Para fazer o download da programação completa das sessões de comunicação, clique aqui (versão atualizada).
TERÇA-FEIRA | manhã
SESSÃO 1 | MINIAUDITÓRIO 1 – CEHUS
| APRESENTADOR | TRABALHO | HORÁRIO |
| CRISTIANO SANDIM PASCHOAL | LER E ESCREVER: ATOS DIALÓGICOS | 09:00 |
| RITA DE LIMA NÓBREGA | O ESTRANHAMENTO NO DISCURSO DE GABRIELA LEITE | 09:15 |
| RUANY MAIRA DA SILVA SILVA | SUZANE DA ROSA RIBEIRO | BAJUBÁ ALÉM DO LACRE: PROCESSOS DE SUBJETIVAÇÃO E CONSTITUIÇÃO DE SENTIDOS | 09:30 |
| VERÔNICA LORENSET PADOIN | MAPEAMENTO DE ESTUDOS SOBRE (MULTI)LETRAMENTO(S) NO CONTEXTO ACADÊMICO BRASILEIRO | 09:45 |
| BRUNA VITÓRIA TEJADA | PRÉ-CONSTRUÍDOS DO MACHISMO NO DISCURSO SOBRE FEMINISMO | 10:00 |
| DÉBORA LUCIENE PORTO BOENAVIDES | A REVALORIZAÇÃO VOCABULAR POR MOVIMENTOS SOCIAIS BRASILEIROS: A RESISTÊNCIA CONTRA O DISCURSO CONSERVADOR | 10:15 |
| DOUGLAS GADELHA SÁ | O DISCURSO NEOLIBERAL E A PRODUÇÃO DO IMAGINÁRIO SOCIAL NO CONTEXTO DAS PARCERIAS PÚBLICO-PRIVADAS NA EDUCAÇÃO | 10:30 |
| LUCIANA SARATT | ETHOS E CRÍTICA SOCIAL EM CHICO BUARQUE: UMA ANÁLISE DISCURSIVA | 10:45 |
| LUCIANE ALVES BRANCO MARTINS | O DISCURSO DA INTOLERÂNCIA SOBRE A MULHER NAS REDES SOCIAIS: UMA ANÁLISE BAKHTINIANA | 11:00 |
SESSÃO 2 | SALA 202 – CCHS
| APRESENTADOR | TRABALHO | HORÁRIO |
| EDUARDA F. RODRIGUES | EMILI F. FERNANDES | BANCO DE POLÍTICAS PÚBLICAS SOBRE LÍNGUAS NO BRASIL: CONSTRUÇÂO DE ARQUIVO E PRODUÇÃO DE CONHECIMENTO | 09:00 |
| ÁLVARO RUTKOSKI DIDIO | ANAMARIA WELP | MAPEAMENTO DAS NECESSIDADES LINGUÍSTICAS DA COMUNIDADE INTERNACIONAL EM MOBILIDADE NA UFRGS: CAMINHOS PARA A CONSTRUÇÃO DE UMA POLÍTICA LINGUÍSTICA DE INTERNACIONALIZAÇÃO | 09:15 |
| ANNA JÚLIA KARINI MARTINS | POR QUE APRENDER LÍNGUAS? MOTIVAÇÕES DE ALUNOS E IDEOLOGIAS LINGUÍSTICAS | 09:30 |
| DÉBORA MEDEIROS DA ROSA AIRES | FRONTEIRAS E CONTATOS NA SALA DE AULA DE LÍNGUA ESTRANGEIRA: REFLEXÕES SOBRE IDEOLOGIAS LINGUÍSTICAS | 09:45 |
| ALESSANDRA STEFANELLO | RELAÇÕES DE PODER NO DISCURSO: AGRICULTURA FAMILIAR SIGNIFICADA NA PROPAGANDA “AGRO, A INDÚSTRIA RIQUEZA DO BRASIL” | 10:00 |
| MARION RODRIGUEZ DARIZ | CLARICE VAZ PERES ALVES | ATIVIDADES ORGANIZADORAS DE ENSINO: PRODUÇÃO E ANÁLISE | 10:15 |
