Início do conteúdo
    Notícias
  • GEOS na 7ª SIIEPE

    A 7ª Semana Integrada de Inovação, Ensino, Pesquisa e Extensão (SIIEPE) da UFPel ocorrerá entre os dias 18 e 22 de outubro de 2021 e o GEOS estará presente com 3 trabalhos aprovados no Congresso de Extensão e Cultura (CEC) e 1 trabalho no Congresso de Ensino de Graduação (CEG).

    A programação do GEOS na 7ª  SIIEPE está imperdível

    -Segunda- Feira (18/10/2021)

    Sessão 09- CEC- Horário 10h- 10h50min

    Título do trabalho: Extensão e quarentena: EXTENSÃO E QUARENTENA: VÍDEO SOBRE AS CAMADAS DA TERRA EM PLATAFORMA VIRTUAL

    Apresentador: Johny Barreto Alves

    Vídeo enviado para o congresso:

    -Terça-Feira (19/10/2021)

    Sessão 23-CEC- Horário 11h- 11h50min

    Título do trabalho: Extensão e quarentena: EXTENSÃO E QUARENTENA: VÍDEO SOBRE O ÁRTICO E A ANTÁRTICA EM PLATAFORMA VIRTUAL

    Apresentadora: Emanuélle Soares Cardozo

    Vídeo enviado para o congresso:

    -Quarta-Feira (20/10/2021)

    Sessão 37-CEC- Horário 08h- 08h50min

    Título do trabalho: Extensão e quarentena: EXTENSÃO E QUARENTENA: VÍDEO SOBRE OS FÓSSEIS EM PLATAFORMA VIRTUAL

    Apresentadora: Alana Santos Pires

    Vídeo enviado para o congresso:

     

    Sessão 49-CEG- Horário 14h- 14h50min

    Título do trabalho: Extensão e quarentena: PRÁTICAS ONLINE PARA O GRUPO DE ESTUDOS EM GEOCIÊNCIAS – GEOS

    Apresentadora: Suyane Gonçalves de Campos

    Vídeo enviado para o congresso:

  • Muito Obrigado e até o 2º CPGEOS!

    O GEOS manifesta seus sinceros agradecimentos aos envolvidos na execução do 1º Ciclo de Palestras do GEOS – UFPEL.

    — Agradecemos à Isabela Fernandes Andrade, reitora da Universidade Federal de Pelotas, por prestar apoio institucional e realizar a cerimônia de abertura do evento.

    — Agradecemos à Camile Urban, coordenadora do curso de Engenharia Geológica, e a Valmir Risso, coordenador do curso de Engenharia de Petróleo, por apoiarem e divulgarem institucionalmente o 1º CPGEOS.

    — Agradecemos à Karen Adami, Andrea Sander, Dario Peixoto, Daniel Vieira, David Debruyne, Brenda Fragoso, Kel Xavier, Yasmin Oshiro e Wesllen Völz, por enriquecerem o 1ºCPGEOS com suas experiências e suas vivências que tangenciam os âmbitos de Ensino, Pesquisa e Extensão.

    — Agradecemos à Revista Galileu, a Sociedade Brasileira de Geologia e ao Serviço Geológico do Brasil, por fomentarem as geociências e a execução do 1º CPGEOS através de seus patrocínios.

    — Agradecemos a todos os ouvintes, que contribuíram para o sucesso e caminhar do evento, por meio de suas perguntas, comentários e interações em redes sociais.

    — Agradecemos à comissão organizadora, composta pelo Prof. Viter Magalhães Pinto, e os alunos do Curso de Graduação em Engenharia Geológica: Alana Rosalini Pires, Emanuélle Soares Cardozo, Geysi Custódio, Johny Barreto Alves, Raíssa de Araujo Silva Ferraz, Suyane Gonçalves de Campos e Vitor Mateus Lopes Vargas.

    Muito obrigado por participarem e fomentarem os trabalhos de Ensino, Pesquisa e Extensão!

    Até o 2º CPGEOS!

  • Assista o lançamento do Landsat 9, da NASA, ocorrido nesta segunda-feira (27)

    Depois de ter sido adiado em 11 dias, aconteceu nesta segunda-feira (27) o lançamento do satélite Landsat 9, da Nasa. O satélite Landsat 9, um projeto conjunto da Nasa e do Serviço Geológico dos EUA (USGS), decolou do Complexo de Lançamento Espacial 3 na Base da Força Espacial de Vandenberg, na Califórnia, a bordo do foguete Atlas V, da United Launch Alliance (ULA).

    Conforme informa o site Space, o Landsat 9, o satélite é um esforço conjunto da agência espacial americana e do Serviço Geológico dos Estados Unidos (USGS).

     

    Fonte: https://olhardigital.com.br/2021/09/27/ciencia-e-espaco/lancamento-landsat-9/

  • 1º CICLO DE PALESTRAS GEOS — NOSSAS VIVÊNCIAS, NOSSAS EXPERIÊNCIAS!

    Convidados a todos para participar do 1º CICLO DE PALESTRAS GEOS — NOSSAS VIVÊNCIAS, NOSSAS EXPERIÊNCIAS!  

