Manifesto contra a Medalha do Mérito Indigenista ofertada para Bolsonaro

Os pesquisadores e docentes da área de antropologia e arqueologia, que atuam na região sul do país, vem apresentar veemente protesto ao ato de concessão de Medalha do Mérito Indigenista ao sr. Jair Bolsonaro, pela portaria do Ministério da Justiça e Segurança Pública, publicada dia 15 de março de 2022

Consideramos uma “afronta” aos povos indígenas. Como interlocutores com as comunidades indígenas contestamos o ato e a forma descabida do Ministro da Justiça Anderson Torres, em efetivar essa injusta honraria. Nesse sentido solicitamos a imediata sustação da dita Medalha.

A medalha, instituída em 1972, deve ser concedida às pessoas que se destacam pelos trabalhos de proteção e promoção dos povos indígenas brasileiros.

O senhor Jair tem atuado inversamente a essa promoção. Essa pessoa como deputado e agora com presidente defende medidas de extermínio das populações indígenas brasileiras. Denunciamos também as políticas genocidas empreendidas pelo Governo Bolsonaro, o presidente e diversas pessoas que atuam no primeiro escalão do Governo operam políticas de destruição das sociedades autoctones, exploração mineral em terras demarcadas, realiza constantes violações contra os povos indígenas no Brasil, perseguindo interlocutores que apoiam os povos, criminalizando as organizações políticas, prendem e perseguem as lideranças, promovendo invasões das terras e roubo das riquezas dos povos indígenas brasileiros.

Demarcação já.

Professores e pesquisadores em arqueologia e antropologia do sul do país.

moção de protesto