| LUCIANE OLIVEIRA DE SOUZA SINOTT DA SILVA | A SUPERFÍCIE DA SOMBRA: UMA ABORDAGEM DOS ESPAÇOS FRONTEIRIÇOS E SUA TRANSMIDIAÇÃO PARA O CINEMA | 10:30 |
| ANDRÉ LUIZ RAMALHO AGUIAR | PRAÇA CORONEL PEDRO OSÓRIO COMO FONTE PARA O ESTUDO DO PATRIMÔNIO CULTURAL DA HISTÓRIA DA TRADUÇÃO EM PELOTAS | 10:45 |
SESSÃO 3 | AUDITÓRIO – CEHUS
| APRESENTADOR | TRABALHO | HORÁRIO |
| AROLDO GARCIA DOS ANJOS | METAPOESIA E INTERTEXTUALIDADE: ASPECTOS DA MODERNIDADE NO POEMA “REVISITAÇÃO”, DE JOSÉ PAULO PAES | 09:00 |
| FERNANDA GONÇALVES VIEIRA | OCRE (1925), DE ALFONSINA STORNI, À LUZ DA POÉTICA DO ESPAÇO, DE GASTON BACHELARD | 09:15 |
| JOÃO WILSON DE FREITAS FONTOURA | AS VOZES DO TESTEMUNHO NO ROMANCE NAS TUAS MÃOS DE INÊS PEDROSA (1997) | 09:30 |
| NÍCOLLAS CAYANN | JULIANA PRESTES DE OLIVEIRA | O LUGAR DO QUEER EM SALÓN DE BELLEZA | 09:45 |
| DANIELA SCHWARCKE DO CANTO | AS CARTAS DE AMOR DE WHITMAN E GILCHRIST | 10:00 |
| ANNABELA BERUDI LEAL | PRÁTICAS DE TRADUÇÃO – UM RELATO DE EXPERIÊNCIA A PARTIR DO PROJETO “TRADUZINDO CONTOS DE HIMANI BANNERJI: UM PROCESSO DE TRADUÇÃO LITERÁRIA E CULTURAL” | 10:15 |
| LARISSA MEDEIROS | POSIÇÃO IDEOLÓGICA AO SELECIONAR E TRADUZIR DETERMINADA OBRA | 10:30 |
| ANGIULI COPETTI DE AGUIAR | AS PARTICULARIDADES DO BLANK VERSE E SUA TRADUÇÃO | 10:45 |
| NATHALY NALERIO | LA ARMADURA DE ALFONSINA STORNI VERTIDA PARA O PORTUGUÊS | 11:00 |
QUARTA-FEIRA | tarde
SESSÃO 1 | MINIAUDITÓRIO 1 – CEHUS
| APRESENTADOR | TRABALHO | HORÁRIO |
| FELIPE BONOW SOARES | DISPUTAS DISCURSIVAS NO TWITTER SOBRE O 31 DE MARÇO DE 1964 | 14:00 |
| GABRIELA DE MELLO | GIANE SOARES FAGUNDES | O FIM DO MINISTÉRIO DO TRABALHO E AS CONVERSAS COM @JAIRBOLSONARO NO TWITTER | 14:15 |
| GRACIELE URRUTIA DIAS SILVEIRA | “É SÓ TROLLAGEM”: VIOLÊNCIA, HUMOR E GÊNERO EM INTERAÇÕES EM GRUPOS E PÁGINAS DE JOGADORES DE LEAGUE OF LEGENDS NO FACEBOOK | 14:30 |
| RAQUEL SOUZA DE OLIVEIRA | ARTUR RUIZ SOUZA | LUCAS GUNTZEL | PRÁTICAS DIGITAIS: IDENTIDADE LINGUÍSTICA EM JOGOS ONLINE | 14:45 |
| TAIANE VOLCAN | ESTRATÉGIAS DO DISCURSO POLÍTICO NO CIBERESPAÇO: UMA ANÁLISE DAS PÁGINAS DOS CANDIDATOS À PRESIDÊNCIA NO BRASIL NO FACEBOOK | 15:00 |
| VÍVIAN VAGHETTI VIEIRA | NOVA ORDEM: O DISCURSO ANTIVACINAS NA ERA DA DESINFORMAÇÃO | 15:15 |
