Objetivos Gerais – Grupo de Pesquisa LA (CNPq/UFSM)

– Refletir sobre as representações literárias de regimes autoritários na Alemanha, na América Hispânica e no Brasil, tendo em vista problemas de Teoria Literária e de Literatura Comparada.

– Estudar contribuições da Teoria, da Crítica e da Historiografia Literárias para o estudo das relações entre Literatura e Autoritarismo. Serão levantadas categorias utilizadas pelos críticos e historiadores, e examinadas as fundamentações teóricas empregadas.

– Refletir sobre conceitos de Estética e de Teoria da Literatura à luz das relações entre Literatura e Autoritarismo. Conceitos como juízo crítico, universalidade, engajamento, participação, crítica social, literariedade, mímese e cânone serão discutidos tendo em vista a condição específica da expressão literária em um contexto de controle discursivo e ideológico.

– Examinar obras literárias produzidas em períodos de regimes autoritários e experiências históricas de violência, avaliando suas relações com o contexto ideológico e cultural. As obras estão indicadas nos projetos individuais.

– Constituir um banco de dados sobre Literatura e Autoritarismo. Como está explicado mais adiante, a intenção é formar uma biblioteca virtual sobre o assunto, para consulta de pesquisadores.

– Contribuir para a consolidação da pesquisa literária nas instituições envolvidas, articulando atividades de docentes de diferentes origens. Serão realizadas atividades em graduação e pós-graduação, bem como eventos e publicações em âmbito interinstitucional.

Interdisciplinaridade, critica ao autoritarismo, Regionalidade e Oralidade