O Curso de Filosofia – Licenciatura em Filosofia – foi criado em agosto de 1984, começando a funcionar em março de 1985, com uma matrícula de 40 alunos e duração do curso prevista para oito semestres.
A criação do Curso de Filosofia articulou-se ao fato de que a UFPel apresentava uma diversidade de cursos de graduação, todos eles inseridos no âmbito comunitário, contribuindo de maneira decisiva para o desenvolvimento sócio-econômico-cultural da região. Com o Curso de Filosofia visava-se proporcionar uma concepção unitária e articulada do saber, para promover uma compreensão mais profunda da problemática do Homem e de sua inserção na realidade histórica.
A criação do Curso de Bacharelado em Filosofia, com vigência a partir do primeiro semestre de 2006, vem reforçar as metas acima mencionadas. O objetivo principal do curso é formar pesquisadores de filosofia, capacitados a enfrentar com sucesso os desafios de sua futura vida profissional. Visa-se, com isso, a uma atitude investigativa e crítica, através do desenvolvimento da capacidade de compreender, analisar e interpretar as principais questões filosóficas.
Com as transformações ocorridas nos últimos anos no Brasil e no mundo, é necessário construir um novo projeto pedagógico e uma nova matriz curricular, que permitam uma intervenção e uma reflexão crítica sobre a realidade cultural em que a universidade, os alunos e os professores estão inseridos. É necessário salientar, nesse sentido, o empenho do Curso de Filosofia em participar da elaboração e implementação do PAVE – Programa de Avaliação da Vida Escolar (CES-UFPel), no qual a filosofia pode contribuir para a construção de conhecimentos significativos e para a reflexão acerca das questões éticas de nossa época.
Em consonância com os eixos norteadores do Projeto Pedagógico da UFPel, e com o Parecer CNE/CES 492/2001, o qual instituiu as Diretrizes Curriculares Nacionais para o Curso de Filosofia, com a Resolução CNE/CP 01/2002, a qual estabelece as Diretrizes Curriculares Nacionais para a Formação de Professores e ainda, segundo a Resolução CNE/CP 02/2002, a qual institui a duração e a carga horária dos cursos de Licenciatura, o Projeto Pedagógico do Curso de Filosofia tem como princípios:
– O compromisso do curso com os interesses coletivos, com a promoção integral da cidadania e com o respeito à pessoa, na tradição de defesa e fomento dos direitos humanos;
– A indissociabilidade entre ensino, pesquisa e extensão, em que a produção do conhecimento esteja ligada ao agir autônomo e político;
– Integração entre o ensino de graduação e pós-graduação. O Programa de Pós-graduação em Filosofia, em funcionamento desde o ano de 2008, tem como área de concentração Ética e Filosofia Política e, por meio das atividades de ensino, pesquisa e extensão oferece aos discentes possibilidades de integração das mesmas com sua formação na graduação (outros aspectos, ver item 12 deste Projeto);
– O caráter multidirecional e interativo do processo de ensino e aprendizagem, possibilitando o desenvolvimento das práticas de investigação, o acolhimento da diversidade e o exercício de atividades de enriquecimento cultural;
– A compreensão da figura do professor como fundamental na aplicação de metodologias e de recursos inovadores na relação de ensino e aprendizagem, inclusive das novas tecnologias de informação e de comunicação.