    O evento ocorrerá nos dias 21, 23, 28 e 30 de Setembro de 2021, às 19 horas, no canal do GEOS (YouTube) e será totalmente virtual, gratuito e com certificado de participação!

    Inscrições pelo link: https://forms.gle/pdBusdfEUk6SAAG77

    Este evento tem o intuito de difundir conhecimentos atrelados às experiências científicas pessoais de palestrantes, através de uma série de palestras e roda de conversa. As atividades serão voltadas à pesquisa, ensino e extensão, em diferentes áreas do conhecimento, como a Geologia, Engenharias, a Biologia, a Educação e afins.

    Em breve mais informações!!

  • E-Book “Contribuições à Geologia do Rio Grande Do Sul e de Santa Catarina” está disponível

    Informamos que o E-Book “Contribuições à Geologia do Rio Grande Do Sul e de Santa Catarina”, organizado por: Andréa Ritter Jelinek e Carlos Augusto Sommer, já está disponível para consulta e download por meio do link https://lume.ufrgs.br/handle/10183/221967

    “Esta publicação especial do Núcleo RS/SC da Sociedade Brasileira de Geologia integra uma coletânea de capítulos de revisão da Geologia dos estados do Rio Grande do Sul e de Santa Catarina, contendo os resultados dos principais grupos de pesquisa que atuam nestes dois estados. Esta obra tem como objetivo fornecer uma visão geral da produção geocientífica recente e vem estender o conhecimento gerado na academia para toda a comunidade geológica. A abordagem integrada dos resultados aqui apresentados constitui uma contribuição inédita em termos de SBG‑RS/SC, e que será de grande utilidade para a comunidade geocientífica brasileira, incluindo pesquisadores, professores e profissionais do mercado, além de estudantes de graduação e de pós‑graduação em geociências.” 

    Andréa Ritter Jelinek e Carlos Augusto Sommer

    Parabenizamos todos os autores pelo excelente trabalho, em especial aos membros do Geos, professor Viter Magalhães Pinto (autor do capítulo 5 e co-autor dos capítulos 1, 2 e 6), do David Debruyne e Brenda Fragoso, co-autores do capítulo 5.

  • Carta aberta sobre a urgência da imunização nacional contra a doença do coronavírus (COVID-19) para salvar vidas e evitar um “apagão” na formação de bacharéis e bacharelas em Geologia e Engenharia Geológica no Brasil

    Carta aberta sobre a urgência da imunização nacional contra a doença do
    coronavírus (COVID-19) para salvar vidas e evitar um “apagão” na formação de
    bacharéis e bacharelas em Geologia e Engenharia Geológica no Brasil

    Ao nos solidarizarmos com as mais de 500.000 famílias brasileiras enlutadas devido às perdas pela doença do coronavírus (COVID-19), vimos a público manifestar nosso repúdio pela má condução de questões sanitárias e de Saúde em nosso país que, se bem orquestrada, poderia ter minorado todos os danos associados à Pandemia em curso e evitado milhares de mortes. Neste cenário desolador, manifestamos a nossa preocupação com a formação de profissionais das Geociências, em especial, a formação de bacharéis e bacharelas em Geologia e Engenharia Geológica.

    O atual momento de pandemia impôs restrições a todos os cursos de graduação, num primeiro momento, com a suspensão parcial ou total das atividades e, em seguida, com a implementação do ensino remoto, com grandes prejuízos pedagógicos. Nos cursos de bacharelado em Geologia e Engenharia Geológica, as restrições impossibilitam a realização das atividades práticas de laboratório, bem como as atividades de campo, que têm papel central na formação dos (as) geólogos (as). Consequentemente, essas restrições têm um impacto direto sobre o tempo de formatura de estudantes de Geologia e Engenharia Geológica no nosso país, o que acarretará em menor saída de profissionais para atuação na sociedade.

    Isso é muito grave, pois esses (as) profissionais têm atuação diretamente ligada aos setores básicos da economia, como prospecção de recursos minerais para a construção civil (por exemplo, areia, brita, ferro), agricultura (por exemplo, fosfatos), energia (por exemplo, petróleo e gás) e componentes de alta tecnologia (por exemplo, os metais Terras Raras), além de atuação em áreas extremamente estratégicas e que têm impacto direto na vida das pessoas, como as áreas de meio ambiente, risco geológico, unidades de conservação junto às prefeituras e órgãos de goverrnos estadual e federal.

    No atual contexto, e pensando nas restrições sanitárias impostas pelo novo coronavírus, não podemos expor docentes, discentes, funcionários e comunidades, na realização, prematura e irresponsável, das atividades necessárias para a formação desses (as) profissionais sem a única medida eficaz contra o vírus: a vacina. Por outro lado, é notória a necessidade que evitemos um “apagão” na formação de pessoas qualificadas; e essenciais.

