Início do conteúdo
Apresentação

O grupo  Folclore e Educação é fruto da articulação de docentes e discentes que participam do PET GAPE, NUFOLK, do LAM/LIFE, de docentes que atuaram no ECO de Folclore do extinto Curso de Licenciatura em  Educação do Campo da UFPEL e de pesquisas que trabalham com Cultura popular do Centro de Artes (vinculadas ao grupo de estudos OMEGA) e da Faculdade de Educação (vinculadas ao grupo de pesquisa GAPE). Esses grupos reuniram-se por estarem organizando materiais didáticos para trabalhar com Cultura Popular e Folclore nas escolas públicas e pela necessidade de aprofundarem questões relativas a esses dois temas e suas relações com a Educação, mais especificamente, com Educação Popular. O grupo também procura investir intensamente na autonomia e autoria dos acadêmicos envolvidos através da produção de materiais para Educação Básica, estudos orientados e participação em eventos.

 

 

 

Breve histórico

O projeto de” Folclore e Educação” surgiu em 2016, dentro do curso de licenciatura em Educação do Campo a Distância da UFPEL, através de uma necessidade apresentada pelos acadêmicos do polo Universitário EAD de São José do Norte, que estavam vinculados ao referido curso. No início ele foi um projeto de ensino com o objetivo de estudar/aprofundar questões referentes ao Folclore, à Cultura popular e às relações desses com a Educação. De 2016 à setembro de 2018 os participantes do projeto de ensino desenvolveram diversas ações de extensão vinculadas aos grupos UAB/UFPEL, PET/GAPE, LAM/LIFE e NUFOLK. Ao longo desse tempo o grupo passou a ser pressionado a começar a oferecer oficinas e cursos para professores da rede de ensino bem como qualificar os materiais produzidos estendendo o acesso a comunidade.
Esse projeto também está vinculado ao projeto de pesquisa “Cultura Litorânea do RS: semelhanças e diferenças entre comunidades da orla da lagoa e comunidades da orla marítima” que tem o objetivo de mapear as manifestações culturais do litoral gaúcho, bem como assessorar e produzir materiais para as escolas públicas dessa região.
Como projeto de extensão nossa proposta passa a desenvolver materiais sobre folclore para ações junto a alunos surdos, da UFPel e da rede de ensino, bem como a oferecer oficinas em diversas áreas do conhecimento para professores da rede pública que abordem assuntos relacionados aos conteúdos de folclore e cultura popular.