Curso de Gestão Ambiental apresenta trabalhos na FURG
Curso de Gestão Ambiental apresenta trabalhos na FURG
A 17ª Mostra da Produção Universitária da FURG aconteceu entre os dias 1º a 3 de outubro, no Centro Integrado de Desenvolvimento do Ecossistema Costeiro do Extremo Sul (Cidec-Sul), em Rio Grande/RS. O evento se constituiu em um espaço para a reflexão conjunta e indissociável de trabalhos de ensino, pesquisa, extensão, cultura e inovação tecnológica. Durante a Mostra foram apresentados trabalhos relacionados a produção acadêmica, buscando a socialização dos conhecimentos produzidos, a troca de experiências e a integração dos diferentes saberes.
Nesse sentido, o curso de Gestão Ambiental esteve representado pelas discentes Alice Pereira Lourenson e Marciele Antunes Caetano e, pelos professores Fernanda Medeiros Gonçalves e Maurício Pinto da Silva. Na oportunidade, as discentes, sob a orientação dos respectivos professores apresentaram os trabalhos “Desafios de gestores ambientais em RPPNs: uma experiência no V Congresso Brasileiro de Reserva Particular do Patrimônio Natural” (Marciele) e “Experiências de gestores de RPPNs em áreas metropolitanas” (Alice).
De acordo com as discentes elaborar trabalhos científicos e participar de eventos acadêmicos representam uma oportunidade de aprendizado e troca de experiências. Destacam ainda que os trabalhos foram elaborados a partir dos conteúdos ministrados nas disciplinas Gestão Ambiental Rural; Temas Técnicos do Ambiente; Planejamento e Desenvolvimento Regional. Além disso, os trabalhos são fruto da participação no V Congresso Brasileiro de Reservas Particulares do Patrimônio Natural (RPPN) realizado neste ano em Florianópolis/SC, cuja a viabilidade contou com o apoio da PREC/UFPel, por meio do edital Auxílio Eventos, destaca Marciele.
Para os professores Fernanda Gonçalves e Maurício Pinto da Silva, o processo que engloba conteúdo de uma disciplina, a participação em evento e posteriormente a elaboração, submissão e apresentação de um trabalho, promovem e potencializam as diferentes formas de disseminar conhecimento, além de possibilitar a inserção dos discentes em atividades de ensino e pesquisa.