Início do conteúdo
    Notícias
  • Congresso Internacional de Geoecologia das Paisagens e Planejamento Ambiental – CIGEPPAM

    Prezados(as),

     

    Encaminho convite para o evento abaixo:

     

    Prezados, O Laboratório de Geoecologia das Paisagens e Planejamento Ambiental (LAGEPLAN) e os Programas de Pós-Graduação em Geografia (PPGGEO) e de Desenvolvimento e Meio Ambiente (PRODEMA), da Universidade Federal do Ceará, têm a satisfação de convidá-los a participar do Congresso Internacional de Geoecologia das Paisagens e Planejamento Ambiental – CIGEPPAM.

    O CIGEPAM é um evento científico que busca integrar e promover as Ciências das Paisagens e as suas diferentes aplicabilidades no Planejamento e Gestão Ambiental em busca de um Desenvolvimento Sustentável, tanto social como ambiental.

    O evento oferece 11 (onze) palestras, 6 (seis) mesas-temáticas, 8 (oito) minicursos e a publicação de artigos científicos. Os artigos aprovados serão publicados como capítulos de e-book (cada livro com registros de ISBN e DOI). Para isso, o evento está contando com a participação de ministrantes de 24 (vinte e quatro) instituições parceiras, provenientes de 7 (sete) países.
    Contamos com a participação de vocês!

    Em anexo, os folderes do evento: 3ª CIRCULAR CIGEPPAM, CARTAZ CIGEPPAM

     

     

    Atenciosamente,

  • Matrícula 2023/2

    Prezados(as) alunos(as),

    Informo as principais datas relacionadas ao processo de matrícula para o semestre 2023/2, de acordo com o calendário acadêmico https://wp.ufpel.edu.br/cra/calendarios-academicos/calendario-academico-2023/

    – Período de matrícula on-line para o semestre 2023/2 – de 07/10 a 10/10 (fazer login no sistema acadêmico COBALTO, acessar o menu Solicitação de matrícula e selecionar os componentes curriculares que pretende cursar);
    – Período de correção de matrícula – de 13/10 a 16/10 (O discente deverá fazer login no sistema acadêmico COBALTO, acessar o menu Correção de matrícula, solicitar inclusão e/ou exclusão de disciplinas);
    – Data limite para discentes solicitarem quebra de pré-requisito para 2023/2 aos colegiados – 09/10. Orientações no link https://wp.ufpel.edu.br/cra/informacoes-academicas/quebra-de-pre-requisito-2/
    – Período de solicitação de matrícula especial 2023/2 – Cobalto – 21/10 a 23/10. Orientações no link https://wp.ufpel.edu.br/cra/informacoes-academicas/matricula-especial/
    – Período de trancamento de componentes curriculares (disciplinas) no sistema acadêmico 2023/2 – 20/11 a 24/11 (acessar o menu “Aluno/Cadastro/Trancamento de disciplina”, marcar as disciplinas que deseja trancar e clicar em “+Trancar disciplina(s)”).

     

    Atenciosamente,

  • Salas de aula 2023/2 – Gestão Ambiental Bacharelado

     

