Início do conteúdo
    Notícias
  • Biblioteca Geoespacial da Embrapa é disponibilizada para o público

              A Embrapa Meio Ambiente, de Jaguariúna SP, disponibilizou, a partir de junho de 2013, as informações contidas na Biblioteca Geoespacial, que é um sistema de armazenamento e consulta desenvolvido para organizar e disponibilizar conteúdo geoespacial da Embrapa. O acesso à biblioteca pode ser realizado através do site www.cnpma.embrapa.br.

              A Biblioteca possui interfaces gráficas para consulta e pode armazenar novos dados. Além disso, conta com um servidor onde são registrados os metadados de todas as informações armazenadas. As informações podem ser acessadas nos idiomas português, inglês ou espanhol.

              O acesso é livre para qualquer usuário para consulta e download, mas para cadastro de dados, notícias e atalhos é necessário se cadastrar.

               Endereço Eletrônico da Biblioteca: http://geo.cnpma.embrapa.br/

     Fonte: Embrapa

    Disponível em: http://www.embrapa.br/embrapa/imprensa/noticias/2013/junho/1a-semana/embrapa-disponibiliza-biblioteca-geoespacial

  • ATENÇÃO!!! Contagem regressiva para as férias

    atenção

    • Verifique o Calendário Acadêmico:
    31/08 Sábado – Último dia letivo de 2013/1
    02/09 Segunda – Inicio do período de exames 2013/1
    06/09 Sexta – Fim do período de exames 2013/1
    13/09 Sexta – Prazo Inicial para os alunos solicitarem matrícula on-line 2013/2
    22/09 Domingo – Prazo final para os alunos solicitarem matrícula on-line
    28/09 Domingo – Consulta dos alunos sobre as solicitações de matrícula on-line 2013/2
    29/09 Segunda – Início do período de solicitação de correção de matrículas pelos alunos nos Colegiados
    04/10 Sexta – Fim do período de solicitação de correção de matrículas pelos alunos nos Colegiados
    07/10 Segunda – Início do Semestre Letivo 2013/2
    07/10 Segunda – Início do período de matrícula especial
    09/10 Quarta – Fim do período de matrícula especial

    • Verifique se você tem acesso ao Sistema GOL para fazer a matrícula on-line.
    Acesse http://www.ufpel.edu.br/alunos/sistema_academico.html e digite seu número de matrícula e senha.

    Não sei meu nº de matrícula! Pergunte na Secretaria antes de viajar.

    Não sei minha senha! Veja no mesmo site: “Se você esqueceu ou ainda não cadastrou sua senha Clique aqui

    Não consegui fazer a matrícula e agora estou longe! É possível fazer a matrícula presencialmente na semana de correção de matrícula.

    • A correção de matrícula é presencial. Se você já sabe que precisará fazer correção de matricula, organize sua volta para uma semana antes do início das aulas

    • Se for impossível estar aqui na semana de correção de matrícula, deixe uma procuração com um colega, que será seu representante para realizar a correção.

    • Facilite sua vida: pegue a grade de horários e escolha as disciplinas que você quer fazer. Considere que não é permitido colisão de horários. Não conte com quebra de pré-requisito, uma vez que é uma exceção que só existe se for autorizado pelo Coordenador e pelo COCEPE. Na medida do possível, siga a ordem da grade do seu curso.

    • Tenha em mente que correção de matrícula NÃO é de matrícula especial.

    E o que é especial Matrícula especial ? Como eu faço?

    Matricula especial é a que o aluno(a) faz para cursar uma disciplina de outro curso. Aqui na UFPel é possível fazer matricula especial em até 2 disciplinas por semestre.

    Para pedir matrícula especial, você precisa:

    •  Autorização escrita do  Coordenador do seu curso;
    • Histórico, para comprovar que possui o pré-requisito da disciplina pretendida;
    • Formulário preenchido.

    Entregue os documentos na secretaria do curso que oferece a disciplina pretendida, no prazo estipulado.

    Para que a matrícula seja feita é necessário que exista VAGA na disciplina pretendida e que você esteja matriculado em no mínimo 08 créditos no seu curso.

  • Programas Auxílio Transporte e Alimentação nas Férias

    A Coordenadoria de Integração Estudantil  informa que os alunos que permanecerão em atividades curriculares no período de férias (após 31/08/13) deverão entregar atestado do colegiado do curso, impreterivelmente, até o dia 23/08/13.

