Núcleo Regional ODS/PNUD/ONU apoia o I SISSA
No Brasil, cerca de 34 milhões de brasileiros não tem acesso a água potável e mais de 100 milhões não têm seus esgotos sequer coletados. O Plano Nacional de Saneamento Básico tem como meta a universalização do acesso à água potável e a coleta e tratamento de esgoto até 2030.
A temática do saneamento é fundamental para o desenvolvimento da sociedade e, nesse sentido para reforçar ainda mais a ação global sobre o tema o enunciado pela Agenda 2030 para o Desenvolvimento Sustentável prevê 17 Objetivos de Desenvolvimento Sustentável – ODS (2015-2030), sendo um dos objetivos – ODS 06 – “assegurar a disponibilidade e gestão sustentável da água e saneamento para todos”.
Nesse contexto, o Núcleo Regional dos ODS/PNUD/ONU apoiará a realização do I Seminário Internacional Saneamento e Saúde Ambiental, a ser realizado em Pelotas/RS, nos dias 04 e 05 de junho de 2018, no Centro de Integração do MERCOSUL (auditório Simon Bolívar) com a participação de professores e pesquisadores do Brasil e Uruguai.
De acordo com o prof. Maurício Pinto da Silva (curso de Gestão da UFPel) “a Conferência das Nações Unidas para a Água (1977), a Década Internacional de Abastecimento de Água Potável e Saneamento (1981-1990), a Conferência Internacional sobre Água e Meio Ambiente (1992) e a Cúpula da Terra (1992) se constituíram em importantes iniciativas voltadas ao tratamento do tema água e saneamento em âmbito global e, contar com o apoio e participação do Núcleo Regional do ODS/PNUD/ONU será uma honra.