| MAICON FARIAS VIEIRA | CHARLENE BRUM DEL PUERTO | NARRATIVAS SOBRE O PATRIMÔNIO NEGRO: A PERSPECTIVA DE MEMBROS DE NEABI’S SOBRE O ATRATIVO TURÍSTICO CHARQUEADAS NA CIDADE DE PELOTAS | 15:30 |
| PABLO MACHEL NABOT SILVA DE ALMEIDA | CONTRIBUTOS DA TEORIA PSICOLINGUÍSTICA DO PARALELISMO ESTRUTURAL PARA O PROCESSO DE ENSINO-APRENDIZAGEM DO PADRÃO CULTO DO PORTUGUÊS | 15:45 |
| RUBÉN ARRIAGADA | APONTAMENTOS PARA UMA ABORDAGEM DE CÓMO ASESINAR A FELIPES DESDE A ANÁLISE DO DISCURSO, NO CONTEXTO DAS MOBILIZAÇÕES ESTUDANTIS CHILENAS (2006-2011) | 16:00 |
SESSÃO 2 | AUDITÓRIO – CEHUS
| APRESENTADOR | TRABALHO | HORÁRIO |
| JULIANE ALVES RIBEIRO DE MOURA | CURSOS DE CAPACITAÇÃO EM LIBRAS NA UNIVERSIDADE PÚBLICA: ESTUDO DA ACESSIBILIDADE NA UFPEL | 14:00 |
| CAROLINA MACEDO DE VASCONCELOS | ESTIMULAÇÃO DA LEITURA E DA ESCRITA A PARTIR DA HISTORIA “CINDERELA SURDA” | 14:15 |
| MELISSA NOVACK OLIVEIRA RIBEIRO | THAÍS PHILIPSEN GRUTZMANN | PROJETO SACOLA VIAJANTE NA EDUCAÇÃO DE SURDOS | 14:30 |
| HENIANE PASSOS ALEIXO | THAÍS PHILIPSEN GRUTZMANN | LIVRO LINHA DO TEMPO DE UMA ALUNA COM SURDOCEGUEIRA CONGÊNITA | 14:45 |
| ANA PAULA RODRIGUES BASTOS | AS AULAS DE LÍNGUA INGLESA SOB A PERSPECTIVA DO INTÉRPRETE DE LIBRAS | 15:00 |
| BIBIANA SIEBEL FLINKER | NORBERTO NICLOTTI CATUCI | A VARIAÇÃO DA LÍNGUA INGLESA ATRAVÉS DE TAREFAS PEDAGÓGICAS NA DISCIPLINA DE INGLÊS V DO CURSO DE LETRAS | 15:15 |
| VALÉRIA ZANNETI NEY | A CONSCIÊNCIA LINGUÍSTICA LEXICAL SOB O VIÉS DA TEORIA SOCIOCULTURAL: A POSSIBILIDADE DA PERCEPÇÃO DE CONSTRUÇÃO DO CONHECIMENTO POR APRENDIZES ADULTOS EM LÍNGUA INGLESA | 15:30 |
| CRISTINA BORGES GIL | O PRINCÍPIO IDIOMÁTICO E O PRINCÍPIO DA ESCOLHA ABERTA EM TEXTOS DE APRENDIZES DA LÍNGUA INGLESA | 15:45 |
| GISELE MEDINA NUNES | PROGRAMAS DE AVALIAÇÃO AUTOMÁTICA DA ESCRITA: DESENVOLVENDO UMA HABILIDADE EM LE DE FORMA AUTÔNOMA | 16:00 |
| DÊNER DA SILVA RAMOS | A GAMIFICAÇÃO NO ENSINO DE LÍNGUA INGLESA | 16:15 |
| GRAZIELLA STEIGLEDER GOMES | ARIANE TREGES NORONHA GONÇALVES | PORTUGUÊS BRASILEIRO ENQUANTO VARIÁVEL NO APRENDIZADO DE INGLÊS COMO LÍNGUA ADICIONAL | 16:30 |
SESSÃO 3 | MINIAUDITÓRIO 2 – CEHUS
| APRESENTADOR | TRABALHO | HORÁRIO |
| MILENA ALVES BORBA | OS ECOS PLATONICOS EM LAS RUINAS CIRCULARES | 14:00 |
