Início do conteúdo
    Notícias
  • Errata edital 01/2016

    Atenção

    Errata referente ao edital 01/2016. Errata edital 01.2016

    Veja a íntegra do edital: https://wp.ufpel.edu.br/ga/2016/08/01/edital-012016-programa-de-bolsas-de-apoio-institucional-para-a-permanencia-de-estudantes-quilombolas-e-indigenas-na-ufpel/

     

  • Estágio curricular obrigatório

    ALUNOS QUE PRETENDEM FAZER ESTÁGIO NO MÊS DE SETEMBRO

    Os alunos que pretendem iniciar estágio a partir de 01 de setembro devem entregar na secretaria a documentação necessária para apólice de seguros (link: https://wp.ufpel.edu.br/ga/formularios/) até dia 15 de agosto de 2016.

    Não é permitido ao aluno iniciar seu estágio sem ter vínculo com a apólice de seguros – que é feita pela secretaria do curso.

    O documento necessário para inclusão do aluno na apólice de seguros é a carta de aceite do professor orientador, assinada pelo professor. Após, deve entregar os demais documentos pertinentes ao estágio.

    * caso o aluno pretenda fazer estágio em empresa que tenha sua apólice de seguros, não é necessário aguardar esse prazo. Porém, deve entregar os todos os documentos pertinentes ao estágio.

  • CONVITE

    Corede
    Na próxima quarta-feira 03/08/2016 – 09:00 h – CONVITE ANEXO – o Conselho Regional de Desenvolvimento da Região Sul/COREDESUL tem o prazer de convidá-lo (a) para as atividades de finalização do Processo de Consulta Popular 2016. A agenda prevê também a participação do nosso professor Celso Elias Corradi, na condição de palestrante, quando abordará a importância do Porto de Rio Grande para o desenvolvimento da região sul do estado do Rio Grande do Sul.
    Esta atividade é parte integrante e importantíssima da agenda de trabalhos do COREDESUL que visam a atualização do Plano Estratégico de Desenvolvimento da Região Sul – PED 2017-2030.
    Será um prazer tê-los conosco, todos convidados!
  • Edital 01/2016 – Programa de Bolsas de Apoio Institucional para a Permanência de Estudantes Quilombolas e Indígenas na UFPel

    Programa de Bolsas de Apoio Institucional para a Permanência de Estudantes Quilombolas e Indígenas na UFPel seleciona bolsista!

    Leia a íntegra do edital ->> Edital 01.2016 – Programa de Bolsas de Apoio Institucional para a Permanência de Estudantes Quilombolas e Indígenas na UFPel

    leia também a errata do edital: Errata edital 01.2016

    Inscrições:

    Local: Secretaria do Colegiado do CSTGA.

    Período: 04 a 05 de agosto de 2016.

    Horário: 09:30 as 12:00.

    Carga Horária: 20 horas semanais

    Valor da bolsa: R$ 400,00

  • Horário e locais de aula

    ATENÇÃO
    As aulas do curso de Gestão Ambiental (bacharelado e tecnólogo) serão ministradas no aulário do Liceo Rio-grandense, em frente ao Centro de Integração do Mercosul/CIM (Andrade Neves quase esquina Lobo da Costa).
    A secretaria do colegiado e coordenação dos cursos atende no segundo andar do prédio do CIM.
    Em caso de dúvida, entre em contato através do email gasecretaria.ufpel@gmail.com, 3229.2322 ou pessoalmente (8:30 às 12:30 – expediente externo no período de 01 a 05/08).

    Início do semestre: 08 de agosto de 2016

    Horário: 13:30

    Os horários, semestres e as respectivas salas constam no link: Grade-de-horários-2016.2

     

     

  • DISCIPLINA ESPECIAL PARA ALUNOS DE OUTROS CURSOS DA UFPEL CURSAREM DISCIPLINAS NO CSTGA E BACH GA

    especial 2

    CRONOGRAMA:

    05 de agosto (sexta-feira) – publicação das disciplinas e número de vagas;

    08 e 09 de agosto (segunda e terça-feira) – recebimento das solicitações de disciplinas especiais

    10 de agosto (quarta-feira) – publicação das solicitações deferidas.

     

    CRITÉRIOS DE SELEÇÃO:

    1 – Inicialmente serão avaliadas as solicitações de alunos vinculados a cursos de áreas afins com o Curso Superior de Tecnologia em Gestão Ambiental ou Bacharelado em Gestão Ambiental.

    1.1 – Se após a primeira avaliação, sobrar  vagas, serão novamente avaliados, e terão prioridade os alunos com maior número de disciplinas aprovadas e/ou dispensados.

    1.2 – Se após essa avaliação, ainda tiver vagas sobrando, serão avaliados os cursos de áreas diversas com o Curso Superior de Tecnologia em Gestão Ambiental ou Bacharelado em Gestão Ambiental.

    Casos omissos serão apreciados pela coordenação do curso.

     

  • MATRÍCULA ESPECIAL PARA ALUNOS DO CSTGA E BACH GA CURSAREM DISCIPLINAS EM OUTROS CURSOS

    especial

    MATRÍCULA ESPECIAL – PARA ALUNOS DO CSTGA E BACH GA CURSAREM DISCIPLINAS EM OUTROS CURSOS

    Procedimentos:

    • O aluno deverá consultar no colegiado do curso que pretende cursar a disciplinas se esta está disponível e se há vaga. De acordo com calendário acadêmico, no dia 05 de agosto, os colegiados deverão publicar o número de vagas disponíveis em cada disciplina.
    • Solicitar no seu curso de origem autorização da coordenação para cursar disciplinas fora do currículo (o modelo de formulário será disponibilizado diretamente no colegiado).  Formulário aqui ->  Autorização para aluno GA – disciplina especial em outro curso
    • Comparecer no colegiado do curso pretendido, conforme orientação deste.
    • O período de solicitação de disciplina especial é: 08 e 09 de agosto (no curso pretendido).

    Casos omissos serão apreciados pela coordenação do curso.

     

  • COMO FAZER CORREÇÃO DE MATRÍCULA 2016/2?

    correção

    Período: 01 – 08 de agosto de 2016.

    Horário de expediente externo: das 08:30 às 12:30

    A correção de matrícula tem por objetivo alterar a grade de disciplinas que o aluno que irá cursar no semestre que se inicia.

    Após fazer a solicitação de matrícula on line e após o processamento das matrículas o aluno poderá solicitar:

    – inclusão de disciplinas

    -> caso alguma disciplina que tenha solicitado on line, não tenha sido processada;

    -> caso queira mais alguma disciplina da grade de ofertas que não solicitou antes;

    – exclusão de disciplinas

    -> caso queira excluir e não cursar alguma disciplina que já está previamente matriculado.

    A correção de matrícula poderá ser feita da seguinte forma:

    – pessoalmente pelo aluno;

    – através de terceiros com procuração específica e com assinatura reconhecida;

    – não serão aceitas solicitações por email.

    Casos omissos serão apreciados pela coordenação do curso.