Grade Curricular

Grade de Disciplinas

A grade de disciplinas curricular é o meio mais fácil de visualizar o currículo do curso. Essa informação pode ser encontrada na página institucional da UFPel na forma de Matriz Curricular, onde a caracterização das disciplinas e os seus pré-requisitos podem ser facilmente consultados.

Diretrizes Curriculares Nacionais

Todos os cursos de graduação autorizados ou reconhecidos pelo Ministério da Educação (MEC) devem seguir normas que padronizam os currículos a fim de garantir a qualidade na formação do profissional. Estas normas são chamadas de Diretrizes Curriculares.

O curso de Geoprocessamento foi construído sob as “Diretrizes Curriculares Nacionais Gerais para a organização e o funcionamento dos cursos superiores de tecnologia“.

Currículo

O currículo do curso abrange uma sequência de disciplinas ordenadas por matrículas semestrais em uma seriação aconselhada. O curso estrutura-se em 6 semestres de disciplinas obrigatórias. Além disso, o aluno deve participar de atividades de formação livre e formação complementar para completar a integralização do curso.

A carga horária total do curso é de 2400 horas, e a média semestral é de cerca de 21 créditos. O curso é em turno integral, havendo atividades principalmente à tarde e à noite. As aulas ocorrem principalmente no Centro de Engenharias no prédio da COTADA e no campus Anglo, ambos localizados no bairro do Porto. As disciplinas apresentam caráter teórico, baseado fundamentalmente em aulas expositivas, e caráter prático, através de atividades em laboratório.

Projeto Pedagógico do Curso

Texto completo do Projeto pedagógico do curso (versão 2011)

Texto completo do Projeto pedagógico do curso (versão 2016)