Início do conteúdo
    Notícias
  • Geo Dia

    O Programa de Pós-Graduação em Evolução Crustal e Recursos Naturais (PPG-ECRN) da Universidade Federal de Ouro Preto está organizando o Geo Dia, que é um dia dedicado as geociências, este ocorrerá no dia 24 de abril de 2021 no seguinte link

     

    Confira a programação e participe!

  • Parabéns Kelsilene e Brenda!

    Gostaríamos de parabenizar as ex integrantes do Geos Kelsilene Xavier que está atuando como geóloga na empresa Anglo Gold localizada em Minas Gerais, Kelsilene integrou a equipe do Geos de 2015 a 2017 e Brenda Fragoso que foi aprovada no programa de Pós-Graduação em Ciência e Engenharia de Materiais da Universidade Federal de Pelotas.

    Desejamos muito sucesso e realizações, estamos muito orgulhosos!

     

  • Oportunidade

    A empresa THEMAG está buscando  Engenheiro geotécnico júnior e pleno, para trabalhar principalmente com barragem de mineração, em especial na execução de projetos de descomissionamento, engenharia do proprietário, inspeção de campo, modelagem numérica dentre outros.

    O escritório fica em São Paulo- SP, porém enquanto durar a pandemia o trabalho será remoto.

    Interessados enviarem currículo para o e-mail gabriel@themag.com.br

  • GEOS no CBG!

    O Geos estará presente no 50° Congresso Brasileiro de Geologia (CBG), ficamos muito felizes por obter cinco resumos aprovados que serão apresentados no evento. Os resumos englobam diversas áreas das geociências, como a caracterização de novas litologias, aplicação de conhecimentos geocientíficos para a análise de produtos de uma pequena empresa e técnicas de metodologias lúdicas para o ensino da geologia.

    Foi disponibilizados o volume 1 dos anais do CBG e nele consta o resumo “Análise da viabilidade do mármore extraído da pedreira Matarazzo visando seu aproveitamento na fabricação de ração animal” texto completo pode ser acessado clicando aqui

    O evento ocorrerá no formato totalmente virtual entre os dias 28 a 30 de junho, clique aqui para realizar a sua inscrição.

  • Geos publica capitulo de livro!

    Ficamos muito felizes e honrados pela oportunidade de compartilhar nossas experiências com a extensão em um capítulo do livro “Conexões para um tempo suspenso: Extensão universitária na pandemia” lançada pela Pró-Reitoria de Extensão e Cultura da Universidade Federal de Pelotas. O livro é composto por 40 capítulos e 190 autores e tem por objetivo servir de fonte para que o futuro possa saber o que aqueles que atuaram em extensão no ano da pandemia viveram e de que forma isso ocorreu.

    O capítulo do Geos “Utilização de metodologias lúdicas no ensino de geociências e alternativas em tempos de pandemia” relata a experiência com o ensino das geociências para alunos do ensino fundamental no município de Arroio Grande e de que forma adaptamos as atividades para serem realizadas no formato online.

    O livro pode ser acessado clicando aqui

  • Palestra SBG- Imperdível!

    No dia de hoje, 18 de março, será apresentada a palestra “Geociências e educação básica-Buscando o caminho das pedras” que faz parte do projeto Junt@sadistância promovido pela SBG (Sociedade Brasileira de Geologia) que neste ano busca articular e integrar as pessoas e grupos que desenvolvem atividades de geoeducação, com um foco voltado às ações que tem como principal público professores e estudantes do ensino básico.

    A palestra será totalmente gratuita*, transmitida pelo canal do YouTube da SBG https://www.youtube.com/c/SociedadeBrasileiradeGeologia/videos

    * A emissão de certificado tem o valor de R$ 10,00 para não sócios da SBG.

  • Retrospectiva Geos 2020

    O ano de 2020 foi muito difícil, mas o Geos continuou ativo. No dia 8 de julho de 2020 o artigo “GEOCHEMISTRY AND U–PB (SHRIMP) GEOCHRONOLOGY OF GRUPELLI GRANITE: NEW CONSTRAINTS ON THE CESSATION OF FELSIC MAGMATISM IN THE PELOTAS BATHOLITH, DOM FELICIANO BELT” foi aceito no Journal of South American Earth Sciences, todos ficamos muito orgulhoso pelo nosso trabalho ser publicado em uma revista internacional de prestígio.

