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Bacharelado em Filosofia

Funcionamento e Ingresso
Nível/Grau: Graduação/Bacharelado
Modalidade: Presencial
Turno de funcionamento: Noturno
Duração do curso: 8 semestres
A0 L1 L2 L5 L6 L9 L10 L13 L14 L30 Total
PAVE 2023/1 1 1 1 1 1 1 1 1 1 9
SISU 2023/1 13 2 3 2 3 1 1 1 1 27
Contextualização

O Curso de Filosofia – inicialmente Licenciatura ‘Plena’ em Filosofia – foi criado em agosto de 1984, começando a funcionar em março de 1985, com uma matrícula de 40 alunos e duração do curso prevista para oito semestres.
A criação do Curso de Filosofia articulou-se ao fato de que a UFPel apresentava uma diversidade de cursos de graduação, todos eles inseridos no âmbito comunitário, contribuindo de maneira decisiva para o desenvolvimento sócio-econômico-cultural da região. Com o Curso de Filosofia visava-se proporcionar uma concepção unitária e articulada do saber, para promover uma compreensão mais profunda da problemática do Homem e de sua inserção na realidade histórica.
A criação do Curso de Bacharelado em Filosofia, com vigência a partir do primeiro semestre de 2006, veio reforçar as metas acima mencionadas. O objetivo principal do curso sempre foi formar pesquisadores de filosofia, capacitados a enfrentar com sucesso os desafios de sua futura vida profissional. Visa-se, com isso, a uma atitude investigativa e crítica, através do desenvolvimento da capacidade de compreender, analisar e interpretar as principais questões filosóficas.
Com as transformações ocorridas nos últimos anos no Brasil e no mundo, fez-se necessário construir um novo projeto pedagógico e uma nova matriz curricular, que permitam uma intervenção e uma reflexão crítica sobre a realidade cultural em que a universidade, os alunos e os professores estão inseridos, no caso, no âmbito do Bacharelado em Filosofia. Apesar de na última avaliação do ENADE, tanto a nota do Curso, quanto seu CPC tenha sido quatro (4), quer-se sempre melhorar e aprimorar as relações de ensino e aprendizagem voltadas a excelência, sobretudo, na pesquisa na área de Filosofia.  Também, faz-se necessário relembrar, aqui, o empenho do Curso de Filosofia em participar da elaboração e implantação do PAVE – Programa de Avaliação da Vida Escolar (CES-UFPel), no qual a filosofia pode contribuir para a construção de conhecimentos significativos e para a reflexão acerca das questões éticas de nossa época.
Em consonância com os eixos norteadores do Projeto Pedagógico da UFPel, e com o Parecer CNE/CES 492/2001, o qual instituiu as Diretrizes Curriculares Nacionais para o Curso de Filosofia, o Projeto Pedagógico do Curso de Bacharelado em Filosofia tem como princípios:

  • O compromisso do curso com os interesses coletivos, com a promoção integral da cidadania e com o respeito à pessoa, na tradição de defesa e fomento dos direitos humanos;
  • A indissociabilidade entre ensino, pesquisa e extensão, em que a produção do conhecimento esteja ligada ao agir autônomo e político;
  • Integração entre o ensino de graduação e pós-graduação. O Programa de Pós-graduação em Filosofia, em funcionamento desde o ano de 2008, tem como área de concentração Ética e Filosofia Política e, por meio das atividades de ensino, pesquisa e extensão oferece aos discentes possibilidades de integração das mesmas com sua formação na graduação, tanto em nível de MESTRADO, quanto de DOUTORADO, aprovado pela CAPES,  e que inicia suas turmas em 2015/1.
  • O caráter multidirecional e interativo do processo de ensino e aprendizagem, possibilitando o desenvolvimento das práticas de investigação, o acolhimento da diversidade e o exercício de atividades de enriquecimento cultural;
  • A compreensão da figura do professor/pesquisador como fundamental na aplicação de metodologias e de recursos inovadores na relação de ensino e aprendizagem, inclusive das novas tecnologias de informação e de comunicação.
Objetivos

O objetivo principal do curso é formar pesquisadores na área de filosofia, capacitados a enfrentar com sucesso os desafios de sua futura vida profissional. Visa-se, com isso, o desenvolvimento da capacidade de compreender, analisar e interpretar as principais questões filosóficas, no âmbito intelectual que caracteriza a formação na área, e poder discutir, também, aspectos da realidade a partir delas.
Especificamente o cursos visa:
– Propiciar conhecimento teórico geral sobre a Filosofia, sua história, períodos principais, escolas, tendências e respectivos expoentes (conhecer sobre filosofia);
– Caracterizar e aprofundar o conhecimento em torno dos problemas filosóficos fundamentais, pertencentes ao mundo prático e cotidiano e as perspectivas possíveis de interpretação (capacidade de aplicar a metodologia filosófica aos mais diversos temas);
– Capacitar o formando através dos conhecimentos metodológicos a atuar como pesquisador na área da filosofia;
– Contribuir para a capacitação na leitura de textos em língua estrangeira, compatíveis com as escolas principais da Filosofia.

