Início do conteúdo

[CONVITE PARA PARTICIPAÇÃO DE PESQUISA] Dependência de smartphone em universitários das Instituições Públicas de Ensino Superior do Brasil

“Prezado(a) discente

Meu nome é Rafael Machado Amorim, mestrando do Programa de Pós-Graduação em Administração da Universidade Federal do Pampa (Unipampa) e, sob orientação da Profa. Dra. Kathiane Benedetti Corso (http://lattes.cnpq.br/5143091478961145) estou realizando a coleta de dados da minha pesquisa de dissertação. A proposta da pesquisa é analisar o comportamento de dependência de smartphone dos universitários das Instituições Públicas de ensino superior  do Brasil e quero contar com a sua ajuda.

Para ajudar nesta pesquisa, orientamos que você acesse o site <http://mcmv.rafaelamorim.com.br>, conheça em profundidade o trabalho que estamos desenvolvendo e,  caso aceite participar, instale o aplicativo desenvolvido para sistemas Android com esta finalidade, através do endereço <https://play.google.com/store/apps/details?id=br.com.rafaelamorim.mcmv>, e que irá solicitar em seu primeiro uso, além de um termo de consentimento livre e esclarecido, 2 questionários, a saber: 1) Teste de dependência de smartphone SPAI-BR, desenvolvido por Khoury et al (2017) e; 2) Questionário socioeconômico.

O tempo estimado para preenchimento dos questionários é de 5 a 10 minutos.

Após esta etapa, o aplicativo permanecerá em execução em seu dispositivo e irá registrar alguns de seus hábitos de uso do smartphone, como por exemplo ciclos de consumo e recarga de bateria, aplicativos mais utilizados e bloqueio e desbloqueio do aparelho.

As informações coletadas serão criptografadas e transmitidas automaticamente via internet sem fio (quando disponível) ou ainda, caso você concorde e altere as configurações do aplicativo, via rede de dados móveis. Uma demonstração dos dados coletados pode ser acessada em <https://mcmv.rafaelamorim.com.br/sampledata.php>.

Estimamos que o aplicativo deva permanecer instalado em seu dispositivo por um período mínimo de 15 e máximo de 30 dias. Após esse tempo, o aplicativo emitirá um alerta, avisando que pode ser removido.

Salientamos que nenhuma informação pessoal é registrada, como por exemplo informações digitadas, exibidas na tela ou ainda imagens capturadas através da(s) câmera(s). A pesquisa tem aprovação do Comitê de Ética da Universidade Federal do Pampa – Unipampa, registrada na Plataforma Brasil do Ministério da Saúde – CAAE nº 16393719.7.0000.5323.

Site da pesquisa: https://mcmv.rafaelamorim.com.br
Facebook: https://www.facebook.com/celularvicio
Twitter: http://www.twitter.com/celularvicio
Instagram: https://www.instagram.com/celularvicio

Eventuais dúvidas poderão ser sanadas através, do e-mail deste pesquisador <amorim@rafaelamorim.com.br> ou da orientadora Profa. Dra. Kathiane Benedetti Corso <kathianecorso@unipampa.edu.br>. Ficamos à disposição para quaisquer esclarecimentos.

Desde de já agradecemos pela sua atenção e colaboração!”

Publicado em 12/11/2019, na categoria Sem categoria.