| MÁRCIA DOS SANTOS SOARES DA ROCHA | EXPERIÊNCIA E POBREZA: UMA REFLEXÃO SOBRE O HOMEM CONTEMPORÂNEO | 14:15 |
| RAFAEL DIAS FERREIRA | O TRATADO DO SUBLIME (ΠΕΡÌ ὝΨΟΥΣ), DE PSEUDO-LONGINO | 14:30 |
| RODRIGO DE PAULA OLIVEIRA | A CRIAÇÃO DO MUNDO NAS NARRATIVAS COSMOGÔNICAS DAS CULTURAS GREGA E DESANA | 14:45 |
| SILVIA RAIMUNDI FERREIRA | A NOÇÃO DE INFORME EM GEORGES BATAILLE | 15:00 |
| HÊMILLE RAQUEL SANTOS PERDIGÃO | REALISMO E REALIDADE, EM BALZAC, FLAUBERT E JOYCE | 15:15 |
| ROSA MARIA DA SILVA FARIA | A REPRESENTAÇÃO INTELECTUAL SOBRE O MITO DE “EVITA” | 15:30 |
| RAPHAELA PALOMBO BICA DE FREITAS / LAIS SILVA GARCIA | UMA PROPOSTA DE ENSINO DO SUJEITO COM HISTÓRIAS EM QUADRINHOS | 15:45 |
| INGRID TEIXEIRA DA SILVEIRA | MILENA KUNTZLER | LÁ VEM HISTÓRIA… UM PROJETO DE LEITURA DO TEXTO LITERÁRIO POR MEIO DO CONTO “O RAPAZ QUE HABITAVA OS LIVROS” DE VALTER HUGO MÃE | 16:00 |
QUINTA-FEIRA | manhã
SESSÃO 1 | SALA 202 – CCHS
| APRESENTADOR | TRABALHO | HORÁRIO |
| ANDRESA MARTINS DE ANDRADE MEDEIROS | LINGUAGEM E PODER NO ACESSO À SAÚDE: A MEDIAÇÃO DISCURSIVA NO CONTEXTO MIGRATÓRIO DE SÃO PAULO | 09:00 |
| CLARICE VAZ PERES ALVES | MARION RODRIGUES DARIZ | UM OLHAR PARA A REVISÃO E A REESCRITA: DOIS PROCESSOS DISTINTOS E COMPLEMENTARES | 09:15 |
| GISELLE LIANA FETTER | PRINCÍPIOS DIALÓGICOS E AXIOLÓGICOS DA CONCEITUAÇÃO DE DIVULGAÇÃO CIENTÍFICA | 09:30 |
| GRACIELE DE PAULA SANTOS CORDEIRO | DISCURSOS EM SRS SOBRE TRADUÇÃO: A LÍNGUA JAPONESA EM UM PEDESTAL? | 09:45 |
| PEDRO EMANOEL PERES DIANI | A ARTE COMO LINGUAGEM: INSERÇÃO PARA COMUNIDADE | 10:00 |
| THOMAS ROCHA | O DISCURSO DO LINGUISTA: UM CONFRONTO DE VOZES | 10:15 |
| GUSTAVO HOFFMANN MOREIRA | GRACIELE DE PAULA SANTOS CORDEIRO | METODOLOGIA PERT/CPM DE GESTÃO DE PROJETOS PARA A ELABORAÇÃO DE UM SYLLABUS GRAMATICAL BÁSICO DE LÍNGUA ESTRANGEIRA: UM ESTUDO DE CASO PARA A LÍNGUA JAPONESA | 10:30 |
| KARINA DOS REIS CONSTANTIN / PATRÍCIA STREPPEL HARTEMINK | PERSPECTIVAS DE ENSINO E APRENDIZAGEM SUBJACENTES ÀS ATIVIDADES DO LIVRO DIDÁTICO FOUR SKILLS 2 | 10:45 |
| ANA PAULA ROESLER LEGG | INTERNACIONALIZAÇÃO E LINGUAGEM: O DESENVOLVIMENTO DA COMPETÊNCIA SIMBÓLICA ATRAVÉS DO MATERIAL DIDÁTICO | 11:00 |
| MIRELA SCHÖPFER KLEIN | O APAGAMENTO DA LÍNGUA GUARANI NOS PROCESSOS DE RESISTÊNCIA DAS MISSÕES/RS | 11:15 |