    2º SEMESTRE
    SEGUNDA-FEIRA TERÇA-FEIRA QUARTA-FEIRA QUINTA-FEIRA SEXTA-FEIRA
    Fundamentos de Educação Ambiental Sociedade e Meio Ambiente Cartografia Estado, Mercado e Economia do Meio Ambiente Ecologia I
    Cód. 21000148 Cód. 21000247 Cód. 21000248 Cód. 21000249 Cód. 21000246
    13:30 às 16:50 13:30 às 16:50 13:30 às 16:50 13:30 às 16:50 13:30 às 16:50
    Prof. Giovanni N. Maurício Prof.ª Rosaura Espírito Santo Prof.ª Rosa Elena Noal Prof. Maurício Pinto da Silva Prof. Darlan R. Redu/Prof. Celso E. Corradi
    Sala: 205 (Campus II) Sala: 205 (Campus II)  Auditório do Mercosul (R. Andrade Neves, 1529, Centro, Pelotas) Sala: 205 (Campus II) Sala: 205 (Campus II)
    4º SEMESTRE
    SEGUNDA-FEIRA TERÇA-FEIRA QUARTA-FEIRA QUINTA-FEIRA SEXTA-FEIRA
    Sistemas de Informações Gerenciais na Gestão Ambiental Urbanização e Meio Ambiental Legislação Ambiental Qualidade do Solo, água e ar Práticas de Campo e Laboratório
    Cód. 21000252 Cód. 21000253 Cód. 21000216 Cód. 21000251 Cód. 21000254
    13:30 às 16:50 13:30 às 16:50 13:30 às 16:50 13:30 às 16:50 13:30 às 16:50
    Prof.ª Rosaura Espírito Santo Prof.ª Claure M. Parfitt Prof. Alexandre H. dos Reis/Bruno Cozza Saraiva Prof. Giovanni Nachtigall Maurício Prof. Giovanni N. Maurício
    Sala: 206 (Campus II) Sala: 206 (Campus II) Sala: 206 (Campus II) Sala: 206 (Campus II) Sala: 206 (Campus II)
    6º SEMESTRE
    SEGUNDA-FEIRA TERÇA-FEIRA QUARTA-FEIRA QUINTA-FEIRA SEXTA-FEIRA
    Auditorias e certificações Geopolítica Ambiental, Fronteira e Governança Internacional Política Ambiental Brasileira Avaliação de Impacto Ambiental I Planejamento Ambiental Urbano
    Cód. 21000224 Cód. 21000222 Cód. 21000256 Cód. 21000221 Cód. 21000223
    13:30 às 16:50 13:30 às 16:50 13:30 às 16:50 13:30 às 16:50 13:30 às 16:50
    Prof.ª Nádia Campos P. Bruhn  Prof. Maurício Pinto da Silva Prof. João Carlos de O. Koglin Prof. Darlan Redu/Prof. Celso E. Corradi Prof.ª Claure M. Parfitt
    Sala 208 (Campus II) Sala 208 (Campus II) Sala 208 (Campus II) Sala 208 (Campus II) Sala 208 (Campus II)
    8º SEMESTRE
    SEGUNDA-FEIRA TERÇA-FEIRA QUARTA-FEIRA QUINTA-FEIRA SEXTA-FEIRA
    Seminários Técnico Científicos
    II
    Temas Legais
    Do Ambiente
    Temas Técnicos Do Ambiente Temas Éticos do Ambiente Temas Econômicos Do Ambiente
    Cód. 21000234 Cód. 20000578 Cód. 21000231 Cód. 21000232 Cód. 21000233
    13:30 às 16:50
    13:30 às 16:50 13:30 às 16:50 13:30 às 16:50 13:30 às 16:50
    Prof. João Carlos de O. Koglin Prof. Alexandre H. dos Reis/Bruno Cozza Saraiva Prof.ª Fernanda M. Gonçalves  Prof.ª Claure M. Parfitt Prof.ª Nádia Campos P. Bruhn 
    Sala 214 (Campus II) Sala 214 (Campus II) Sala 214 (Campus II) Sala 214 (Campus II) Sala 214 (Campus II)
    OFERTAS EXTRAS
    Cód. 21000174 – Seminários Técnico-Científicos I (Prof. João Carlos de O. Koglin)Segundas e quintas-feiras, das 17:10 às 18h:50 – Sala 202prédio do Colegiado do Curso de Gestão Ambiental Bacharelado (R. Almirante Barroso, 1734)
    DISCIPLINA OPTATIVA: Cód. 21000238 – Gestão de Projetos (Prof.ª Rosaura Espírito Santo) – Terças-feiras, das 17:10 às 18h:50 – Sala 208 Campus II
    DISCIPLINA OPTATIVA: Cód. 210000084  Língua Brasileira de Sinais – LIBRAS I (Prof.ª Ângela Nediane dos Santos) Terças-feiras, das 8:00 às 11:40 – Sala 205 Campus II

    C II: Rua Almirante Barroso, 1202

    Colegiado do Curso de Gestão Ambiental Bacharelado: R. Almirante Barroso, 1734

    CEng: Rua Benjamin Constant, 989 (Laboratório de Informática)

  • Convite para bancas de defesa de TCC – Gestão Ambiental Bacharelado – 2023/1

    Prezados alunos e alunas,
    .
    A Coordenação do curso de Gestão Ambiental Bacharelado tem a honra de convidar a comunidade acadêmica para assistir às bancas de defesa de TCC.
    .