Perfil do Egresso

O aluno de Bacharelado em Filosofia, na perspectiva de seus formadores, os professores do Departamento de Filosofia da UFpel, deverá obter uma sólida formação de História da Filosofia, que lhe possibilite desenvolver a capacidade de compreender, analisar e interpretar os principais temas, questões e sistemas filosóficos, e de refletir criticamente acerca da realidade sociocultural em que se insere.
O egresso deverá desenvolver com competência a pesquisa filosófica, a partir do rigor da análise e da interpretação dos textos filosóficos relevantes, e ter a  capacidade de refletir sobre a própria prática investigativa, podendo e devendo contribuir não apenas em sua própria área de atuação, mas, também, no debate trans e interdisciplinar com as demais áreas do conhecimento com as quais a Filosofia dialoga.O aluno de Bacharelado em Filosofia, na perspectiva de seus formadores, os professores do Departamento de Filosofia da UFpel, deverá obter uma sólida formação de História da Filosofia, que lhe possibilite desenvolver a capacidade de compreender, analisar e interpretar os principais temas, questões e sistemas filosóficos, e de refletir criticamente acerca da realidade sociocultural em que se insere.
O egresso deverá desenvolver com competência a pesquisa filosófica, a partir do rigor da análise e da interpretação dos textos filosóficos relevantes, e ter a  capacidade de refletir sobre a própria prática investigativa, podendo e devendo contribuir não apenas em sua própria área de atuação, mas, também, no debate trans e interdisciplinar com as demais áreas do conhecimento com as quais a Filosofia dialoga. 

Competências e habilidades

Pretende-se que os bacharéis em Filosofia, uma vez formados, possam agregar as seguintes habilidades e competências:
– Capacidade para desenvolver a análise, interpretação e comentário dos principais textos filosóficos, com o rigor e a clareza da metodologia da pesquisa filosófica;
– Desenvolvimento da capacidade de formular problemas filosóficos e de buscar respostas a eles nas diversas áreas da Filosofia, mantendo aberto o diálogo com as diversas tendências filosóficas atuais;
– Capacitação para estabelecer o diálogo entre as diversas correntes filosóficas;
– Capacidade de articulação das questões filosóficas com as diferentes esferas da ciência, da arte, da política e da cultura;
– Capacidade de integrar a reflexão e a praxis filosófica com o fomento da cidadania, da ética e dos direitos humanos;
– Reconhecimento da importância das questões acerca do sentido da existência humana e do enraizamento da filosofia no meio social, histórico e cultural. 

Organização Curricular

A formação proporcionada pelo Curso de Bacharelado em Filosofia abrangerá três dimensões:
a) formação específica;
b) formação complementar e;
c) formação livre. 

Integração com a Pesquisa e a Pós-Graduação

Integração entre o ensino de graduação e pós-graduação. O Programa de Pós-graduação em Filosofia, em funcionamento desde o ano de 2008, tem como área de concentração Ética e Filosofia Política e, por meio das atividades de ensino, pesquisa e extensão oferece aos discentes possibilidades de integração das mesmas com sua formação na graduação, tanto em nível de MESTRADO, quanto de DOUTORADO, aprovado pela CAPES,  e que inicia suas turmas em 2015/1.  

