LIVRO “TEATRO DE GRUPO: SOBRE POÉTICAS, ESTÉTICAS E POLÍTICAS”

Apresentação

A noção de teatro de grupo é o tema da presente publicação. Essa noção tem pautado as pesquisas do Grupo de Estudos e Pesquisas sobre Processos Criativos em Artes Cênicas, o GEPPAC, da Universidade Federal de Pelotas, desde a sua criação em 2011. Essa opção se deve ao fato de que a criação teatral em contexto de grupo se configura como um modelo de trabalho em que a própria criação se assume como ação política. Criar em contexto de grupo significa estabelecer o diálogo como ponto de partida e chegada para todo o processo criativo. Diálogo que se dá entre artistas, mas também diá- logo com poéticas e estéticas de outros grupos e, sobretudo, diálogo com espectadores.

Os textos presentes nesse livro são fruto de debates entre pesquisadores brasileiros e argentinos e revelam uma relação dialógica e de intercâmbio muito comuns nos contextos de criação teatral em grupo. O debate em si ocorreu no I Seminário Binacional sobre Pesquisa em Teatro de Grupo ocorrido em Pelotas, na Universidade Federal de Pelotas, no início de dezembro de 2014.

O livro está organizado em duas partes. A primeira parte é composta por textos escritos por professores-pesquisadores-artistas do Brasil e da Argentina. Os textos foram escritos após os debates no marco do I Seminário Binacional e tratam de temas abordados em mesas que procuraram evidenciar poéticas, estéticas e políticas de cada um dos debatedores. A segunda parte reúne relatos de pesquisa e reflexões de alunos de iniciação científica e de pós-graduação participantes também do evento citado.

Prof. Adriano Moraes de Oliveira (org.)

ACESSE O LIVRO NO SEGUINTE LINK:

livro-teatro-de-grupo-para-divulgacao-2