SESSÃO 2 | AUDITÓRIO – CEHUS
| APRESENTADOR | TRABALHO | HORÁRIO |
| LUCÉLIA GONZALES SEUS | FORMAÇÃO CONTINUADA DE PROFESSORES DE LE A PARTIR DO PROGRAMA E-TEC IDIOMAS | 09:00 |
| CAMILA SANTOS E SILVA | VANESSA C. VANZAN DE OLIVEIRA | ATIVIDADE PARA DESENVOLVIMENTO DE ESTRATÉGIA DE LEITURA | 09:15 |
| IEDA LOURDES GOMES DE ASSUMPÇÃO | DIDÁTICA E LINGUAGEM(NS) | 09:30 |
| MAURÍCIO SIGNORINI DIAS | A INDEXICALIDADE E AS METANARRATIVAS EM MEMÓRIAS PÓS-DIDATORIAIS | 09:45 |
| ANA PAULA REGNER | PAULA LUZA | FRANCIELI M. PINTON | CONCEPÇÕES DE LETRAMENTO NA BNCC – CONSIDERAÇÕES PRELIMINARES | 10:00 |
| ROMÁRIO VOLK | ROSANA MARIA SCHIMITT | FRANCIELE M. PINTON | CONCEPÇÕES DE LINGUAGEM, ENSINO E APRENDIZAGEM NA BNCC: UM OLHAR A PARTR DA PERSPECTIVA DE ANÁLISE LINGUÍSTICA | 10:15 |
| TAINARA SUSARA FAGUNDES BARCELOS PINTO | JORDANA MONTANHA PEDROSO | JAISON MARQUES LUIS | RAFAEL SILVEIRA DA MOTA | VERONICE CAMARGO DA SILVA | A TRANSIÇÃO DA LÍNGUA MATERNA PARA O LETRAMENTO ESCOLAR | 10:30 |
| ANNE SUZIELE RODRIGUES CARNEIRO | SHAYANE GUSMÃO BRIGNOL | JAISON MARQUES LUIZ | RAFAEL SILVEIRA DA MOTA | VERONICE CAMARGO DA SILVA | TECNOLOGIAS DIGITAIS DE INFORMAÇÃO E COMUNICAÇÃO NOS PROCESSOS DE APRENDIZAGEM: PROFESSORES E SUAS METODOLOGIAS | 10:45 |
| GABRIEL DUTRA SILVEIRA | JOSSEMAR DE MATOS THEISEN | O ENSINO DE LÍNGUA PORTUGUESA SOB A ÓTICOS DOS ALUNOS | 11:00 |
| CAMILA QUEVEDO OPPELT | MARÍLIA DOS SANTOS LIMA | A EFERVESCÊNCIA DOS PRIMEIROS MOMENTOS: UMA CHILENA APRENDIZ DE PORTUGUÊS COMO LÍNGUA ADICIONAL SOB A PERSPECTIVA SOCIOCULTURAL E SOCIAL-IDENTITÁRIA | 11:15 |
SESSÃO 3 | MINIAUDITÓRIO 1 – CEHUS
| APRESENTADOR | TRABALHO | HORÁRIO |
| RODRIGO SILVEIRA DE SOUZA | MEMÓRIA E TRAUMA EM A RESISTÊNCIA DE JULIÁN FUKS | 09:00 |
| GUSTAVO KRIEGER VAZQUEZ | A VARIEDADE NO DISCURSO DAS PERSONAGENS NA CONTÍSTICA REGIONALISTA | 09:15 |
| ÍRIS VITÓRIA PIRES LISBOA | A REPRESENTAÇÃO DO COTIDIANO NA CRÔNICA LITERÁRIA: O PROCESSO DE CONSTRUÇÃO DE SENTIDO EM UMA CIRCUNSTÂNCIA PARTICULAR DE DISCURSO | 09:30 |
| CÁTIA KUPSSINSKÜ | A COSTURA ENTRE MODA E LITERATURA, EM DOM CASMURRO | 09:45 |
| EDUARDO LOPEZ CHAGAS | VIVA O POVO BRASILEIRO, DE JOÃO UBALDO RIBEIRO E A REPRESENTAÇÃO NEGRA NA LITERATURA BRASILEIRA | 10:00 |