    Na 6ª Semana Integrada de Inovação, Ensino, Pesquisa e Extensão (SIIEPE) da UFPel realizada dos dias 23 a 27 de novembro de 2020, em formato remoto o Geos marcou presença com 6 trabalhos inscritos no Congresso de Iniciação Cientifica (CIC), 3 trabalhos no Congresso de Extensão e Cultura (CEC) e 1 trabalho no Congresso de Ensino de Graduação (CEG), sendo estes:

    CIC

    • ANÁLISE GEOQUÍMICA E METALOGENÉTICA COMPARATIVA DO GRANITO GRUPELLI – BATÓLITO PELOTAS

    • DESCOBERTA DO ECLOGITO TRÊS VENDAS, LAVRAS DO SUL – RS

    • ESTUDO PRELIMINAR DAS ROCHAS BÁSICAS DO COMPLEXO IMBICUÍ, TERRENO SÃO GABRIEL, RS

    • CARACTERIZAÇÃO DA QUÍMICA MINERAL DO GRANADA ANFIBOLITO TUPI SILVEIRA

    • DINÂMICA EÓLICA DA MARGEM SUDOESTE DA LAGUNA DOS PATOS E CORRELAÇÕES COM EVENTOS EROSIVOS LOCAIS

    • EMBASAMENTO DA BACIA DE PELOTAS: REMANESCENTE DA BACIA DO PARANÁ NA CIDADE DE SÃO LOURENÇO DO SUL

    CEC

    • RÉPLICAS DE FÓSSEIS COMO METODOLOGIA LÚDICA NO ENSINO DE GEOCIÊNCIAS

    • METODOLOGIAS LÚDICAS PARA GEOCIÊNCIAS EM PERÍODO DE PANDEMIA: O CICLO DAS ROCHAS

    • O VÍDEO COMO FERRAMENTA EDUCATIVA: ENSINO DE GEOCIÊNCIAS PARA CRIANÇAS

    CEG

    • PRÁTICAS ONLINE EM TEMPOS DE PANDEMIA PARA O GRUPO DE ESTUDOS EM GEOCIÊNCIAS – GEOS

    E no final do ano tivemos a honra de ter o nosso capitulo “UTILIZAÇÃO DE METODOLOGIAS LÚDICAS NO ENSINO DE GEOCIÊNCIAS E ALTERNATIVAS EM TEMPOS DE PANDEMIA” publicado no livro Conexões para um tempo suspenso: as formas da extensão universitária da UFPel durante a pandemia da Covid-19, que integra as publicações da COLEÇÃO EXTENSÃO E SOCIEDADE.

    A equipe do Geos deseja a todos um ano de 2021 repleto de felicidade, paz, vacina, geologia e ciência. Que possamos continuar nossas pesquisas com muito entusiasmo.

     

  • PARABÉNS, BRENDA!

    A integrante do GEOS Brenda Martineli formou-se no curso de Engenharia Geológica, no dia 16 de outubro de 2020 em uma cerimônia transmitida pelo YouTube, disponível no link:  https://www.youtube.com/watch?v=W1kdaunK2eg. O trabalho de conclusão de curso elaborado pela Brenda e orientado pelo professor Dr. Viter Magalhães Pinto, intitulado “Geotermobarometria e Química Mineral do granada anfibolito Três Vendas, Lavras do Sul, RS”, foi muito elogiado pela banca por consistir em um excelente trabalho. 

    Parabéns pela conquista, Brenda! Estamos muito orgulhosos de ti e do teu desempenho! 

     

  • ARTIGO DO PROFESSOR VITER É PUBLICADO NA ORE GEOLOGY REVIEWS

    O professor Dr. Viter Magalhães Pinto, fundador e coordenador do GEOS, juntamente com os professores e/ou pesquisadores da UFRGS e UFPel Edinei Koester, David Debruyne, Farid Chemale Jr., Juliana Charão Marques, Carla Cristine Porcher, Luiz Henrique Passos e Cristine Lenze, obtetiveram aceite do artigo “Petrogenesis of the mafic-ultramafic Canindé layered intrusion, Sergipano Belt, Brazil: constraints on the metallogenesis of the associated Fe–Ti oxide ores”, no periódico com classificação Qualis A1, revista Ore Geology Reviews, no dia 16 de abril de 2020. Podes conferir o trabalho no link: https://www.sciencedirect.com/science/article/pii/S016913681930962X.  

    Parabéns! Estamos muito orgulhosos desta conquista que enfatiza a qualidade da pesquisa do Brasil.