    Os atestados devem ser entregues na Coordenadoria de Integração Estudantil (Av. Bento Gonçalves, 3395).

    Não serão aceitos, sob nenhuma hipótese, atestados entregues após o período determinado.

    Fonte: Coordenação de Comunicação Social

  • Atenção: Ciência sem Fronteiras – Inglês sem Fronteiras

    A Reitoria da Universidade Federal de Pelotas, a Coordenadoria de Relações Internacionais (CRI) da UFPel, e o Centro de Letras e Comunicação, por meio do  Programa Inglês Sem Fronteiras, encarregado de apoiar os alunos universitários brasileiros que almejam participar do  Programa Ciência sem Fronteiras ou a ele se candidatam, e de disseminar o ensino da língua inglesa entre esse mesmo público-alvo,  convocam a comunidade universitária da UFPel e comunidade em geral   a apoiarem sua campanha para que todos os alunos dos cursos universitários elegíveis ao Programa Ciência sem Fronteiras se inscrevam na próxima semana no curso online oferecido pelo Ministério de Educação através do Programa Inglês sem Fronteiras.

    O curso denomina-se My English Online e pode ser acessado em www.myenglishonline.com.br. Todos os alunos universitários brasileiros de graduação e pós-graduação podem se inscrever nele e usufruir do mesmo gratuitamente, inclusive alunos de universidades privadas.

    Leia mais em: http://ccs2.ufpel.edu.br/wp/2013/08/02/atencao-ciencia-sem-fronteiras-ingles-sem-fronteiras/

  • Abertas as inscrições para o 21º Simpósio Internacional de Iniciação Científica da USP

     O Simpósio Internacional de Iniciação Científica – SIICUSP é uma iniciativa da Pró-Reitoria de Pesquisa que tem como objetivo tornar público os resultados dos projetos de pesquisas realizados pelos alunos de graduação da USP e outras instituições nacionais e internacionais. O espírito dessa iniciativa é a convicção de que o conhecimento não se adquire mediante adoção de premissas, mas através do questionamento e verificação destas premissas, definindo-se assim o primeiro objetivo do Programa de Iniciação Científica: o despertar da atitude crítica e da criatividade do aluno de graduação.

    O Simpósio é realizado anualmente e conta com a inscrição de quase 6.000 trabalhos referentes às quatro grandes áreas de conhecimento: Engenharias e Exatas, Biológicas e Saúde, Humanas e Humanidades e Agropecuária. A inscrição do trabalho, na forma de resumo, é gratuita a todos os participantes.

    Todos os bolsistas de Iniciação Científica e Iniciação Tecnológica dos Programas PIBIC/CNPq, PIBITI/CNPq, RUSP e Santander tem o compromisso de apresentar os resultados de sua pesquisa no Simpósio.

    O SIICUSP acontecerá nos campi de São Paulo – Butantã (Humanas e Humanidades); São Carlos (Exatas e Engenharias), Ribeirão Preto (Biológicas e Saúde) e Piracicaba (Agropecuária).

    Os trabalhos são apresentados em mesas redondas, exposição oral ou pôsteres.

    Mais informações em: http://www.usp.br/siicusp/21siicusp/index.php

  • Professora do CDTec participou de Congresso Internacional de Ensino da Arte em Portugal

    Professora do CDTec participou de Congresso Internacional de Ensino da Arte em Portugal

    A professora do Centro de Desenvolvimento Tecnológico – CDTec – e colaboradora do Centro das Artes,  Dra. Rosemar Gomes Lemos participou nos dias 11, 12, 13, 14 e 15 de julho do II Congresso Internacional Matéria-Prima: práticas das Artes Visuais no ensino básico e secundário, realizado em Portugal, na Faculdade de Belas Artes da Universidade de Lisboa –  FBAUL.

    Neste evento apresentou o trabalho cuja investigação desenvolveu-se no Centro das Artes, entitulado: Desafios e Possibilidades de Igualdade Racial no Brasil – O ensino da Arte na Construção da Cidadania, de sua autoria em conjunto com a Profª Ana Paula Araújo/IFSul-Pelotas-RS.

