Circuito Tela Verde será exibido no Museu da Baronesa

A Semana Nacional de Museus 2015 tem inicio no próximo dia 18 de maio, e estende-se até o próximo dia 24. A cada ano, o Conselho Internacional de Museus lança uma temática diferente. Para o ano de 2015 a temática escolhida é Museus para uma sociedade sustentável. Nesse contexto, o Museu da Baronesa com o apoio do curso de Gestão Ambiental do Centro de Integração do Mercosul da UFPel exibirá filmes do Circuito Tela Verde – uma iniciativa do Ministério do Meio Ambiente em parceria com a Secretaria do Audiovisual do Ministério da Cultura – MinC.
De acordo com os professores Maurício Pinto da Silva – coordenador do Circuito Tela Verde – e Celso Elias Corradi – coordenador do Curso de Gestão Ambiental da UFPel, a exibição dos filmes durante a semana de museus, em especial no Museu da Baronesa será uma excelente oportunidade para professores e alunos do curso de Gestão Ambiental, por meio da exibição e debate dos filmes potencializar e estimular em crianças, jovens e adultos, a sensibilização, a reflexão e a mobilização sobre suas ações no contexto socioambiental, em especial a questão da água.
Para a exibição do Circuito Tela Verde no Museu da Baronesa, foram selecionados os filmes/sinopse: Incentivo às Políticas Públicas Voltadas ao Reuso da Água e ao Aproveitamento de Água da Chuva (17´) – Será que precisamos de água potável para lavar o carro, ou regar o jardim? Essa é uma das perguntas motivadoras, que busca, de forma didática, demonstrar as novas tecnologias existentes para o aprimoramento da gestão dos recursos hídricos. O reuso da água e o aproveitamento de água da chuva, sendo alternativas eficientes para o consumo mais racional da água, e que já podem ser utilizadas em nosso dia a dia. Da Nascente à Torneira (3´54´´) – Vídeo elaborado para a campanha “Fechos, eu cuido!”. Mostra o contexto ambiental da Estação Ecológica de Fechos, o caminho que a água percorre da nascente a torneira, assim como a população envolvida. Desafogando a Água (13´) – Alunos do ensino fundamental da escola Gov. André Franco Montoro do município de Itapevi/SP participaram do projeto Dedo Verde na Escola, realizado pelo Instituto 5 Elementos – Educação para a Sustentabilidade e financiado pela Instituto Eurofarma, em 2011 e 2012 como agentes ambientais. Desta iniciativa, os alunos se mobilizaram para produzir um vídeo documentário a respeito da questão paradoxal entre a frequente falta de abastecimento de água na escola e a existência de uma nascente na porta da mesma.
Para a Annelise Montone, a exibição dos filmes do Circuito Tela Verde e a participação de alunos e professores será uma oportunidade enriquecedora aos visitantes do Museu da Baronesa, no sentido de olhar o ambiente em que estamos e suas realidades, buscando conscientizar as pessoas da importância de suas ações, principalmente àquelas relacionadas ao uso da água. A exibição dos filmes acontecerá entre os dias 19 e 22 de maio, com sessões às 14h e 15h30min, no auditório do Museu da Baronesa, sendo uma das ações educativas direcionadas a grupos/escolas, com o tema: “Água: o que podemos aprender com o passado?” Interessados devem se inscrever através do telefone (53) 3228.4606.
Logo - Circuito Tela Verde - UFPel

Publicado em 13/05/2015, na categoria Sem categoria.