    Bancas de defesa de Trabalho de Conclusão de Curso:

    Data: 06/09/2023

    Hora: 10h00

    Local: Rua Almirante Barroso n° 1734 – Prédio da GA – sala 202

    Discente: Bruno Fernandes Souza

    Título do TCC: INDICADORES DE SUSTENTABILIDADE NA PRODUÇÃO DE LEITE: UM ESTUDO DE CASO EM SISTEMAS DE COMPOST BARN

    Banca:

    – Profª. Dra. Fernanda Medeiros Gonçalves (orientadora):

    – Prof. Dr. João Carlos de Oliveira Koglin

    – Tecg. em Gestão Ambiental, MSc. Alice Pereira Lourenson.

    ***

    Data: 06/09/2023

    Hora: 17h00

     Local: Prédio do Colegiado de Curso Gestão Ambiental (sala 202 ou 206 ou outra sala) – Rua Almirante Barroso, 1734.

     Discente: Daniela Wickboldt Pinz

    Título do TCC: Saneamento e os desafios do abastecimento de água: Um estudo de caso na zona rural de Pelotas/RS

    Banca:

    – Prof. Dr. Maurício Pinto da Silva (orientador):

    – Profa. Dra. Rosaura Espirito Santo da Silva

    – Prof. Dr. João Carlos Oliveira koglin

    ***

    Data: 12/09/2023

    Hora: 11h00

    Local: Prédio do Colegiado de Curso Gestão Ambiental (sala 202 ou 206 ou outra sala) – Rua Almirante Barroso, 1734.

    Discente: Eduardo Porto Rosa

    Título do TCC: Gestão Ambiental de resíduos sólidos: um estudo de caso sobre a Cooperativa de Trabalho dos Agentes Ambientais do FRAGET (COOTAFRA) em Pelotas/RS

    Banca:

    – Prof. Dr. Maurício Pinto da Silva (orientador):

    – Prof. Dr. Giovanni Nachtigall Maurício

    – Prof. Dr. João Carlos Oliveira koglin

    ***

    Data: 14/09/2022

    Hora: 17h00

    Local: Rua Almirante Barroso n° 1734 – Prédio da GA – sala 202

    Discente: Francine Griep Krüger

    Título do TCC:  Plano de Gerenciamento de Resíduos Sólidos em uma Instituição de Ensino Superior em Pelotas/RS

     

    Banca:

    – Prof. Dr. João Carlos de Oliveira Koglin  (orientador)

    – Profa. Dra. Thais Antolini Veçozzi

    – Profa. Dra. Rosaura Espírito Santo da Silva

    ***

    Data: 14/09/2023

    Hora: 18h00

    Local: Rua Almirante Barroso n° 1734 – Prédio da GA – sala 202

    Discente: Vinicius Armani

    Título do TCC: Sustentabilidade Ambiental: um estudo sobre as ações da Universidade Federal de Pelotas

    Banca:

    – Profª. Drª: Rosaura Espírito Santo da Silva (orientadora)

    – Prof. Dr. Darlan Rutz Redü

    – Prof. Dr. Maurício Pinto da Silva

    ***

    Data: 15/09/2023

    Hora: 16h30m

    Local: Rua Almirante Barroso n° 1734 – Prédio da GA – sala 202

    Discente: Manuel Luis Centena Júnior

    Título do TCC: VANTAGENS E DESVANTAGENS NA IMPLANTAÇÃO E FUNCIONAMENTO DE REDES QUE UTILIZAM PAINÉIS FOTOVOLTAICOS

    Banca:

    – Profª. Drª.(orientadora): Rosaura Espírito Santo da Silva

    – Prof. Dr. Maurício Pinto da Silva

    – Prof. Dr. João Carlos de Oliveira Koglin

    .

    Atenciosamente,

  • Processo Seletivo Simplificado para PROFESSOR SUBSTITUTO

    A Universidade Federal de Pelotas-UFPel, por meio da Coordenação de Administração de Pessoal – CAP, tornou pública a realização de Processo Seletivo Simplificado para PROFESSOR SUBSTITUTO – inclusive para o Curso de Gestão Ambiental Bacharelado -, visando a contratação por tempo determinado para atender a necessidade temporária de excepcional interesse público, de acordo com a Lei nº 8.745/93 e suas alterações, e a Resolução nº 55/2023 do COCEPE.

