Professor Titular do Departamento de História da Universidade Federal de Pelotas. Bolsista Produtividade CNPq PQ1d em Arqueologia. Pesquisador Visitante na Universidade de Heidelberg – Instituto de Arqueologia Clássica. Pesquisador da Fundação Humboldt/Alemanha – modalidade Pesquisador Experiente – Arqueologia Clássica (desde 2014). Graduou-se no curso de Licenciatura em História pela Universidade Federal do Rio Grande do Sul (1989) e concluiu doutorado em Antropologia Social, com concentração em Arqueologia Clássica, pela Universidade de São Paulo (2001). Coordenador do Programa de Pós-Graduação em História da UFPel (2015-2017). Leciona nos cursos de História Licenciatura e Bacharelado, Antropologia/Arqueologia Bacharelado. Entre 2006 e 2009, professor do Mestrado em Ciências Sociais. Desde 2007, professor permanente dos Cursos de Doutorado e Mestrado em Memória Social e Patrimônio Cultural/UFPel, e, desde 2009, dos Cursos de Mestrado e Doutorado em História/UFPel. Nesta universidade, foi diretor do Instituto de Ciências Humanas por dois mandatos (2002-2010), coordenador do Curso de História (2000-2002), idealizador e coordenador do Laboratório de Antropologia e Arqueologia (2001-2012), do Museu Etnográfico da Colônia Maciel (desde 2006), do Museu da Colônia Francesa (desde 2015), do Laboratório de Estudos da Cerâmica Antiga (desde 2011) e do Circuito de Museus Étnicos (desde 2008). Foi Presidente (2001-2003) e Vice-Presidente (2004-2005) da Sociedade Brasileira de Estudos Clássicos, tendo sido Presidente do V Congresso da Sociedade Brasileira de Estudos Clássicos (SBEC), realizado em 2003. Foi coordenador nacional do GT de História Antiga da Associação Nacional de História (ANPUH) entre 2007 e 2008. Editor adjunto das revistas Cadernos do Lepaarq (UFPel) e Interfaces Brasil – Canadá. Entre outros, Integrou ou integra os conselhos editoriais dos seguintes periódicos: Dimensões. Revista de História (UFES); Metis (UCS); Cadernos do LEPAARQ. Textos de Antropologia, Arqueologia e Patrimônio (UFPEL); Justiça & História (Tribunal de Justiça do RS); Memória em Rede (UFPel); Patrimônio e Memória (UNESP); Plêthos (UFF); Romanitas (UFES) e Classica. Revista da SBEC. Experiência na área de História, ênfase em Arqueologia Histórica e Arqueologia Clássica, atuando principalmente nos seguintes temas: música, arqueologia, antiguidade clássica, história antiga e iconografia. Dedica-se ainda às áreas de Memória Social e Patrimônio Cultural, bem como à gestão museológica. Pesquisou junto a instituições estrangeiras, tais como Centre Jean Bérard / École française de Rome – Nápoles, École française d’Athènes e Instituto de Arqueologia Clássica da Universidade de Heidelberg. Membro da Sociedade Brasileira de Estudos Clássicos – SBEC, da Associação de Arqueologia Brasileira – SAB, da Associação Nacional de História – ANPUH, da MOISA International Society for the Study of Greek and Roman Music & it’s Cultural Heritage e do International Council for Traditional Music / ICTM – Iconography of Performing Arts Study Group. Membro da diretoria da MOISA Society 2018-2020. Atualmente realiza Pós-Doutorado junto ao Programa de Pós-Graduação em História Comparada – PPGHC/UFRJ.
Profa. Dra. Carolina Kesser Barcellos Dias
Possui graduação em História pela Universidade Estadual Paulista Júlio de Mesquita Filho – UNESP (1998), mestrado em Arqueologia pela Universidade de São Paulo – USP (2003), doutorado em Arqueologia pela Universidade de São Paulo (2009), pós-doutorado em Arqueologia pelo Museu de Arqueologia e Etnologia da Universidade de São Paulo (2012), e pós-doutorado em História pela Universidade Federal de Pelotas (2016). Atualmente é coordenadora e pesquisadora-associada do Laboratório de Estudos sobre a Cerâmica Antiga (LECA) da Universidade Federal de Pelotas (UFPel), professora permanente no Programa de Pós Graduação em História, da Universidade Federal de Pelotas (PPGH-UFPel), e pós-doutoranda (bolsista PNPD – CAPES) no PPGH-UFPel.
