Início do conteúdo
Jornada de História Antiga

 

Em 2022, a Jornada de História Antiga da UFPel completou 30 anos de trajetória. Em sua modalidade, é hoje o evento mais antigo da universidade. Para comemorar este feito, realizaremos em 2023 a XXIII edição, intitulada “Mitos, crenças e ritos: religiões do mundo antigo e medieval”.

A proposta do evento é proporcionarmos um debate sobre aspectos da religiosidade de variadas civilizações e culturas da Antiguidade e do Medievo, trazendo a diversidade em suas várias expressões, no que tange seus mitos, crenças e rituais. A proposto do evento comporta ainda o estudo das formas de recepção das religiões antigas em suas diferentes posteridades, inclusive no mundo moderno e contemporâneo, contemplando até os debates sobre a presença da religiosidade antiga na cultura pop (exemplo: personagens mitológicos gregos e egípcios), assim como as possibilidades de se trabalhar com o tema no ensino de História.

Ao longo destes 30 anos de JHA/UFPel, alternamos edições locais e internacionais. A XXIII JHA será uma edição internacional, com palestrantes convidados, do exterior e do Brasil, os quais compartilharão resultados de suas pesquisas em conferências, palestras e minicursos. Para fomentar o diálogo entre os pesquisadores consolidados e pesquisadores emergentes, em diversos níveis de formação, haverá também apresentação de comunicações, por inscrição, abertas à participação de graduandos a doutores. Professores da rede de ensino sintam-se convidados a participarem, quer como público, quer como comunicadores.

Após duas edições realizadas em modo remoto, na XXIII JHA queremos nos encontrar, compartilhar nossas experiências e trocas presencialmente. Assim, o evento será integralmente presencial. Fique atento à divulgação do evento, em nossa página!