PRE suspende estágios curriculares obrigatórios

Considerando a Suspensão das Atividades Acadêmicas na Instituição, a Pró-Reitoria de Ensino (PRE) decidiu suspender todos os Estágios Curriculares Obrigatórios dos Cursos de Graduação da UFPel até que haja outra determinação, de modo a garantir a segurança dos estudantes em face da Pandemia por COVID-19. As situações excepcionais deverão ser analisadas pelos Colegiados de Curso, e, após, consultado o Comitê para Acompanhamento da Evolução da Pandemia da UFPel.

No caso dos cursos da área da Saúde, a PRE, após deliberação da Comissão de Internato do Curso de Medicina, recomendando o mesmo procedimento ao Curso de Enfermagem, determinou o que segue:

a) afastar imediatamente os (as) acadêmicos (as) em estágio a partir de 20 de março de 2020 pelo prazo inicial de 14 dias, podendo ser ampliado se assim for necessário;

b) analisar um plano de reestruturação de estágio no caso de possibilidade de retorno destas atividades, considerando o contexto da pandemia, desde que garantidas condições mínimas de treinamento e proteção individual, priorizando a força de trabalho dos acadêmicos nas áreas necessárias;

c) que os (as) acadêmicos (as) em questão permaneçam em isolamento social durante este período de pausa em suas atividades, no sentido de fortalecer a responsabilidade na prevenção da disseminação do Covid-19.

Além disso, acatou a recomendação do Comissão de Internato de, após análise de conjuntura e preparação dos estagiários, e se o contexto permitir, possibilitar o retorno dos estudantes, desde que adequadamente capacitados, aos espaços de formação da assistência em saúde, a fim de somar esforços no enfrentamento da crise no município. O memorando circular da PRE pode ser lido aqui.

Publicado em 21/03/2020, na categoria Sem categoria.