| MIRVANA LUZ TEIXEIRA | “O QUE PODE A MULHER LIVRE A MULHER ESCRAVA?”: ANÁLISE DE ALGUNS CONTOS DE MACHADO DE ASSIS PUBLICADOS NO JORNAL DAS FAMÍLIAS | 10:15 |
| MARIANA WASKOW RADÜNZ | NAÇÃO E IDENTIDADE BRASILEIRA EM CONTOS NEGREIROS, DE MARCELINO FREIRE | 10:30 |
| JESSÉ CARVALHO LEBKUCHEN | DIGA-ME COM QUEM TU TRANSAS E EU TE DIREI QUEM ÉS: AS REPRESENTAÇÕES DO GAY EM CONTOS DE MARCELINO FREIRE E TOBIAS CARVALHO | 10:45 |
QUINTA-FEIRA | noite
SESSÃO 1 | MINIAUDITÓRIO 1 – CEHUS
| APRESENTADOR | TRABALHO | HORÁRIO |
| LISSA PACHALSKI | ESTRUTURAS SILÁBICAS RAMIFICADAS NA ESCRITA DE CRIANÇAS DO CICLO DE ALFABETIZAÇÃO | 19:00 |
| MARIANA MULLER DE ÁVILA | A NASALIDADE FONOLÓGICA NA ESCRITA INICIAL— UMA COMPARAÇÃO DE DADOS DE CRIANÇAS BRASILEIRAS, MOÇAMBICANAS E PORTUGUESAS | 19:15 |
| DANIELI DIAS DA SILVA | TAMIRES PEREIRA DUARTE GOULART | CONSCIÊNCIA FONOLÓGICA E FONÊMICA: O ERRO PRODUZIDO NA AQUISIÇÃO DA ESCRITA DE CRIANÇAS EM PROCESSO DE ALFABETIZAÇÃO | 19:30 |
| TAMIRES PEREIRA DUARTE GOULART | DANIELI DIAS DA SILVA | MORFOLOGIA NAS ESCRITAS INICIAIS: UM MAPEAMENTO DO USO DE MORFEMAS FLEXIONAIS EM DADOS DO PORTUGUÊS BRASILEIRO (PB) | 19:45 |
| LUCIANA PATRÍCIA SCHUMACHER EIDELWEIN | NATUREZA DOS ERROS (ORTO)GRÁFICOS DE CRIANÇAS DA PRIMEIRA SÉRIE DO ENSINO FUNDAMENTAL | 20:00 |
| THAIS TELLES BARBIERI | AQUISIÇÃO DE ENCONTROS CONSONANTAIS COM TAP NO PORTUGUÊS BRASILEIRO: ASPECTOS ACÚSTICOS | 20:15 |
| MISAEL KRUGER LEMES | O PAPEL DA ULTRASSONOGRAFIA APLICADA À AQUISIÇÃO FONÉTICO-FONOLÓGICA DE VOGAIS DO INGLÊS – UM ESTUDO EXPERIMENTAL | 20:30 |
| MÁGAT NÁGELO JUNGES | O PAPEL DA INSTRUÇÃO EXPLÍCITA DE FONÉTICA NA PRODUÇÃO DA DURAÇÃO DAS VOGAIS ALTAS ANTERIORES ARREDONDAS [Y:]- [ʏ], POR UM FALANTE NATIVO BRASILEIRO E APRENDIZ DO (AP) COMO L3: UM ESTUDO LONGITUDINAL | 20:45 |
| LAÍS SILVA GARCIA | O EMPREGO DO ULTRASSOM NA AQUISIÇÃO DA CONSOANTE LATERAL PÓS-VOCÁLICA DO ESPANHOL | 21:00 |
| BRUNA TEIXEIRA CORREA | ASPECTOS DURACIONAIS NA AQUISIÇÃO DAS VOGAIS NASAIS FRANCESAS POR APRENDIZES BRASILEIRAS | 21:15 |
| ALINE ROSINSKI | A LATERAL PÓS-VOCÁLICA NO PORTUGUÊS DE CONTATO: OBSERVAÇÃO ACÚSTICO-ARTICULATÓRIA | 21:30 |
SESSÃO 2 | AUDITÓRIO – CEHUS
| APRESENTADOR | TRABALHO | HORÁRIO |
