• radar-banner

UFPel volta às aulas nesta segunda (18)

Nesta segunda-feira (18), começa o segundo semestre letivo de 2017 na UFPel. São cerca de 18 mil estudantes, de graduação e de pós-graduação, que iniciam suas atividades. As aulas devem se estender até o começo de março de 2018, respeitando o recesso de Natal e Ano Novo e as férias de janeiro. Em fevereiro, as aulas reiniciam no dia 5, indo até 1º de março, sendo os exames realizados até 8 de março.

O destaque do período será a realização, de 20 a 24 de novembro, da 3ª Semana Integrada de Inovação, Ensino, Pesquisa e Extensão (SIIEPE), que reunirá o I Congresso de Inovação Tecnológica (CIT), o III Congresso de Ensino de Graduação (CEG), o IV Congresso de Extensão e Cultura (CEC), o XIX Encontro de Pós-Graduação (Enpos) e o XXVI Congresso de Iniciação Científica (CIC). Fique atento ao endereço https://wp.ufpel.edu.br/siiepe/ para acompanhar todas as informações sobre a Semana. As inscrições estão abertas.

Trotes violentos estão proibidos

A UFPel, desde o primeiro semestre, proibiu a aplicação de trotes, aos calouros da Instituição, que submetam estes alunos novos, que agora são cerca de mil, a situações constrangedoras ou vexatórias ou que representem algum tipo de violência física ou simbólica e exposição a riscos.

Conforme a Reitoria da Universidade, as recepções aos ingressantes feitas nas unidades devem demonstrar sempre atitudes de civilidade e sentido de pertencimento à Instituição.

Com o objetivo de proibir os trotes violentos, a Reitoria enviou memorando circular às unidades acadêmicas e colegiados de cursos determinando que seja implantada a medida, alicerçada em considerações como a necessidade de conter a violência e os constrangimentos contra os calouros dentro do espaço institucional, responsabilidade da Universidade, e como o papel formativo, solidário e cidadão que a instituição superior pública deve ter.

Veja o memorando, assinado pelo reitor Pedro Curi Hallal, em  MemoCirc 008-17_Diretores de Unidades e Coordenadores de Curso – Proibição do Trote  .

Ao mesmo tempo, a Universidade está incentivando que os veteranos promovam trotes solidários e positivos, como doação de sangue e de alimentos não perecíveis, e outras atividades culturais, sociais e acadêmicas que não exponham os calouros a qualquer tipo de constrangimento, violência (física, moral ou psicológica) ou riscos.

Calendário

Confira todo o Calendário Acadêmico de 2017 em  Calendário-Acadêmico-2017_v04-28AGO2017(1)  .

Assistência Estudantil

Acompanhe todas as informações sobre os programas de assistência estudantil (transporte, alimentação, moradia, entre outros) na página da Pró-reitoria de Assuntos Estudantis (Prae), que é a https://wp.ufpel.edu.br/prae/.

Transporte de Apoio

O Núcleo de Transporte da UFPel está informando os horários e o itinerário do Transporte de Apoio nas linhas Anglo-Centro, Medicina e ESEF.

O Transporte de Apoio liga o Campus Anglo a outras unidades da Universidade localizadas nas regiões do Porto e do Centro de Pelotas. É um serviço gratuito destinado a facilitar o deslocamento dos alunos entre os campi, tornando-o mais rápido e seguro. Clique no arquivo Apoio-1   para ver os horários e itinerários.

Fonte: Coordenação de Comunicação Social da UFPel

comments

Publicado em 18/09/2017, nas categorias CCS / UFPEL, Notícias.