |
8:30-10:25 |
Sessão de Comunicações 3: Religiões da Antiguidade II |
Sessão de Comunicações 5: Religião na Recepção da Antiguidade e do Medievo |
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10:35-12h |
Sessão de Comunicações 4: Religiões do Medievo |
Sessão de Comunicação 6: Religiões da Antiguidade III |
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14h-15:20 |
13:40 Sessão de Comunicações 1: Religiões da Antiguidade I |
Mesa Temática 1: Antigo Oriente |
Mesa Temática 3: Medieval |
16-17:40 |
Sessão de Comunicações 2: Religião no Ensino de História Antiga e Medieval |
Mesa Temática 2: Grécia e África Antigas |
Mesa Temática 4: Recepção e Patrimônio |
19:00 | 19:30 Conferência de Abertura | Conferência 1 | Conferência 2 (Encerramento) |
CONFERÊNCIA DE ABERTURA
“Jacinto” de Filóstrato el Viejo. Literatura y artes plásticas
Daniel Rinaldi (Universidad de la Repubica, Uruguai)
CONFERÊNCIAS
Movimento Ritual na Roma Antiga
16/05 – Terça-feira (19h) Movimento ritual na Roma antiga: o rito e os sálios
17/05 – Quarta-feira (19h) Movimento ritual na Roma antiga: as Lupercálias e a transvectio equitum
Giorgio Ferri (“Sapienza” Universidade de Roma, Itália)
MESAS TEMÁTICAS
Mesa 1 – Terça-feira (14-15:40h): Antigo Oriente
E os deuses criaram os homens… e as mulheres: o mito mesopotâmico de Atrahasîs – Katia M.P. Pozzer (UFRGS)
Meretseger a deusa dos operários de Deir el Medina – Margaret M. Bakos (UEL)
Mesa 2 – Terça-feira (16-17:40h): Grécia e África Antigas
Mitos, crenças e ritos: Representações de aspectos do ritual religioso na Antiguidade grega – Lidiane Carderaro (MAE-USP)
Mães, esposas e filhas: a participação feminina da sucessão real cuxita (VIII-V a.C.) – Marina Outeiro (UNIPAMPA)
Mesa 3 – Quarta-feira (14-13:40h): Medievo
“Uma vida tão imaculada e tão santificada”: a construção da santidade feminina nas vidas de Kunigunde von Luxemburg (975-1033) e Elisabeth von Thüringen (1207-1231) – Daniele Gallindo Gonçalves (UFPel)
Entre Cifras e Segredos: A ideia de qualidade oculta aplicada às palavras (Séc. XV-XVII) – Francisco Mendonça Jr. (UFSM)
Mesa 4 – Quarta-feira (16-17:40h): Recepção e Patrimônio
Palmira, o Daesh e o Iconoclash: da estratégia da terra arrasada à política da cultura arrasada – Diego Rabelo Nonato (UFPel)
Orfeu e Eurídice: recepção da música e mitos gregos em cemitérios modernos, em especial no Brasil – Fábio Vergara Cerqueira (UFPel)
SESSÕES DE COMUNICAÇÕES
Mesa 1- Segunda-feira (13:40-16h): Religiões da Antiguidade I
Mediadora: Darcylene Pereira Rodrigues
O cortejo pederástico entre Posídon e Pélops nas cerâmicas áticas: imagens de um mito que inspirou flertes entre erastai e eromenoi em Atenas (VI-IV A.E.C.) – Vander Gabriel Camargo (Mestrando em História – UFRGS)
Uma divindade complexa: o mito e rito a Priapo em Grécia e Roma, um apanhado de evidências espalhadas pelo Mediterrâneo Antigo (séc. III a.C. ao VI d.C.) – Vitor Naoki Miki Gomes (Mestrando em História – UFPel)
Dioniso sob controle: do ritual mitológico primitivo à Tragédia Clássica – Marina de Oliveira (Professora do curso de Teatro da UFPel)