Membros Discentes Atuais:
Caroline Melo Armesto
Possui graduação em Bacharelado em História pela Universidade Federal de Pelotas (UFPel) e, atualmente, é graduanda em Licenciatura em História pela mesma instituição. É pesquisadora integrante do Laboratório de Estudos sobre a Cerâmica Antiga (LECA-UFPel). Colaboradora do projeto Ergane: Arqueologia Digital na Educação (UFRGS). Foi bolsista de iniciação ao ensino como monitora da disciplina de História da Antiguidade Ocidental e do projeto de extensão Jornada de História Antiga. Tem interesse em História Antiga, Arqueologia Clássica, Literatura Latina e Numismática.
Franklin Donatello Rosa
Licenciado em História pela Universidade Federal de Pelotas, atualmente mestrando em História pelo Programa de Pós Graduação em História UFPel. Membro do Grupo de pesquisa Centro de Estudos e Investigações em História da Educação (CEIHE).
Jéssica Renata Santos Silva
Graduanda em História Licenciatura pela Universidade Federal de Pelotas (UFPel). Membro discente do Laboratório de Estudos sobre a Cerâmica Antiga (LECA). Membro colaborador do Grupo de Ensino, Pesquisa e Extensão – Comunicação Cultura e Tecnologia ( CoCTec). Membro discente do projeto de pesquisa ”Ensino de Física com uso de novas Tecnologias e atividades Lúdicas”. Membro discente do Projeto de extensão Projeto Auxilia: preparatório para o ENEM. Membro discente do projeto de extensão Explorando o uso de inteligência Artificial para suporte a Tecnologia Educacional. Membro discente do projeto de ensino Ensinar História no tempo presente: debates e (im)permanência teóricas e práticas. Bolsista de Extensão do Projeto “Jornada de História Antiga da UFPel”.
João Pedro Vitoriano Fabri
Graduando em História Bacharelado pela Universidade Federal de Pelotas. Estudante-pesquisador no Laboratório de Ensino em Cerâmica Antiga (LECA) e Bolsista de Iniciação Científica pelo Programa PIBIC/ CNPq no Projeto intitulado: “Representações iconográficas de instrumentos musicais na pintura dos vasos ápulos: relações interculturais greco-indígenas na Magna Grécia (século V e IV a.C.)”, sob orientação do Prof. Dr. Fábio Vergara Cerqueira, com apoio do CNPq, CAPES e Fundação Humboldt.
Ma. Milena Rosa Araújo Ogawa
Doutoranda (bolsista CAPES), Mestra (2017) e Bacharela (2018) em História pela Universidade Federal de Pelotas, Especialista em Direitos Humanos e Cidadania (2015) e Licenciada em História (2014) pela Universidade Federal do Pampa – Campus Jaguarão. Bacharelanda em Antropologia, linha de formação em Arqueologia pela Universidade Federal de Pelotas. Estudante-pesquisadora do Laboratório de Estudos sobre a Cerâmica Antiga (LECA-UFPel) e do Grupo de Pesquisa em Práticas Mortuárias no Mediterrâneo Antigo, CNPq (TAPHOS-USP).
Ana Beatriz Santana Nogueira Santos
Mestranda em História pela Universidade Federal de Pelotas (UFPel); Especialista em Ensino de História pela Universidade Candido Mendes; Graduada em Licenciatura Plena em História na Universidade de Pernambuco Campus Petrolina. Pesquisa voltada à área de Grécia Antiga, mais especificamente à educação feminina no período arcaico com foco nos poemas de Safo de Lesbos. Foi bolsista voluntária em Iniciação Científica com o seguinte tema: Mídias Digitais e Tecnologia Aplicada ao Ensino de Histó
ria Antiga: A Cidade Romana em Foco (2016-2017). Foi bolsista voluntária em Iniciação Científica com o seguinte tema: Safo de Lesbos e a Complexidade da Educação Feminina (2018-2019). Foi bolsista CAPES do Programa Residência Pedagógica (2018-2019). Participa do Grupo de Estudos sobre Épicos e Performatividades na Antiguidade (GEEPA). Participante discente do Laboratório de Estudos sobre Cerâmica Antiga (LECA-UFPel).
Mestrando (2021) pelo Programa de Pós-Graduação em História da Universidade Federal de Pelotas – PPGH/UFPel e Bacharel (2018) em História pela Universidade Federal do Rio Grande – FURG. Estudante-pesquisador do Laboratório de Estudos sobre a Cerâmica Antiga (LECA-UFPel) e do Grupo de Pesquisa Cultura e Política no Mundo Antigo (FURG). Atuante na linha de Pesquisa gênero e sexo no mundo antigo.