| TAILA JESUS DA SILVA | A CRÍTICA AO ENSINO NA VISÃO DE MAFALDA: UMA ANÁLISE À LUZ BAKHTINIANA | 19:00 |
| RENATA BLESSMANN FERREIRA | JORNALISTAS, JORNALEIROS: O BOCA DE RUA COMO ESPAÇO DE LETRAMENTO DA POPULAÇÃO EM SITUAÇÃO DE RUA | 19:15 |
| PIERRE SILVA MACHADO | UMA ANÁLISE BAKHTINIANA DAS VOZES DISCURSIVAS EM RUPAUL’S DRAG RACE | 19:30 |
| MILLAINE DE SOUZA CARVALHO | CAMILA ZURCHIMITTEN BARBACHÃ | DISCURSO, POLÍTICA E MÍDIA: ANÁLISE DISCURSIVA DE UMA PROPAGANDA DA PETROBRAS | 19:45 |
| ANDRESSA BRENNER FERNANDES | UMA LEITURA DISCURSIVA DO DOCUMENTÁRIO O CÁRCERE E A RUA (2004): UM OLHAR SOBRE UM ARQUIVO FÍLMICO | 20:00 |
| LUISA DA SILVA HIDALGO | #FICAESPANHOL: O IMAGINÁRIO DE LÍNGUA ESPANHOLA APÓS A REVOGAÇÃO DA LEI 11.161/2005 E DA APROVAÇÃO DA PEC 270 | 20:15 |
| BIANCA EINHARDT BIERHALS | VIOLÊNCIA DOMÉSTICA E A SEMÂNTICA DAS DESIGNAÇÕES: ANÁLISE DISCURSIVA DE ACÓRDÃOS | 20:30 |
| MARCOS ALEXANDRE FERNANDES RODRIGUES | KELLI DA ROSA RIBEIRO | ANÁLISE DOS SIGNOS IDEOLÓGICOS E DAS VOZES SOCIAIS NO PROJETO ENUNCIATIVO GOVERNAMENTAL DA BNCC | 20:45 |
| SUZANE DA ROSA RIBEIRO | RUANY MAIRA DA SILVA SILVA | PRECARIZAÇÃO DA EDUCAÇÃO BRASILEIRA: UMA ANÁLISE DISCURSIVA DA BASE COMUM CURRICULAR | 21:00 |
SESSÃO 3 | MINIAUDITÓRIO 2 – CEHUS
| APRESENTADOR | TRABALHO | HORÁRIO |
| CRISTIAN BORBA DA SILVEIRA | AUTOFICÇÃO: A FICÇÃO ALÉM DOS LIMITES REFERENCIAIS | 19:00 |
| GLENDA LIMA DE LIMA | “NO MEIO DO CAMINHO TINHA UMA PEDRA”: ITABIRA DO MATO DENTRO | 19:15 |
| JÚLIA NUNES AZZI | “NUNCA ESQUECEREI”: MEMÓRIA E LUTO NO ROMANCE MORRESTE-ME, DE JOSÉ LUÍS PEIXOTO | 19:30 |
| TIAGO FERREIRA PEREIRA | MEMÓRIA E ESQUECIMENTO EM THE UNCONSOLED DE KAZUO ISHIGURO | 19:45 |
| RAFAELA PEDROSO DE OLIVEIRA | ANNABELA BERUDI LEAL | RELAÇÕES DE PODER E LINGUAGEM EM NARRATIVAS DISTÓPICAS | 20:00 |
| WENDEL WICKBOLDT BUCHWEITZ | A (RE)CONSTRUÇÃO DA NARRATIVA DE OFFRED N’O CONTO DA AIA, DE MARGARET ATWOOD | 20:15 |
| FLÁVIA GIACCOBO RIBEIRO | TRADUÇÃO INTERSEMIÓTICA E INTERCULTURALIDADE: THE HANDMAID’S TALE | 20:30 |
| ANA GABRIELA DA SILVA VIEIRA | ADRIENE LAURA FRIGO ROCHA | UM OLHAR SOBRE A LITERATURA COMO PEDAGOGIA CULTURAL: OS DISCURSOS DE EXTRAORDINÁRIO | 20:45 |
| ANDRÉ RODRIGUES DA SILVA | ESTUDOS SOBRE A SUBJETIVIDADE EM ALBERT CAMUS | 21:00 |