    Edital n.º 14/2023 disponível em: Processo Seletivo Professor Substituto – 2023 (ufpel.edu.br)

  • Período para prováveis formandos 2023/1 enviarem atividades complementares

    Prezados(as) alunos(as)!!

    Se você é provável formando(a) no corrente semestre (2023/1), deverá atentar para o seguinte prazo:

    14/08/23 a 18/08/23 – Período para prováveis formandos 2023/1 enviarem ao e-mail da Secretaria Integrada (cursos03.cim@gmail.com).

    Devem constar na entrega:
    – planilha, preenchida e assinada, com carga horária de formação livre/complementar;
    – certificados/comprovantes, devidamente digitalizados, das respectivas horas livres/complementares (colocar todos na ordem em que citados na planilha, em um só PDF/arquivo único); e
    – declaração de veracidade, preenchida e assinada, de atividades complementares e/ou de formação livre.

    Importante! Os discentes que enviaram os documentos de atividades complementares no semestre passado, mas que não colaram grau em 2022/2, devem encaminhar novamente no período citado (14/08/23 a 18/08/23).
    —-
    *Modelos de planilha e de declaração de veracidade para preenchimento estão disponíveis no link:  https://wp.ufpel.edu.br/ga/matriculas-2019-2/
    **Ao preencher a planilha, atente para: informar corretamente, nas duas colunas referentes às “horas pretendidas”, a carga horária de cada atividade, respeitando os limites de CH, conforme o PPC.
    ***Ao formar o arquivo único (PDF) com os certificados digitalizados, atente para: colocá-los na mesma ordem em que citados na planilha.

    Atenciosamente,

    Coordenação e Secretaria

  • Eleição para Coordenação do Curso de Gestão Ambiental

    A Comissão Eleitoral, constituída pela Portaria Interna n.º 14/2023, do Centro de Integração do Mercosul (CIM), considerando o Regimento Interno do CIM, torna público o presente Edital, o qual estabelece procedimentos para realização do processo eleitoral para escolha de Coordenador e Coordenador Adjunto do Curso de Gestão Ambiental (Bacharelado).

    Edital n.º 1/2023

    Ata – Homologação de Inscrições

    Resultado final – homologação de inscrição

    Resultado da consulta à Comunidade Acadêmica

  • Correção de matrícula 2023/1

    O período de correção de matrícula começa dia 02/06 e vai até 04/06.

    Para alunos (as) que solicitaram quebra de pré-requisito, de acordo com decisão do Colegiado, as disciplinas pré-requisitos devem ser cursadas concomitantemente com a disciplina para a qual foi solicitada a quebra. Caso contrário, não será aceita a matrícula na disciplina em que foi solicitada a quebra de pré-requisito.

    Sobre o procedimento de correção:
    I-  O discente deverá fazer login no sistema acadêmico COBALTO, acessar o menu Correção de matrícula, solicitar inclusão e/ou exclusão de disciplinas.
    II – O sistema armazenará as solicitações de correção e ordenará os alunos de acordo com a Resolução COCEPE nº 47/2018. O Colegiado homologa ou não as solicitações.
    III- O discente consulta sua solicitação no sistema COBALTO, no menu Matrícula, para confirmar em quais componentes curriculares foi matriculado. Se a solicitação foi contemplada é só aguardar o início das aulas.

     

     

    Atenciosamente,

     

    A Secretaria

  • Salas de aula 2023/1

     

