UFPel lança iniciativa inédita de Patentes e Transferência de Tecnologias gratuitas a empresas – Entrevista com Vinícius Campos à RBS

A Universidade Federal de Pelotas (UFPel) lançou uma iniciativa inédita para ajudar a população do estado após as enchentes, oferecendo gratuitamente suas pesquisas e projetos científicos para empresas. Entre as principais inovações está uma vacina contra a leptospirose, desenvolvida ao longo de duas décadas. Protótipos do imunizante já foram desenvolvidos, tanto para humanos quanto para animais, e mostraram eficácia acima de 80% em animais de laboratório. Agora, a UFPel busca parceiros na indústria farmacêutica para testes em larga escala, tanto em humanos quanto em animais.

Além da vacina, a UFPel oferece outras tecnologias, como melhorias genéticas para animais e equipamentos para controle de plantas daninhas na agricultura familiar. As empresas interessadas em comercializar essas tecnologias não pagarão royalties, mas devem garantir acesso acessível aos produtos. Vinícius Campos, Superintendente de Inovação e Desenvolvimento Interinstitucional da UFPel, explica em entrevista à RBS como funcionará o contrato entre as empresas e a universidade. Essa transferência de tecnologia pode impulsionar a criação de novas empresas, gerar empregos e melhorar a economia e a sociedade local.

Assista ao vídeo na íntegra.

Publicado em Notícias.