Início do conteúdo
    Notícias
  • Apresentações dos projetos de TCC voltam ser realizadas pelo curso

    Com o objetivo de contribuir para a evolução, bem como para o aperfeiçoamento e desenvolvimento das propostas de Trabalhos de Conclusão de Curso – TCC estão sendo realizadas novamente no âmbito do curso de Gestão Ambiental as apresentações pelos discentes. Sob a coordenação do prof. João Carlos Koglin por meio da disciplina Seminários Técnico Científico no ultimo dia 28 de agosto as apresentações foram realizadas pelos discentes Samanta Lemos da Silva e Paulo Roberto da Rosa Duarte (fotos). Os encontros prosseguem nos próximos dias 04 e 11 de setembro, as 14h00min em sala de aula. Todos os professores e alunos do curso estão convidados.
    Aluna - Samanta
    Aluno - Paulo Roberto

  • Estágios obrigatórios (não remunerados) no Sanep

    Aos alunos do curso de Gestão Ambiental:
    A partir do 2º semestre do Curso, caso deseje realizar estágio obrigatório (não remunerado) no Sanep – pode ser na área de abastecimento de água, tratamento de esgoto, resíduos sólidos ou drenagem urbana – o caminho é o seguinte:
    – Solicite uma carta de apresentação do Curso ao Sanep para fins de estágio.
    – Anexe esta carta a uma carta tua, endereçada ao Diretor-Presidente do Sanep, informando:
    • em que área gostaria de fazer o estágio (escolha uma das 4 áreas do saneamento)
    • nº de horas de estágio – 200 horas
    • Teu endereço, e-mail e telefone.
    Esta carta deverá ser protocolada no setor de protocolo do Sanep, na Félix da Cunha.
    Teu pleito vai tramitar internamente e, oportunamente, o setor de Recursos Humanos convidar-te-á para uma conversa com o servidor do Sanep que atuará como supervisor do estágio.
    É interessante que aciones um professor do curso (professor orientador do estágio) para acompanhá-lo nesta visita, assim haverá otimização do diálogo.
    Se nesta conversa houver acerto sobre a carga horária do estágio e as tarefas a serem executadas, ocorrerá a formalização do estágio e o pedido do seguro de acidentes pessoais, pago pela UFPel. Aí é “só” fazer o estágio, durante o período combinado!
    Se nesta conversa não houver acerto por divergências no “quando” e no “o que fazer”, o RH do Sanep pode reter teu pedido para reiniciar o diálogo quando houver a possibilidade de conciliação dos interesses.
    Converse com os professores Marcos ou Celso para maiores informações.

  • Circuito Tela Verde será exibido no Museu da Baronesa

    A Semana Nacional de Museus 2015 tem inicio no próximo dia 18 de maio, e estende-se até o próximo dia 24. A cada ano, o Conselho Internacional de Museus lança uma temática diferente. Para o ano de 2015 a temática escolhida é Museus para uma sociedade sustentável. Nesse contexto, o Museu da Baronesa com o apoio do curso de Gestão Ambiental do Centro de Integração do Mercosul da UFPel exibirá filmes do Circuito Tela Verde – uma iniciativa do Ministério do Meio Ambiente em parceria com a Secretaria do Audiovisual do Ministério da Cultura – MinC.
    De acordo com os professores Maurício Pinto da Silva – coordenador do Circuito Tela Verde – e Celso Elias Corradi – coordenador do Curso de Gestão Ambiental da UFPel, a exibição dos filmes durante a semana de museus, em especial no Museu da Baronesa será uma excelente oportunidade para professores e alunos do curso de Gestão Ambiental, por meio da exibição e debate dos filmes potencializar e estimular em crianças, jovens e adultos, a sensibilização, a reflexão e a mobilização sobre suas ações no contexto socioambiental, em especial a questão da água.
    Para a exibição do Circuito Tela Verde no Museu da Baronesa, foram selecionados os filmes/sinopse: Incentivo às Políticas Públicas Voltadas ao Reuso da Água e ao Aproveitamento de Água da Chuva (17´) – Será que precisamos de água potável para lavar o carro, ou regar o jardim? Essa é uma das perguntas motivadoras, que busca, de forma didática, demonstrar as novas tecnologias existentes para o aprimoramento da gestão dos recursos hídricos. O reuso da água e o aproveitamento de água da chuva, sendo alternativas eficientes para o consumo mais racional da água, e que já podem ser utilizadas em nosso dia a dia. Da Nascente à Torneira (3´54´´) – Vídeo elaborado para a campanha “Fechos, eu cuido!”. Mostra o contexto ambiental da Estação Ecológica de Fechos, o caminho que a água percorre da nascente a torneira, assim como a população envolvida. Desafogando a Água (13´) – Alunos do ensino fundamental da escola Gov. André Franco Montoro do município de Itapevi/SP participaram do projeto Dedo Verde na Escola, realizado pelo Instituto 5 Elementos – Educação para a Sustentabilidade e financiado pela Instituto Eurofarma, em 2011 e 2012 como agentes ambientais. Desta iniciativa, os alunos se mobilizaram para produzir um vídeo documentário a respeito da questão paradoxal entre a frequente falta de abastecimento de água na escola e a existência de uma nascente na porta da mesma.
    Para a Annelise Montone, a exibição dos filmes do Circuito Tela Verde e a participação de alunos e professores será uma oportunidade enriquecedora aos visitantes do Museu da Baronesa, no sentido de olhar o ambiente em que estamos e suas realidades, buscando conscientizar as pessoas da importância de suas ações, principalmente àquelas relacionadas ao uso da água. A exibição dos filmes acontecerá entre os dias 19 e 22 de maio, com sessões às 14h e 15h30min, no auditório do Museu da Baronesa, sendo uma das ações educativas direcionadas a grupos/escolas, com o tema: “Água: o que podemos aprender com o passado?” Interessados devem se inscrever através do telefone (53) 3228.4606.
    Logo - Circuito Tela Verde - UFPel

  • Curso de Gestão Ambiental visita Complexo de Energia Eólica

    Alunos do curso de Gestão Ambiental do Centro de Integração do Mercosul em visita ao Complexo Eólico Cerro Chato da Eletrosul/Eletrobrás (04/05) em Santana do Livramento, fronteira com Rivera, vislumbraram os desafios e a complexidade da gestão ambiental em um empreendimento de energia eólica. Durante a visita, coordenada pelo departamento ambiental do Complexo Eólico foram apresentados os principais projetos na área, como, as demandas de gestão das obras civis de implantação; educação ambiental aos funcionários e colaboradores terceirizados; controle de erosão do solo; recuperação de áreas degradadas; prospecção e salvamento de sítios arqueológicos; monitoramento da fauna; proteção e resgate de sítios paleontológicos. De acordo com o professor Maurício Pinto da Silva, a visita técnica visa contribuir com a formação didática e profissional do discente, por meio de visita/apresentação institucional guiada e observação de atividades práticas e situações profissionais reais, sendo fundamentais para a complementação acadêmica/cientifica dos discentes. Nossos alunos já estão desenvolvendo estudos relacionados a gestão ambiental em usinas de energia eólica, e também já se encontram desenvolvendo atividades profissionais nesta área.Foto Cerro Chato 01 - Complexo Eólico