Seminário discutirá saneamento e saúde ambiental em bacias hidrográficas transfronteiriças
Seminário discutirá saneamento e saúde ambiental em bacias hidrográficas transfronteiriças
No Brasil, cerca de 34 milhões de brasileiros não tem acesso a água potável e mais de 100 milhões não têm seus esgotos sequer coletados. O Plano Nacional de Saneamento Básico tem como meta a universalização do acesso à água potável e a coleta e tratamento de esgoto até 2030, no entanto, mantidos os investimentos atuais, somente em 2054 a plena universalização será alcançada.
Nesse contexto e, considerando as atribuições da Universidade Federal de Pelotas frente à transnacionalidade da Bacia Hidrográfica Transfronteiriça Mirim – São Gonçalo (localizada nos limites entre Brasil e Uruguai) o curso de Gestão Ambiental do Centro de Integração do Mercosul soma-se às iniciativas de reflexão e debate desta temática fundamental ao desenvolvimento da região sul da América do Sul.
Assim, nos dias 04 e 05 de junho de 2018, no Centro de Integração do MERCOSUL (auditório Simon Bolívar), em Pelotas, sediará o SEMINÁRIO INTERNACIONAL SANEAMENTO E SAÚDE AMBIENTAL: DESAFIOS EM BACIAS HIDROGRÁFICAS TRANSFRONTEIRIÇAS e, contará com a participação de professores e pesquisadores do Brasil e Uruguai.
Em breve será divulgada a programação.
Prof. Maurício Pinto da Silva
Curso de Gestão Ambiental/Centro de Integração do Mercosul/UFPel