O Sagrado e o Vinho – Degustando com Dioniso no Deipnosophistai – Luís Giovani Adamoli Castro (Mestre em História – UFPel)
Mesa 2 Segunda-feira (16-17:45h): Religião no Ensino de História Antiga e Medieval
Mediadora: Jessica Santos
Religiões no Mundo Romano: possibilidades (e impossibilidades) para o ensino fundamental através do set brasil – Ismael Wolf Ferreira (Doutorando em História – UNIRIO)
O ensino de História Antiga através do uso de mitos: um relato de experiência – Franklin Donatello Rosa (Mestrando em História – UFPel)
Ensino, Pesquisa e Extensão em História Antiga: a proposta do podcast Diálogos Olimpianos do GEMAM – Bernardo do Amaral Brandão (Graduando em História – UFSM)
Mesa 3 – Terça-feira (8:30): Religiões da Antiguidade II
Mediador:
A efeminação dos sacerdotes “galos” do culto de Atargátis na cidade sagrada de Hierápolis: uma análise da obra A Deusa Síria, de Luciano (século II EC) – Maria Clara Turcato da Costa (Graduanda em História – UFSM)
Por vossa majestade, dê-lhe uma morte ruim: as relações entre oferendas votivas, magia e relações sociais em Mogontiacum no século II – Jessica Brustolim (Mestranda em História – USP)
Mesa 4 – Terça-feira (10:35-12h): Religiões do Medievo
Mediador: Maurício da Cunha Albuquerque
“Mostrem-lhe, pois, o que não há nunca visto”: as “maravilhas” (karāmāt) dos santos e as “maravilhas” (‘aja’ib) dos iogues através de ibn Battuta (1304-1368 d.C./703-770 H.) – Patrik Madruga Gonçalves (Mestrando em História – UFSM)
Alquimista em nome de Deus: a alquimia cristã no século XVI – Isabel Antonello Flores (Graduanda em História – UFSM)
Se você não é uma religião, meu culto é a quem? A heresia cátara como dependente da cristandade – Adrienne Peixoto Cardoso (Mestranda em História – UFPel)
Mesa 5 – Quarta-feira (8h30h): Religião na Recepção da Antiguidade e do Medievo
Mediador: Daniele Gallindo
A Tradição de Gandhara e seus Budas: a recepção do legado helenístico pelos Governantes do Império Kushan (séc. III EC) – Cristian de Silveira (Mestrando em História – UFRGS)
“Si este pagano se tornase cristiano”: uma análise da conversão nas recepções franco-ibéricas do legendário carolíngio (séc. XII-XVI) – Gregory Ramos Oliveira (Mestrando em História – UFPel)
Os Vitorianos, a Idade Média e o Mito do Rei Cruzado: Um Estudo de Caso sobre o Culto à Imagem de Ricardo I (1819 – 1901) – Mauricio da Cunha Albuquerque (Doutorando em História – UFPel)
Um selo cabalístico na cidade positivista: fato ou alucinação? – Guilherme Rodrigues Bruno (Professor do curso de Arquitetura e Urbanismo – UFFS)
Mesa 6 – Quarta-feira (10:30): Religiões da Antiguidade III
Mediador: Matheus Barros
Diluindo o vinho dos bêbados: quem foi, quem deixou de ser, e quem veio a se tornar Dioniso – Margot Barros Busato (Graduanda em História – UFPel)
A poética de Sófocles: Dejanira e o Coro feminino – Darcylene Pereira Domingues (Doutoranda em História – UFPel)
Política e Dioniso: notas sobre a relação entre pólis e tragédia – Matheus Barros da Silva (Doutorando em História (UFRGS)
Eros e Afrodite: o amor avassalado encontrado nas poesias de Safo de Lesbos – Talita dos Santos (Mestranda em História – UFPR)