    Nesse sentido, o Fórum de Cursos de Geologia do Brasil, a Executiva Nacional dos Estudantes de Geologia – ENEGE, a Federação Brasileira de Geólogos – FEBRAGEO e a Sociedade Brasileira de Geologia – SBG solicitam dos órgãos públicos responsáveis um esforço massivo para a aceleração da campanha de imunização nacional, seguindo as normas sanitárias e respeito às normas legais – com compromisso, disponibilidade de vacinas e consideração às pessoas. A vacinação massiva irá salvar vidas preciosas e permitirá a formação integral de bacharéis e bacharelas em Geologia e Engenharia Geológica; profissionais fundamentais para o desenvolvimento socioeconômico e a sustentabilidade de nosso país.

    Salvador, 25 de junho de 2021

    Fórum dos Cursos de Geologia do Brasil
    Executiva Nacional dos Estudantes de Geologia – ENEGE
    Federação Brasileira de Geólogos – FEBRAGEO
    Sociedade Brasileira de Geologia – SBG

  • Bolsa FAPERGS! Viva!

    Com muita felicidade comunicamos que o professor Viter Magalhães Pinto, coordenador do Geos, foi contemplado no edital PROBIC/FAPERGS Programa Institucional de Bolsas de Iniciação Científica- CPESQ Nº 001/2021 com uma bolsa de Iniciação Científica na área de Geociências. Esta bolsa é de extrema importância para o Geos, pois permite continuarmos com as nossas pesquisas, motivando os alunos!

    Parabenizamos a professora Paola Bruno Arab por ser contemplada com uma bolsa de Iniciação Científica, no mesmo edital na área de Engenharias I.

    Viva a ciência!

  • Parabéns professora Paola

    Toda a equipe do GEOS parabeniza a professora Paola Bruno Arab e os ex-colegas do curso de Engenharia Geológica, atuais Engenheiros Geólogos, Leo Vieira e Allan Felipe Rocha de Siqueira pelo excelente artigo “A comparison between SMR and SSPC classification systems for the assessment of rock slope stability in the context of Pelotas Batholith, Canguçu, Rio Grande do Sul, Brazil” que foi publicado no Journal of South American Earth Sciences.

    O abstract do artigo está disponível no seguinte link

  • Parabéns Colegas!!

    A equipe do GEOS parabeniza todos os trabalhos da Universidade Federal de Pelotas aprovados no 50° Congresso Brasileiro de Geologia. Em especial ao colega Vitor Vargas e a professora Camile Urban pelo excelente trabalho.

    • EVIDÊNCIA DO SISTEMA RIFTE NA PORÇÃO AFLORANTE DA BACIA DE PELOTAS COM REMANESCENTES DA BACIA DO PARANÁ
      • Autores: Vitor Mateus Lopes Vargas, Camile Urban

    E aos integrantes do UFPel IFG Student Chapter (grupo de estudos em geologia forense) pelos trabalhos:

    • FORENSIC SEDIMENT ANALYSIS: AN EXAMPLE FROM LAGOONAL BEACHES IN RIO GRANDE DO SUL
      • Autores: Marcelo Tortolero, Camile Urban, David Jozef Cornelius Debruyne
    • FORENSIC SEDIMENT COLOR ANALYSIS: PRELIMINARY RESULTS FROM AN INNOVATIVE APPROACH TO CRIME SCENE INVESTIGATION
      • Autores: Marcelo Tortolero, Camile Urban, David Jozef Cornelius Debruyne
    • INITIATIVE ON FORENSIC GEOLOGY STUDENT CHAPTERS: RELEVANCE IN THE BRAZILIAN SOCIAL CONTEXT
      • Autores: Gustavo Schmidt Cabral, Marcelo da Silveira Tortolero Araujo Lourenço, Larissa Bergamini Santos, Matheus Pereira Nogueira e Silva, Heloisa Ligeski, Adriel Filipe Soares Brito, Bruna Pires dos Santos, Bianca Pereira da Silva, Letícia Silva da Cruz, João Victor Grella, Pedro Henrique Duarte Galdino, Nicole Evelyn Carvalho de Oliveira, Rafael Luiz da Silva, Henrique Tunes Villani Mendes, Patricia Pereira Mota, Luiza Báo Sobreira, Fábio Augusto da Silva Salvador
    • STUDENT CHAPTERS OF FORENSIC GEOLOGY IN BRAZIL: A GLOBAL STUDENT INITIATIVE SUPPORTED BY THE INITIATIVE ON FORENSIC GEOLOGY OF THE INTERNATIONAL UNION OF GEOLOGICAL SCIENCES
      • Autores: Gustavo Schmidt Cabral, Marcelo da Silveira Tortolero Araujo Lourenço, Larissa Bergamini Santos, Matheus Pereira Nogueira e Silva, Heloisa Ligeski, Adriel Filipe Soares Brito, Bruna Pires dos Santos, Bianca Pereira da Silva, Letícia Silva da Cruz, João Victor Grella, Pedro Henrique Duarte Galdino, Nicole Evelyn Carvalho de Oliveira, Rafael Luiz da Silva, Henrique Tunes Villani Mendes, Patricia Pereira Mota, Fábio Augusto da Silva Salvador

    Desejamos a todos um excelente CBG, e viva a ciência!! A lista completa de trabalhos aprovados pode ser acessada clicando aqui