Matriz Curricular
1º Semestre
CódigoDisciplina / Pré-requisitosCaráterCr.Horas
06730322ANÁLISE E REDAÇÃO DE TEXTOS FILOSÓFICOSObrigatória7105
06560037FUNDAMENTOS DE SOCIOLOGIAObrigatória460
06730335HISTÓRIA DA FILOSOFIA ANTIGAObrigatória690
06730003INTRODUÇÃO À FILOSOFIAObrigatória460
2º Semestre
CódigoDisciplina / Pré-requisitosCaráterCr.Horas
06730336EPISTEMOLOGIA E SOCIEDADEObrigatória460
06730138HISTÓRIA DA FILOSOFIA MEDIEVALObrigatória690
06730002LÓGICA IObrigatória460
06730048SEMINÁRIO DE FILOSOFIA ANTIGAObrigatória460
3º Semestre
CódigoDisciplina / Pré-requisitosCaráterCr.Horas
06730057FILOSOFIA DA RELIGIÃOObrigatória460
06730055HISTÓRIA DA FILOSOFIA MODERNAObrigatória690
06730005LÓGICA II
06730002 - LÓGICA I
Obrigatória460
06730056SEMINÁRIO DE FILOSOFIA MEDIEVALObrigatória460
4º Semestre
CódigoDisciplina / Pré-requisitosCaráterCr.Horas
06730337FILOSOFIA E TECNOLOGIAObrigatória460
06730088HISTÓRIA DA FILOSOFIA MODERNA E CONTEMPORÂNEAObrigatória690
06730090SEMINÁRIO DE FILOSOFIA MODERNAObrigatória460
06730007TEORIA DO CONHECIMENTO IObrigatória460
5º Semestre
CódigoDisciplina / Pré-requisitosCaráterCr.Horas
06730037FILOSOFIA DA CIÊNCIAObrigatória460
06730091HISTÓRIA DA FILOSOFIA CONTEMPORÂNEAObrigatória690
20000084LÍNGUA BRASILEIRA DE SINAIS I ( LIBRAS I )Obrigatória460
06730093SEMINÁRIO DE FILOSOFIA CONTEMPORÂNEAObrigatória460
06730009TEORIA DO CONHECIMENTO IIObrigatória460
6º Semestre
CódigoDisciplina / Pré-requisitosCaráterCr.Horas
06730010ÉTICA IObrigatória460
06730020FILOSOFIA DA LINGUAGEMObrigatória460
06730338FILOSOFIA DA MENTEObrigatória230
06730014FILOSOFIA GERAL: PROBLEMAS METAFÍSICOSObrigatória460
06730064FILOSOFIA POLÍTICA IObrigatória460
7º Semestre
CódigoDisciplina / Pré-requisitosCaráterCr.Horas
06730340BIOÉTICA E DIREITOS HUMANOSObrigatória460
06730011ÉTICA IIObrigatória460
06730141FILOSOFIA POLÍTICA IIObrigatória460
06730339TRABALHO DE CONCLUSÃO IObrigatória460
8º Semestre
CódigoDisciplina / Pré-requisitosCaráterCr.Horas
06730039ESTÉTICAObrigatória460
06730341ÉTICA IIIObrigatória460
06730331FILOSOFIA, CULTURA E SUSTENTABILIDADEObrigatória690
06730342TRABALHO DE CONCLUSÃO IIObrigatória230
COMPLEMENTARES
CódigoDisciplina / Pré-requisitosCaráterCr.Horas
06730344ATIVIDADES COMPLEMENTARESAtividade complementar210
OPTATIVAS
CódigoDisciplina / Pré-requisitosCaráterCr.Horas
20000784LÍNGUA ESTRANGEIRA INSTRUMENTAL - ESPANHOLOptativa230
20000024LÍNGUA ESTRANGEIRA INSTRUMENTAL - FRANCÊSOptativa460
20000031LÍNGUA ESTRANGEIRA INSTRUMENTAL I - INGLÊS Optativa460
06730255SEMINÁRIO DE ESTÉTICAOptativa460
06730206SEMINÁRIO DE ÉTICAOptativa460
06730247SEMINÁRIO DE FILOSOFIA DA CIÊNCIAOptativa460
06730154SEMINÁRIO DE FILOSOFIA DA LINGUAGEMOptativa460
06730173SEMINÁRIO DE FILOSOFIA DA RELIGIÃOOptativa460
06730060SEMINÁRIO DE FILOSOFIA E EDUCAÇÃO Optativa460
06730059SEMINÁRIO DE FILOSOFIA POLÍTICAOptativa460
06730179SEMINÁRIO DE TEMAS DE FILOSOFIA GERALOptativa460
06730343TECNOLOGIAS DE INFORMAÇÃO E COMUNICAÇÃOOptativa230
Coordenação
Colegiado e NDE Projeto Pedagógico do Curso

Projeto Pedagógico do Curso (PPC)  – Define os princípios filosóficos, políticos, pedagógicos, administrativos e técnicos que orientam a formação humana/cidadã e profissional dos acadêmicos, compreendendo a gestão democrática dos cursos, em consonância com as Diretrizes Curriculares Nacionais (DCNs), o Regimento Geral da UFPel, o PDI/UFPel, o PPI/UFPel e o Regulamento do Ensino de Graduação da UFPel, além de outras diretrizes e legislações pertinentes às diferentes formações profissionais.

PPC Bacharelado em Filosofia 2024

PPC Bacharelado em Filosofia 2017

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