    1º SEMESTRE
    SEGUNDA-FEIRA TERÇA-FEIRA QUARTA-FEIRA QUINTA-FEIRA SEXTA-FEIRA
    Fundamentos de
    Estatística
    Fundamentos de
    Administração
    Fundamentos de Química Ambiental Fundamentos de
    Informática
    Fundamentos de Biologia
    Cód. 21000245 Cód. 21000209 Cód. 21000243 Cód. 21000208 Cód. 21000244
    13:30 às 16:50 13:30 às 16:50 13:30 às 16:50 13:30 às 16:50 13:30 às 16:50
    Prof.ª Fernanda Weber/Prof. Cleiton Prof.ª Nádia Prof.ª Fernanda Prof.ª Rosaura Prof. Darlan
    Sala: 302 (Campus II) Sala: 302 (Campus II) Sala: 302 (Campus II)/Laboratório de Informática – Cotada/CEng: sala 501 Sala: 302 (Campus II)
      Tópicos em Gestão Ambiental    
      Cód. 21000257    
      17:10 às 18:50    
      Prof. Maurício    
      Sala: 302 (Campus II)    
    3º SEMESTRE
    SEGUNDA-FEIRA TERÇA-FEIRA QUARTA-FEIRA QUINTA-FEIRA SEXTA-FEIRA
    Cidadania e Ética Desenvolvimento e Meio
    Ambiente
    Ecologia II Marketing Socioambiental e
    Empreendedorismo
    Metodologia Científica
    Cód. 21000214 Cód. 21000212 Cód. 21000250 Cód. 21000211 Cód. 21000213
    13:30 às 16:50 13:30 às 16:50
    13:30 às 16:50 13:30 às 16:50 13:30 às 16:50
    Prof. Alexandre Prof.ª Claure Prof. Cleiton/Prof. Darlan Prof.ª Nádia Prof.ª Rosaura
    Sala: 301 (C II) Sala: 301 (C II) Sala: 206 (C II) Sala: 301 (C II) Sala: 301 (C II)
    5º SEMESTRE
    SEGUNDA-FEIRA TERÇA-FEIRA QUARTA-FEIRA QUINTA-FEIRA SEXTA-FEIRA
    Saneamento Ambiental Política Ambiental
    Internacional
    Licenciamento Ambiental Planejamento Ambiental Rural Práticas em Educação
    Ambiental
    Cód. 21000217 Cód. 21000255 Cód. 21000219 Cód. 21000218 Cód. 21000220
    13:30 às 16:50
    13:30 às 16:50 13:30 às 16:50 13:30 às 16:50 13:30 às 16:50
    Prof. Maurício Prof. João Prof. Alexandre Prof.ª Fernanda Prof. Giovanni
    Sala: 305 (C II) Sala: 305 (C II) Sala: 305 (C II) Sala: 305 (C II) Sala: 305 (C II)
    7º SEMESTRE
    SEGUNDA-FEIRA TERÇA-FEIRA QUARTA-FEIRA QUINTA-FEIRA SEXTA-FEIRA
    Seminários Técnico Científicos
    I
    Avaliação de Impacto
    Ambiental II
    Gestão da Biodiversidade Planejamento e
    Desenvolvimento Regional
    Produção Animal e Meio
    Ambiente
    Cód. 21000230 Cód. 21000226 Cód. 21000228 Cód. 21000229 Cód. 21000227
    13:30 às 16:50
    13:30 às 16:50 13:30 às 16:50 13:30 às 16:50 13:30 às 16:50
    Prof. João Prof. Darlan Prof. Giovanni Prof. Maurício Prof.ª Fernanda
    Sala: 214 (C II) Sala: 214 (C II) Sala: 214 (C II)   Sala: 214 (C II) Sala: 214 (C II)
    21000246 – Ecologia I (oferta especial) – Terças e quintas-feiras, das 17:10 às 18:50 –  Sala: 301 (C II) – Prof. Darlan
    21000221 Avaliação de Impacto Ambiental I (oferta especial) Segundas e quartas-feiras, das 17:10 às 18:50 – Sala: 301 (C II) – Prof. Darlan
    21000248 Cartografia (continuação 2022/2) – Prof.ª Rosa –  Sábados, das 08:00 às 11:40 – Sala: 340 (Anglo)
    21000177 – Seminários Técnico-Científicos II – Quartas-feiras, das 13:30 às 16:50 – Sala: 301 (C II)  – Prof. João
    21000225 – Estágio Supervisionado Obrigatório
    21000236 – Atividades complementares

    C II: Rua Almirante Barroso, 1202

    Cotada – CEng: Rua Benjamin Constant, 989

    Auditório do CIM: Rua Andrade Neves, 1529 – Centro, Pelotas/RS (Centro de Integração do Mercosul – próximo ao Mercado Público)