    O artigo que gerou a apresentação está publicado na Revista Matéria-Prima Práticas Artísticas no ensino Básico e Secundário, Volume 1, número 2, a ser disponibilizado na Biblioteca do Campus Porto.

    O Congresso Matéria Prima possibilita uma plataforma internacional para refletir sobre o distanciamento entre a formação e a atuação no terreno. Permite debater aspetos concretos em torno da formação de professores na perspetiva da prática profissional, debatendo questões como: O que efetivamente acontece na aula no que respeita ao ensino e aprendizagem da arte no ensino básico e secundário? Como o professor da escola básica e secundária tem agido enquanto criador de aproximações e abordagens do ensino das artes? Quais os paradigmas e metodologias que os professores, nas Universidades, Institutos de Educação, Faculdades, têm utilizado na formação do professor de arte? Quais os desafios de ensinar arte na contemporaneidade?

    Por fim, vale salientar que sua participação trouxe ótimos resultados para Universidade Federal de Pelotas visto o convite recebido pela mesma para fazer parte do Comitê Científico da Revista Vox Musei arte e patrimônio e do Comitê Científico do Congresso Internacional – Cultura Fluvial e Marítima. Patrimônio, Museus e Sustentabilidade(http://voxmusei.fba.ul.pt/), cujas atividades decorrerão entre os dias 18 e 28 de outubro de 2013, na cidade de Sesimbra, coordenado pela Câmara Municipal de Sesimbra e Faculdade de Belas Artes da Universidade de Lisboa/Portugal e Grupo de Pesquisa/CNPq/Brasil VOX MUSEI arte e patrimônio.

  • Concurso Edital 067/2013

    O CPSI informa que de 01 de julho de 2013 a 29 de julho de 2013 estarão abertas as inscrições ao Concurso Público regido pelo Edital Nº  067/2013, para os seguintes cargos:

    Auxiliar de Agropecuária – Fundamental Incompleto.
    Auxiliar de Anatomia e Necropsia – Fundamental Incompleto.
    Atendente de Consultório / Área: Saúde – Fundamental Completo.
    Analista de Tecnologia da Informação – Curso Superior, em nível de graduação, na área.
    Médico Veterinário – Curso Superior em Medicina Veterinária .

    Divulgação: Centro de Gerenciamento de Informações e Concursos – UFPel

  • Novo curso da UFSM em São lourenço do Sul

    A Universidade Federal de Santa Maria (UFSM) abre inscrições, no período 17 a 28 de junho de 2013, para o Curso de Formação de Professores para Educação Profissional, oferecido pelo Programa Universidade Aberta do Brasil (UAB) . Serão oferecidas 25 vagas no Polo de São Lourenço do Sul.O referido curso tem duração de três semestres e habilita que tem bacharelado a ministrar aulas em cursos técnicos.

    A seleção dos candidatos será realizada em 01 (um) dia, 14 de julho de 2013, com início às 9 horas. O processo classificatório será composto por uma prova de Redação.
    É condição legal para se inscrever ao Curso de Formação de Professores para Educação Profissional ser o candidato diplomado em cursos superiores de bacharelado ou tecnólogo até a data de confirmação da vaga.

    A inscrição será realizada via Internet no endereço eletrônico da COPERVES (www.coperves.ufsm.br), link Curso de Formação de Professores para Educação Profissional, que estará disponível aos candidatos no período de 17 a 28 de junho de 2013.

  • Jornada de Iniciação Científica e Tecnológica e a Mostra de Extensão do IFSUL

    A Jornada de Iniciação Científica e Tecnológica e a Mostra de Extensão do Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia Sul-rio-grandense (IFSul) são eventos que visam  avaliar, valorizar e divulgar a produção científica e tecnológica, bem como as ações extensionistas da Instituição. O evento, organizado em conjunto pela Pró-Reitoria de Pesquisa, Inovação e Pós-Graduação e Pró-Reitoria de Extensão, caracteriza um espaço aberto a estudantes, docentes e técnico-administrativos do IFSul e de outras instituições de ensino para troca de experiências por meio de apresentação de pôsteres e apresentações orais. A VI Jornada de Iniciação Científica e Tecnológica e a II Mostra de Extensão serão realizadas nos dias 3, 4 e 5 de Setembro de 2013 no campus Pelotas.

    Para maiores informações, acesse o site do evento: http://mostradeproducao.ifsul.edu.br/