Edital >

Lançada a Chamada Pública MCTI/CNPq N° 50/2013

Brasília, 16 de setembro de 2013.

Prezado(a) Pesquisador(a),

1. O Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico (CNPq) lançou nesta quinta-feira (12/09/2013), a Chamada CNPq 50/2013 – Programa Ciência sem Fronteiras: Formação de Recursos Humanos Estratégicos e Especializados Para o Setor Aeroespacial.

2. Esta Chamada é um dos resultados da Ação Induzida para o Setor Aeroespacial (no Contexto do Programa Ciência sem Fronteiras) que o CNPq promoveu por meio do seu Presidente Prof. Glaucius Oliva e do seu Diretor de Engenharias, Ciências Exatas, Humanas e Sociais, Prof. Guilherme Sales Soares de Azevedo Melo, com as colaborações da Embraer S.A., do Instituto de Aeronáutica e Espaço (IAE), do Instituto de Estudos Avançados (IEAv), do Instituto Tecnológico de Aeronáutica (ITA), da binacional ACS (Alcântara Cyclone Space), da Escola de Engenharia de São Carlos da Universidade de São Paulo, da Mectron – Engenharia Indústria e Comércio S. A. e da Agência Espacial Brasileira ¿ AEB. A consolidação das contribuições dos participantes ficou a cargo do Prof. João Luiz Filgueiras de Azevedo do Instituto de Aeronáutica e Espaço (IAE) e membro, na época, do Comitê Assessor de Engenharia Aeroespacial deste Conselho.

3. O objetivo da Chamada é selecionar candidatos a bolsas de doutorado sanduíche no exterior – SWE, de pós-doutorado no exterior – PDE, de doutorado no exterior – GDE, direcionadas a projetos de pesquisa e desenvolvimento tecnológico para o setor Aeroespacial brasileiro nas instituições de pesquisa parceiras listadas no Anexo 1, no âmbito do Programa Ciência sem Fronteiras (CsF), e em conformidade com o regulamento apresentado na Chamada.

4. Os temas de interesse a serem abordados pelos projetos submetidos devem ser enquadrados em: aerodinâmica, materiais, estruturas, propulsão e outros sistemas de energia, guiamento, controle tráfego aéreo, sistemas de aeronaves e processos, separação isotópica por laser, aplicação de energia nuclear no espaço, uso de vants autônomos para consciência situacional em teatro de operações militar, fotônica em silício, efeitos de radiação em componentes e sistemas optoeletrônicos de interesse aeroespacial, sensores de infravermelho para aplicações aeroespaciais, simulação de plasma para aplicações aeroespaciais, processamento paralelo e distribuído, mems – micro-electro-mechanical systems, e revestimentos e clads depositados por laser de materiais de uso aeroespacial. Maiores detalhes de cada tema devem ser verificados na Chamada 50/2013 vista no link abaixo extraído da página do CNPq.

5. As propostas deverão ser submetidas entre os dias 12 de setembro à 29 de outubro de 2013 por meio da Plataforma Carlos Chagas acessada a partir de www.cnpq.br. Os projetos aprovados serão beneficiados com uma bolsa de pósgraduação supra citado com mensalidades e outros apoios previstos pelo normativo do CNPq.

6. O prazo para realização dos projetos aprovados seguirá aqueles previstos no normativo específico do CNPq as bolsas, objetos desta Chamada. A divulgação dos projetos aprovados começará em novembro e será divulgada no Diário Oficial da União e página no CNPq.

7. Maiores informações podem ser obtidas acessando o link da Chamada:

8. Veja as condições de enquadramento estabelecidas na Chamada.

Informações adicionais pelo e-mail chamada50-2013@cnpq.br.

Atenciosamente,

Augusto C. M. Willer
Gestor da Chamada MCTI/CNPq N° 50/2013
PO-CNPq – 226/2013

Milton P. F. Rosa
Gestor Substituto da Chamada MCTI/CNPq N° 50/2013
PO-CNPq – 226/2013

Publicado em 01/10/2013, nas categorias Edital, Notícias.