Início do conteúdo
Jornada de História Antiga

Inscrições para comunicações PRORROGADAS até 15/04/2019 através do formulário de inscrição. As orientações necessárias podem ser encontradas no Call For Papers.

 

Iniciada em 1992, desde 2012 promovida pelo Laboratório de Estudos sobre a Cerâmica Antiga LECA/UFPel, a Jornada de História Antiga – JHA/UFPel pretende nesta edição promover diálogo, nacional e internacional, acerca da música em diferentes culturas da Antiguidade e Medievo, com pesquisadores sênior e júnior. Observar-se-ão várias inter-relações, sobretudo a indissociabilidade entre música, poesia e dança, além das contribuições da História antiga, Arqueologia clássica, Epigrafia, Filologia clássica, Filosofia antiga e Teoria musical, com atenção particular às imagens e materialidades como fonte. A perspectiva interdisciplinar inclui a dimensão musical em si, nos estudos musicológicos, teóricos e de performance, estimulando-se na programação a apresentação de performances referentes à música da Antiguidade e do Medievo.
Entre os convidados, conta-se com integrantes de redes de pesquisa/projetos internacionais, com os quais os pesquisadores nacionais interagem (principalmente a MOISA Society – International Society for the Study of Greek and Roman Music). Área em expansão em escala internacional, no Brasil há hoje um número de pesquisadores consolidados neste campo, principalmente em três universidades (UFPel, UFPR e UNB). Mas há um número crescente de pesquisadores emergentes dedicados à música antiga e medieval como tema central ou paralelo de suas investigações, nomeadamente na UNICAMP, UFG, USP, UFRGS, UFRJ e UERJ. Assim, entre os objetivos do evento inclui-se criar um espaço para agregar os pesquisadores da área, de forma a fomentar nacionalmente de modo contínuo as pesquisas neste campo. Cabe acrescentar que será o primeiro evento dedicado à temática da música na Antiguidade no Brasil e no Cone Sul.

 

    Novidadees
  • INSCRIÇÕES PRORROGADAS

    (Clique na imagem para ser direcionado ao formulário de inscrição)

    Todas as informações sobre a XX Jornada de História Antiga: