Chamada para Publicação – Dossiê Linguagem, Narrativas e Subjetividades

É com imensa satisfação que divulgamos hoje a chamada em aberto para publicação no dossiê temático Linguagem, Narrativas e Subjetividades, que será publicado no próximo ano, pela revista Caderno de Letras, da Universidade Federal de Pelotas. O prazo para envio dos artigos é dia 28 de fevereiro de 2021.

Esta edição da revista é organizada pela professora doutora Letícia Fonseca Richthofen de Freitas, docente do Programa de Pós-Graduação em Letras da Universidade Federal de Pelotas, e por Maurício Signorini Dias, discente do curso de Doutorado, do Programa de Pós-Graduação em Letras da Universidade Federal de Pelotas.

Convidamos discentes de pós-graduação e professores doutores para participarem da publicação, cujas pesquisas possuam relação com a temática do dossiê, conforme a convocatória exposta abaixo.

N. 40 (2021): Linguagem, narrativas e subjetividades

Como já observado por muitos teóricos (CONNELY E CLANDININ, 2011; FREEMAN, 2013; KIM, 2016), os estudos de narrativas constituem um importante referencial de análise para várias áreas do conhecimento  nas Ciências Humanas e Sociais e para os Estudos da Linguagem. Conforme argumenta Kim (2016), a narrativa é um dos poucos empreendimentos humanos que é considerado tanto um aspecto básico como uma estratégia essencial da expressão humana. Histórias podem ser contadas para nos entreter, para justificar ou explicar alguma coisa, para instruir e estabelecer normas sociais. Porém, o aspecto mais crucial do ato narrativo é que por meio das narrativas damos sentido a nós mesmos e ao mundo. Além disso, considera-se que as narrativas também são performance, no sentido de que produzem aquilo que é descrito/contado. Com base nessa premissa, o campo da Linguística Aplicada possibilita uma vasta gama de pesquisas com o objetivo de compreender e de analisar aspectos de um mundo em constante movimento, levando em conta as práticas de significação concernentes à constituição da vida social e de subjetividades por meio de narrativas. Assim, os organizadores convidam pesquisadores a submeterem artigos inéditos para compor o dossiê temático “Linguagem, Narrativas e Subjetividades”, que será publicado pela revista Caderno de Letras da Universidade Federal de Pelotas, em 2021.

Organização do dossiê: Letícia Fonseca Richthofen de Freitas (PPGL-UFPel) e Maurício Signorini Dias (PPGL-UFPel)

Data limite para submissão de artigos: 28 de fevereiro de 2021

Data estimada de publicação: Julho de 2021