Peço que leiam com atenção o conteúdo desta mensagem sobre o processo de realização de matrícula para 2020/1.
A matrícula em todos os semestres sempre acontece em três fases: (1) solicitação de matrícula via COBALTO, (2) correção de matrícula via colegiado do curso e (3) solicitação de matrícula especial. Explico abaixo brevemente cada uma das etapas.
NESTE SEMESTRE, TODOS OS ATENDIMENTOS PRESENCIAIS VÃO OCORRER NO PERÍODO DA MANHÃ ENTRE 8H E 12H.
No caso dos dias com atendimento presencial, considerem o limite de 11:30h para retirada das fichas de atendimento.
(2) correção de matrícula*: caso você não consiga matrícula em alguma disciplina solicitada na primeira etapa e queira solicitar outra no lugar ou caso você queira desistir de alguma disciplina que conseguiu, você deve realizar a correção de matrícula via formulário on-line (mais informações abaixo).
(3) matrícula especial*: caso você queira cursar disciplinas ofertadas por outros cursos você fará a solicitação também via formulário on-line (mais informações abaixo).
*Os alunos do Geoprocessamento são os únicos no CENG que realizam esse processo on-line.
Abaixo seguem as datas de cada etapa:
de 17 a 20 de Fevereiro de 2020: período para solicitação de matrícula online via COBALTO;
21 de Fevereiro de 2020: processamento das solicitações via COBALTO;
22 de Fevereiro de 2020: consulta disponível ao resultado da solicitação via COBALTO;
05 Março de 2020: Processamento das correções. Consulta do resultado das correções 05 à noite.
06 de Março de 2020: Correção de matrícula PRESENCIAL na secretaria (sala 309 COTADA) por ordem de chegada somente para casos não resolvidos na correção ONLINE, das 8h às 11:30h.
06 de Março de 2020: Retirada de formulários de solicitação de matrícula especial assinados na secretaria**
09 de Março de 2020: Processamento das solicitações de matrícula especial para turmas dentro do CENG
10 e 11 de Março de 2020: Matrícula especial em todas as unidades da UFPel
**para a solicitação de matrícula especial ON LINE existem 2 casos diferentes. (1) Caso você solicite matrícula especial em uma turma ofertada pelos cursos do CENG você NÃO PRECISA retirar o formulário assinado. (2) Caso você solicite matrícula especial em uma turma ofertada por cursos fora do CENG você deve retirar o formulário assinado na secretaria do curso no dia 06 de Março para levar para a unidade onde a turma será ofertada conforme calendário previsto. FIQUEM ATENTOS AS INSTRUÇÕES E PRÁTICAS PRESENTES NO SITE DO CENTRO DE ENGENHARIAS.
Segue as informações sobre as formaturas dos Cursos do CEng.
Formatura Institucional – 30/01/220
As cerimônias serão realizadas no auditório da FAEM, situado no Campus Capão do Leão, conforme a programação a seguir:
Dia 30/01/2020 – 18h30
Cursos de Engenharia Agrícola, Engenharia Ambienta e Sanitária , Engenharia Civil, Engenharia de Controle e Automação, Engenharia Civil, Engenharia Geológica , Geoprocessamento, Engenharia Eletrônica, Engenharia Industrial Madeireira, Engenharia, de Petróleo e Engenharia de Produção.
Formatura Externa – CEng – 31/01/2020
A Cerimonia será realizada no Theatro Guarany
31/01/2020 – 19 horas
Cursos de Engenharia Ambiental e Sanitária e Engenharia Civil.
Formatura Interna – 07/02/2020
A Cerimonia será realizada no Auditório do Centro de Artes
07/02/220 – 10 horas, para os Coordenadores e para os alunos 9 horas.
Cursos de Engenharia Ambiental e Sanitária, Engenharia Civil, Engenharia de Controle e Automação, Engenharia Eletrônica, Engenharia Industriais Madeireira, Engenharia Geológica, Geoprocessamento e Engenharia de Produção.
Devido à paralisação dos técnicos administrativos que ocorrerá nos dias 26/11/19 e 27/11/19, informamos que o prazo para entrega da documentação para comprovação de horas livres e complementares foi prorrogado até dia 29/11/19.
Meu nome é Rafael Machado Amorim, mestrando do Programa de Pós-Graduação em Administração da Universidade Federal do Pampa (Unipampa) e, sob orientação da Profa. Dra. Kathiane Benedetti Corso (http://lattes.cnpq.br/5143091478961145) estou realizando a coleta de dados da minha pesquisa de dissertação. A proposta da pesquisa é analisar o comportamento de dependência de smartphone dos universitários das Instituições Públicas de ensino superior do Brasil e quero contar com a sua ajuda.
Para ajudar nesta pesquisa, orientamos que você acesse o site <http://mcmv.rafaelamorim.com.br>, conheça em profundidade o trabalho que estamos desenvolvendo e, caso aceite participar, instale o aplicativo desenvolvido para sistemas Android com esta finalidade, através do endereço <https://play.google.com/store/apps/details?id=br.com.rafaelamorim.mcmv>, e que irá solicitar em seu primeiro uso, além de um termo de consentimento livre e esclarecido, 2 questionários, a saber: 1) Teste de dependência de smartphone SPAI-BR, desenvolvido por Khoury et al (2017) e; 2) Questionário socioeconômico.
O tempo estimado para preenchimento dos questionários é de 5 a 10 minutos.
Após esta etapa, o aplicativo permanecerá em execução em seu dispositivo e irá registrar alguns de seus hábitos de uso do smartphone, como por exemplo ciclos de consumo e recarga de bateria, aplicativos mais utilizados e bloqueio e desbloqueio do aparelho.
As informações coletadas serão criptografadas e transmitidas automaticamente via internet sem fio (quando disponível) ou ainda, caso você concorde e altere as configurações do aplicativo, via rede de dados móveis. Uma demonstração dos dados coletados pode ser acessada em <https://mcmv.rafaelamorim.com.br/sampledata.php>.
Estimamos que o aplicativo deva permanecer instalado em seu dispositivo por um período mínimo de 15 e máximo de 30 dias. Após esse tempo, o aplicativo emitirá um alerta, avisando que pode ser removido.
Salientamos que nenhuma informação pessoal é registrada, como por exemplo informações digitadas, exibidas na tela ou ainda imagens capturadas através da(s) câmera(s). A pesquisa tem aprovação do Comitê de Ética da Universidade Federal do Pampa – Unipampa, registrada na Plataforma Brasil do Ministério da Saúde – CAAE nº 16393719.7.0000.5323.
Eventuais dúvidas poderão ser sanadas através, do e-mail deste pesquisador <amorim@rafaelamorim.com.br> ou da orientadora Profa. Dra. Kathiane Benedetti Corso <kathianecorso@unipampa.edu.br>. Ficamos à disposição para quaisquer esclarecimentos.
Desde de já agradecemos pela sua atenção e colaboração!”
Informamos que estaremos recebendo a documentação para comprovação de horas livres e complementares de 20/11/19 a 26/11/19. As orientações para essa entrega estão no seguinte link: https://wp.ufpel.edu.br/geoprocessamento/normas/
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