Início do conteúdo
Atividades Musicais

 

 

 

 

 

 

 

DATA: 03.06.19

HORA: 19h

LOCAL: Auditório do CECH

Rua Alberto Rosa, 117 – Porto – Pelotas

RECITAL DE ABERTURA

“Burlesco, pelejeador, amoroso e devoto”

Grupo Iluminura

Conjunto de música tardo-medieval e renascentista

É um grupo artístico dedicado à pesquisa e a prática musical. Formado em 2016, tem atuado em diversos espaços acadêmicos e culturais da cidade de Pelotas e região. Com base na pesquisa musical, dedica-se a elaborar arranjos e adaptações, e a interpretá-las em performances públicas. O resultado se dá na elaboração de um repertório histórico com ênfase nas interdisciplinaridades contidas nos materiais artísticos analisados. O grupo é formado por docentes que atuam nos Cursos de Música do Centro de Artes da UFPel.
O repertório apresenta, em especial, a musical vocal secular da virada dos séculos XV e XVI. A poesia é de temática  burlesca, militante, de amores e devoção.  O repertório inclui ainda peças instrumentais, desta mesma época, destinadas às danças de roda.

MÚSICOS:

João A. Staub Gomes (alaúde), Werner Ewald (flautas), Leonora Oxley (canto), Marcelo Borba (percussão) e Carlos W. Soares (cello).

REPERTÓRIO:

  1. Johann Steuerlein (séc. XVI) – Wie lieblich is der Maien
  2. Anônimo (Cancionero de Palacio) (séc. XV-XVI) – Calabaça
  3. Juan del  Encina (1468- 1529/30) – Levanta,  Pascual (Cancionero de Palacio)
  4. Juan del  Encina (1468- 1529/30) – Más vale trocar (Cancionero de Palacio)
  5. Tielman Susato (1500-1560) – Mein Freund
  6. Jacques Moderne (1500-1560) – Lustiger Reihentanz
  7. Melodia anônima (séc. XV?) e texto de William Shakespeare (1564-1616) / “Hamlet” – Tomorrow is Saint Valentine’s Day
  8. Juan del Encina (1468- 1529/30) (Cancionero de Palacio) – Oy comamos y bebamos

INSTRUMENTOS:

alaúde, flautas, canto, percussão e cello.

DATA: 06.06.19

HORA: 17:30h

LOCAL: Auditório do CECH

Rua Alberto Rosa, 117 – Porto – Pelotas

RECITAL

“Mitos gregos na literatura para flauta”

Raul Costa d’Ávila (flauta solo)

REPERTÓRIO:

  1. Claude Débussy (1862-1918) – Syrinx
  2. Charles Koechlin (1867-1950) – Les Chants de Nectaire (opus 198 – 199 – 200)
  3. Thiago Costa Perdigão (1989 – ) Suíte Marsias

INSTRUMENTOS:

Flauta transversa e piccolo

DATA: 07.06.19

HORA: 16h

LOCAL: Auditório do CECH

Rua Alberto Rosa, 117 – Porto – Pelotas

RECITAL DE ENCERRAMENTO

“Narrativas Medievais”

Música Mundana

Conjunto de Músicas Antigas e Tradicionais (Porto Alegre)

O repertório compõe-se de canções registradas entre os séculos XII e XIV, que trazem diferentes narrativas acerca do amor cortesão, da religiosidade, relações humanas e elementos da natureza. Inclui canções muçulmanas, judaicas e cristãs, as quais expressam a intensificação do culto mariano no segundo milênio, como exemplo, as cantigas em louvor a Santa Maria escritas por Afonso X (1221-1284), rei de Leão e Castela, compostas às centenas.

MÚSICOS:
Ângelo Primon, Deisi Coccaro, Eliana Vaz Huber, Flávia Domingues Alves, Guilherme Roman Marangon e Laís Belinski Roman.

REPERTÓRIO:

  1. Anônimo – Allahu Akbar (canto islâmico)
  2. Anônimo – Morenica a mi me llaman (canção sefardita)
  3. Anônimo – La rosa enflorece (canção sefardita)
  4. Anônimo – Saltarello (dança instrumental)
  5. Afonso X – Cantigas de Santa Maria, Nº 353. Quen a omagen da virgen
  6. Afonso X – Cantigas de Santa Maria, Nº 10. Rosa das rosas
  7. Afonso X – Cantigas de Santa Maria, Nº 100. Santa Maria strela do dia
  8. Anônimo – Summer is icumen in (versão vocal)
  9. Anônimo – Il trotto (dança instrumental)
  10. Ricardo Coração-de-Leão (1157-1199) – Ja nuns hons pris
  11. Anônimo – Summer is icumen in (versão instrumental)
  12. Anônimo – Al entrada del Temps Clar (canção para a entrada da primavera)

INSTRUMENTOS:

flautas, gemshorns, krumhorn, cornamusa, oud, alaúde, viola, cítola, setar, santur, harpa celta, harpa gótica, lira, saltério de dedo, saltério de arco, rabecas, viela de roda, derbak, tabla, riq, daff, címbalos e campânulas.