Professor da GA tem artigo publicado na Revista Saúde em Debate

O professor Maurício Pinto da Silva, do curso de Gestão Ambiental, teve recentemente, artigo publicado na Revista Saúde em Debate, do Centro Brasileiro de Estudos de Saúde (CEBES). O artigo “Bacias hidrográficas transfronteiriças: saneamento e saúde ambiental sem fronteiras” tem coautoria das pesquisadoras dra. Debora Cynamon Kligerman e dra. Rafaella Facchetti Assumpção, ambas do Departamento de Saneamento e Saúde Ambiental e Programa de Pós-graduação em Saúde Pública e Meio Ambiente da Escola Nacional de Saúde Pública/FIOCRUZ. A publicação é resultado de pesquisa desenvolvida no âmbito do Plano de Trabalho do Acordo de Cooperação Técnica entre a Fundação Oswaldo Cruz/ENSP/PPGSPMA e a Universidade Federal de Pelotas/Centro de Integração do Mercosul/Curso de Gestão Ambiental e fazem parte da conclusão dos exercícios de pós-doutoramento do referido professor.

O artigo faz parte do primeiro número regular da revista Saúde em Debate em 2020, e reúne artigos com temáticas como: hospitais de média complexidade na Rede de Atenção às Urgências; universalidade da VIII Conferência Nacional de Saúde; cuidado de usuários com tuberculose multidrogarresistentes em Recife; avaliação em saúde da criança na atenção primária; nutrição de crianças residentes em áreas de vulnerabilidade social; saúde da população em situação de rua; diarreia em crianças residentes na Ilha de Guaratiba (RJ); desastre de Brumadinho: políticas públicas e gestão do saneamento; planejamento para o Esgotamento Sanitário no Rio de Janeiro; reflexões bioéticas sobre proteção ao meio ambiente e às gerações futuras entre outros.

De acordo com o professor Maurício, o caráter transnacional dos desafios ambientais significa dizer que nenhum país está imune as suas consequências, ainda quando não tenha um papel protagonista na gênese destes, como por exemplo, as mudanças climáticas, mas também o planejamento e a gestão do saneamento em bacias hidrográficas compartilhadas entre países. A edição pode ser acessada em http://revista.saudeemdebate.org.br/sed (foto)

Fonte das informações: Prof. Dr. Maurício Pinto da Silva

Publicado em 19/05/2020, na categoria Sem categoria.