Membros

Coordenadora:

Letícia Fonseca Richthofen de Freitas – Possui graduação em Letras pela Pontifícia Universidade Católica do Rio Grande do Sul (1992), Mestrado (2002) e Doutorado (2006) em Educação pela Universidade Federal do Rio Grande do Sul. Realizou estágio de Pós-Doutorado em Educação (2008 e 2009) na Universidade Federal do Rio Grande do Sul e em Linguística Aplicada (2015) na Universidade Federal do Rio de Janeiro. Atualmente é professora associada no Centro de Letras e Comunicação e no programa de Pós-Graduação em Letras da Universidade Federal de Pelotas e pesquisadora do Núcleo de Estudos Sobre Currículo Cultura e Sociedade do Programa de Pós-Graduação em Educação da UFRGS. Desenvolve pesquisas na interface das áreas de Educação e de Letras.

 

Integrantes – Docentes

Vanessa Doumid Damasceno – Possui graduação em Letras, Mestrado em Linguística Aplicada, na área de linguagem, contextos e aprendizagem (2006) pela Universidade do Vale do Rio dos Sinos (UNISINOS), Doutorado em Letras , na área de Linguística Aplicada (2014) pela Universidade Católica de Pelotas (UCPEL). É professora adjunta do Centro de Letras e Comunicação, CLC, da Universidade Federal de Pelotas . Atualmente exerce a função de Diretora do CLC. Desenvolve pesquisa e extensão sobre os seguintes temas: formação de professores, as TIC no contexto escolar, português como língua estrangeira.

 

Luiza Machado da Silva – Possui graduação em Letras Português-Espanhol pela Universidade Federal do Rio Grande (2006), Mestrado em Letras – Linguística Aplicada pela Universidade Católica de Pelotas (2012) e Doutorado no mesmo Programa da UCPel (2017). É pesquisadora do Grupo de Estudos em Linguagens: Fronteiras, Identidades e Culturas (GELFIC) e Professora Adjunto da Universidade Federal do Rio Grande. Tem experiência na área de Letras, com ênfase em Línguas Estrangeiras Modernas, atuando principalmente nos seguintes temas: língua estrangeira, identidade, alteridade, cultura e construção de significados.

 

 

Integrantes – Discentes

Maurício Signorini Dias – Mestre em Letras – Estudos da Linguagem (PPGL, 2019, bolsista CAPES) e Graduado em Letras – Licenciatura em Português e Literatura (2016/02) pela Universidade Federal de Pelotas. Durante a graduação foi bolsista em Iniciação Científica (PROBIC) FAPERGS (2013 -2014) e (PIBIC) CNPq (2014-2015) e exerceu a função de monitor de Latim e de Literatura Latina também como bolsista (2016). Atuou como professor assistente e monitor no Instituto Compreensivo Gozzadini Castenaso, na Itália (2016). Ministrou cursos de extensão de Introdução ao Latim (2017, 2018). Desde 2013 é membro do GPLAAN – Grupo de Pesquisas em Linguística Aplicada e Análise de Narrativas. Foi o idealizador da Jornada de Linguística Aplicada Indisciplinar. Atualmente desenvolve estudos em Linguística Aplicada Indisciplinar, Análise de Narrativas e Memória Social.

 

Ieda Lourdes Gomes de Assumpção – Graduada em Pedagogia, Especialista em Psicopedagogia Clínica, Mestre em Saúde e Comportamento, Doutoranda do Programa de Pós-Graduação em Letras pela Universidade Federal de Pelotas. Docente do Instituto Superior de Formação Humanística da Universidade Católica de Pelotas. Professora Adjunta com experiência nas áreas de Ciências Humanas e da Saúde. Responsável pelo Núcleo de Estudos Pedagógicos do Curso de Pedagogia da UCPel. Interesses: Formação de Professores; Pedagogia Universitária e Educação Inclusiva.

 

Maicon Farias Vieira – Possui mestrado em Educação pelo Mestrado Profissional em Educação e Tecnologia do Instituto Federal Sul-Rio-Grandense (IFSUL) – Campus Pelotas, graduação em Letras – Hab. Espanhol e Literaturas de Língua Espanhola pela Universidade Federal de Pelotas (2010) e no Curso Superior de Viticultura e Enologia pela Universidade Federal de Pelotas (2011). Atualmente é professor de Espanhol na rede municipal de Pelotas- RS, tutor a distância do Curso de Graduação em Letras – Espanhol da UFPel, graduando em Letras – Português pelo Centro Universitário FACVEST e doutorando no Programa de Pós-Graduação em Letras da Universidade Federal de Pelotas.

 

André Nogueira Alves – Possui graduação em Licenciatura Plena em Português/Francês pela Universidade Federal de Pelotas – UFPEL e mestrado em Letras, com área de concentração em em linguística aplicada, pela Universidade Católica de Pelotas – UCPEL. Atualmente é professor de Língua Portuguesa e Literatura Brasileira do Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia Sul-rio-grandense e participa do GEDES – Grupo de Estudos da Diversidade, Educação e Sexualidade e do NUGED – Núcleo de Gênero e Diversidade do IFSul – Pelotas, atualmente doutorando do PPGL – UFPEL.

 

 

 

Ana Paula Rocha – Mestranda no programa de Pós-Graduação em Letras da UFPel. Possui graduação em Letras Português- Inglês e respectivas literaturas pela Universidade Federal de Pelotas (2011). Trabalha como professora de Inglês/ Português no Governo do Estado do Rio Grande do Sul.

 

 

Bianca Alves Lehmann – Doutora em Educação (2019). Mestra em Letras – Área Estudos da Linguagem (2015). Bacharela em Letras – Habilitação em Redação e Revisão de Textos (2012). Licenciada em Letras – Habilitação em Português e Literaturas de Língua Portuguesa (2011). Toda formação acadêmica e pós acadêmica foi realizada na Universidade Federal de Pelotas. Áreas/temas de interesse: Linguística Aplicada, Linguística Aplicada Transdisciplinar, análise de textos (orais e escritos), produção textual.

 

Clarice R. de S. Cabral – Mestra em Letras, pesquisas em Linguística Aplicada Transgressiva com foco no feminismo, escalas, ordens de indexicalidade e outscalings. Atualmente atua como professora dos anos finais e tutora no curso de Letras EaD na UFSM.

 

 

Valéria Castro Nunes – Possui graduação em Letras – Habilitação em Língua e Literatura Espanhola, pela Universidade Federal de Pelotas (UFPel ), graduação em Pedagogia, pela Universidade Católica de Pelotas (UCPel) e especialização em Neuropsicopedagogia Clínica e Institucional pelo Instituto de Ciências Sociais e Humanas (ICSH), Valparaíso de Goiás, GO. Cursa mestrado em Letras, na área de Aquisição, variação e ensino, na Universidade Federal de Pelotas (UFPel). Tem experiência na área de Letras, com ênfase no ensino de língua materna e estrangeira e na área de Educação, com ênfase em métodos e técnicas de ensino.