Início do conteúdo
Extensão – GEOLUD

A Utilização de metodologias lúdicas no Processo de Ensino em Geologia

O eixo de extensão está baseado na realização de oficinas sobre geociências e a dinâmica da Terra para alunos da rede pública. Com o objetivo de desenvolver atividades didáticas sobre geociências por meio da utilização de metodologias lúdicas. Nas oficinas utiliza-se linguagem acessível associações entre o conceito teórico e a prática das geociências no cotidiano das crianças. Propiciando um ambiente de aprendizagem dinâmico, interessante e informal, no qual são abordados conceitos específicos da geologia.

Exemplos de associações de materiais conhecidos com as características das camadas da Terra utilizadas durante as oficinas.

No ano de 2019 realizou-se oficinas na Escola Municipal de Ensino Fundamental Profª. Neir Horner da Rosa, na cidade de Arroio Grande- RS. Inicialmente as oficinas foram realizadas com os alunos do 3º ano do ensino fundamental, posteriormente expandiu-se a faixa etária abrangendo os alunos do 5º ano do ensino fundamental e na sequência o projeto foi exposto à comunidade na 14ª Feira do Livro de Arroio Grande, no Centro de Cultura Basílio Conceição.

Material utilizado durante as oficinas e exposição realizadas em 2019.