Início do conteúdo
    Notícias
  • V Workshop Filosofia, Educação e Práxis Social: 20 anos do Grupo de Pesquisa FEPráxiS

     

    Promoção: Projeto Unificado “Filosofia, Educação e Arte como mecanismos de democratização: uma proposta pedagógica para pensar o cidadão e seus processos formativos” e Grupo de Pesquisa “Filosofia, Educação e Práxis Social (FEPráxiS)”

    Data: 25/11/2022

    Local: Auditório do CEHUS/UFPel (2º Andar) – Rua Coronel Alberto Rosa, Nº 117, Centro, Pelotas/RS.

    Inscrições: Até 25/11/2022 no local do evento ou através do formulário disponível em: forms.gle/CxU3J9tnxP6VCTRL9

     

    Programação:

     

    7h30min – 8h: Credenciamento e início da Exposição Artística “Grupo de Pesquisa Gráfica Contemporânea” – Curadoria: Profa. Dra. Kelly Wendt (UFPel)

    8h – 8h15min: Abertura do Evento – Profa. Dra. Neiva Afonso Oliveira (UFPel e Líder do FEPráxiS) e Prof. Dr. Dirlei de Azambuja Pereira (UFPel e Vice-líder do FEPráxiS)

    8h15min – 9h: Mesa de Discussão “20 Anos do Grupo de Pesquisa FEPráxiS (2002-2022): uma história em movimento” – Profa. Dra. Letícia Maria Passos Corrêa (UFPel) e Profa. Dra. Kelin Valeirão (UFPel) – Mediação: Profa. Dnda. Lisandra Ferreira Jardim (UFPel e SMED/Pelotas)

    9h – 11h: Mesa de Discussão “Jean-Jacques Rousseau, Karl Marx e Paulo Freire: contribuições para a Filosofia da Educação na hodiernidade” – Profa. Dra. Neiva Afonso Oliveira (UFPel), Prof. Dr. Avelino da Rosa Oliveira (UFPel) e Prof. Dr. Gomercindo Ghiggi (UFPel) – Mediação: Profa. Dra. Caroline Terra de Oliveira (UFPel)

    11h – 11h30min: Debate

     

    Café com Sensibilidade – Edição Especial em comemoração aos 20 Anos do Grupo de Pesquisa FEPráxiS

     

    13h – 13h30min: Credenciamento

    13h30min – 15h: Mesa de Discussão “Estética, Arte e Cinema: interlocuções com a Filosofia da Educação” – Profa. Dra. Úrsula Rosa da Silva (UFPel), Profa. Dra. Kelly Wendt (UFPel) e Profa. Dra. Sandra Espinosa Almansa (UFPel) – Mediação: Profa. Dra. Letícia Maria Passos Corrêa (UFPel)

    15h – 15h25min: Debate

    15h25min – 15h45min: Momento Cultural – “Projeto de Extensão Teatro do Oprimido na Comunidade (TOCO)” (UFPel)

    15h45min – 17h15min: Mesa de Discussão “Teatro e Literatura: diálogos com a Filosofia da Educação” – Profa. Dra. Fabiane Tejada (UFPel), Profa. Dra. Kátia Aparecida Poluca Proença (UCPel) e Profa. Dra. Mirela Teresinha Bandeira Silva Moraes (UFPel) – Mediação: Profa. Dnda. Lisandra Ferreira Jardim (UFPel e SMED/Pelotas)

    17h15min – 17h40min: Debate

    17h40min – 18h: Encerramento e Café Coletivo

  • Vem pra Biblioteca

    Nossa seção Biblioteca está ficando muuuuito legal !!!

    Que tal dar uma passadinha lá? Além de rico material sobre as pedagogias marxistas, a dica de hoje é a Colección Aprender a Pensar.  São 53 livros originais, super interessantes, cada um explicando a filosofia de um autor. Vale a pena conferir, pode acreditar.

    Quer saber como chega lá? Fácil!!! É só entrar na página do FEPráxiS. Você vai encontrar muito facilmente. E aproveite para salvar este endereço para visitar outras vezes.

    https://wp.ufpel.edu.br/fepraxis/

    Boa leitura.


     

  • III Workshop do FEPraxiS

    Vamos nos rever? Então vem !!!

           O III Workshop do FEPráxiS é um (re) encontro dos nossos pesquisadores nesse ano de 2020, um ano de diferentes e imprevisíveis contornos e acontecimentos. A primeira e segunda edições ocorreram no ano de 2015 e primaram pela divulgação das pesquisas por nós realizadas. Dessa vez, os diálogos darão preferência ao método de escritas em Filosofia da Educação que dão o tom da descrição e compreensão das relações entre o fenômeno educativo e o funcionamento da sociedade, em diálogo com a tradição filosófica.

           Todos os fepraxianos estão convidados à palestra Escritas em Filosofia da Educação, com o professor Dr. Avelino da Rosa Oliveira (UFPel) e com a mediação da professora Dra. Belkis Bandeira (UFSM). Anotem na Agenda o dia 11/12, às 17 horas.